Saponificação: o que é, reação, exercícios!

Tire suas dúvidas sobre o processo de saponificação na Química!

Saponificação: o que é, reação, exercícios!

Você já se perguntou como é feito o sabão? Pois é, por mais que pareça uma questão simples, envolve diversos conhecimentos químicos, já que são necessárias algumas reações para a sua formação. Por isso, os vestibulares gostam de formular perguntas relacionadas à saponificação, a reação que dá origem aos sabões.

Neste artigo, separamos as principais informações sobre ela para você. Confira!

O que é saponificação?

A saponificação nada mais é do que uma reação que cria um sal orgânico e um álcool por meio de um éster de base inorgânica em uma solução aquosa. Em outras palavras, a mistura do éster, uma substância resultante da reação entre um álcool e um ácido, com uma base resulta em um sal orgânico, também chamado de sabão.

Reação de saponificação

Mas, então, como ocorre o processo de saponificação? A partir da equação éster + base forte à sabão + álcool (glicerol), é possível perceber que a reação pode ser categorizada como uma hidrólise alcalina de um óleo, já que a mistura acontece em uma solução aquosa em contato com uma base alcalina, normalmente a soda cáustica (NaOH).

Exercício de saponificação

Você sabia que uma das melhores formas de assimilar o conteúdo recém-aprendido é por meio de exercícios? Afinal, ao resolver diversas questões, você testa seus conhecimentos recentes e fortalece a aprendizagem. Por isso, separamos a seguir um exercício que pode auxiliar seus estudos:

Um estudante adiciona em um recipiente certa quantidade de água, colheres de sopa de óleo de soja e gotas de detergente. Após a agitação da mistura, o que acontece:

a) ela torna-se bifásica.

b) ela tona-se monofásica, pois o detergente interage com o óleo e com a água.

c) uma solução supersaturada.

d) a catalisação da reação pelo detergente.

e) a reação química entre o detergente e o óleo.

Resposta: b.

Estudar sobre a saponificação não precisa ser um desafio. Ao realizar exercícios e revisar o conteúdo, é possível fortalecer seus conhecimentos e ter excelentes resultados no vestibular. Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos para montar um bom planejamento e conquistar uma ótima nota nas provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *