Tensão superficial: o que é, fórmula e mais!

A tensão superficial é um assunto super interessante e muito presente nos vestibulares. Entenda tudo!

Tensão superficial: o que é, fórmula e mais!

Neste minipost, vamos explicar as características da tensão superficial, uma propriedade inerente à água. É comum que caiam questões no vestibular e no Enem sobre o tema. Por isso, vale a pena se informar sobre esse fenômeno, que também está presente no cotidiano. No fim, ainda apresentaremos um exercício respondido sobre as propriedades da água!

O que é tensão superficial?

A água é um componente químico muito estudado, já que suas propriedades são fundamentais para a manutenção da vida e da sociedade. Tensão superficial é um desses fenômenos estudados, que diz respeito à superfície da água e suas interações moleculares.

Por princípio, as moléculas que estão abaixo da superfície aquática são pressionadas em todas as direções por outras moléculas de água. Já no caso das que estão no limiar da superfície, elas são pressionadas por outras de H2O apenas na parte de baixo, para cima existe o ar, com outras propriedades.

Fenômenos provocados pela tensão superficial

Por conta da diferença molecular que apresentamos acima, é criado como que um limiar na superfície da água. Nesse espaço fino, há uma diferenciação na pressão que é responsável pela criação de alguns fenômenos, como:

  • as gotas de água terem um formato esférico;
  • o fato de alguns insetos e seres muito pequenos conseguirem “andar sobre a água”;
  • objetos com uma densidade baixa, como clipes de papel, boiam quando são colocados horizontalmente em uma superfície aquática

Exercício tensão superficial

(UFJF – 2014) A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.

I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.

II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.

III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.

IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.

a. I e III.

b. II e IV.

c. I, II e III.

d. I, II e IV .

e. I, III e IV​.

Aprendemos neste artigo sobre a propriedade da água chamada tensão superficial. A partir do que foi visto, é possível entender por que a superfície da água é diferente do restante do líquido.

Que tal aprender mais sobre a Química? No Blog do Stoodi, você encontra artigos sobre a matéria que farão a diferença na hora da prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *