Confira dicas para melhorar sua argumentação

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-pessoa-escrevendo-no-caderno-834897/ 

Que a tecnologia é importante para a sociedade ninguém duvida. Porém, quando esse tema é cobrado em uma redação, é normal pensar nas vantagens óbvias da digitalização, como: aproximação de pessoas que moram longe e otimização de tarefas do trabalho. 

Ainda que esses benefícios sejam importantes, eles já estão consolidados no dia a dia.  Segundo estudo liderado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, cerca de 53% da população mundial usa as redes sociais, por exemplo. Já que todo mundo enxerga esse fato, ele costuma ser citado em defesa do uso da tecnologia. 

No entanto, se você quer destacar a sua redação, é necessário ir além e pensar fora da caixa para ganhar pontos. Confira outras formas de argumentar sobre esse assunto!

1 – Influência no poder de compra 

Quer citar as redes sociais? Então, pense no que essas plataformas oferecem a não ser a interação entre os usuários. Para as empresas que investem no Facebook, Instagram e tantas outras, elas são um verdadeiro campo de novos consumidores

Nesse sentido, o estudante pode argumentar que, quando bem usada, a tecnologia pode ajudar a identificar pessoas que teriam interesse em determinado produto. Isso explica, por exemplo, porque depois de pesquisar algo na internet, é normal vê-lo nos sites e redes sociais por onde navega.

2 – Comparação de preços

Há alguns anos, a única forma de saber o preço dos produtos nos mercados era por meio das propagandas na televisão ou indo diretamente aos estabelecimentos por meio de folhetos de papel. Além de ser pouco prático, isso não era sustentável, porque os informativos iam parar no lixo. 

A tecnologia também serviu para melhorar essa questão. Em vez de visitar vários mercados, e correr o risco de não economizar, agora, os consumidores podem usar a tecnologia para acessar os folhetos digitais. Ou seja, é uma solução prática, sustentável e que gera economia. 

Em poucos minutos e sem sair de casa, é possível, por exemplo, consultar as ofertas do Dia. No informativo do mercado, o consumidor tem acesso aos preços de diferentes produtos do dia a dia, como arroz, feijão, pão, margarina, farinha de trigo, sabonetes, fraldas e muito mais. Outras redes varejistas no país também disponibilizam as informações pela internet, por exemplo, Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, etc. O importante é que o estudante saiba o tipo de informação dos estabelecimentos que é veiculada, para que possa montar o argumento no dia da prova.

3 – Agilidade da Justiça 

Muito se fala sobre a lentidão dos processos judiciais no Brasil. Porém, eles ganharam celeridade quando passaram a usar a tecnologia, garantindo benefícios para toda a sociedade.

A Justiça Digital, que permite mover e acompanhar processos pela internet, não requer espaço para armazenar os documentos, porque eles ficam na nuvem; diminui tarefas burocráticas que ocupam o tempo e ainda é sustentável, pois não é necessário gastar tanto papel. Segundo a Associação das Autoridades de Registro do Brasil, a implantação do sistema tecnológico reduziu em 58% o consumo de papel. 

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pilha-de-pastas-357514/ 

4 – Passeios on-line 

Outra vantagem proporcionada pela tecnologia é poder passear sem sair de casa. Além de ver fotos de populares pontos turísticos ao redor do mundo, os interessados podem navegar pelos lugares como se estivessem lá. Isso tudo graças às novas plataformas que permitem “andar” nos ambientes pela internet. 

Museus de vários países adotaram essa ideia durante a pandemia, por conta das restrições de circulação. Nesta lista do Melhores Destinos, é possível consultar os principais museus que oferecem visitas virtuais. Ainda que nada substitua o contato presencial com as obras, a internet pode ajudar a ampliar o acesso à cultura.

5 – Consultas médicas

Ao falar sobre tecnologia, os estudantes também podem citar a telemedicina, ou seja, as consultas médicas digitais. Muitas vezes, o paciente não precisa ser examinado presencialmente ou pode ser encaminhado para fazer testes específicos. Nesses casos, as primeiras dúvidas com o médico podem ser 

tiradas com o auxílio da internet. 

A telemedicina é vantajosa para todos, sobretudo para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que não conseguem sair sempre de casa. Sem contar que é uma alternativa mais prática e econômica para os pacientes e para as clínicas. 

Como visto, é possível pensar em vários argumentos para defender o uso da tecnologia no dia a dia. Na hora que estiver fazendo a redação, o estudante pode pensar em um segmento, como médico e, a partir disso, se questionar o que é feito de maneira remota. Certamente, a redação reunirá ideias diferentes e poderá resultar em uma boa alta!

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Passo a passo para acertar na redação
Leia mais

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou...