Descubra como começar uma redação!

Tendo o maior peso no Enem e também nos vestibulares, muitos candidatos ficam na dúvida sobre como começar uma redação. Afinal, quem manda bem logo nas primeiras linhas tem mais chances de passar uma boa impressão para a banca. Além de sempre manter a leitura em dia, há algumas técnicas que auxiliam nessa hora.

É o que vamos mostrar ao longo deste post por meio de dicas incríveis que ajudarão você a mandar muito bem na redação. Vem com a gente!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Dicas de como começar uma redação

Começar bem uma redação é sinônimo de arrasar na introdução. Primeiramente, é necessário entender bem o tema proposto pela banca organizadora.

Isso porque é por meio das primeiras palavras que você consegue prender a atenção do leitor, ou seja, do avaliador. Ao fazer uma boa introdução, certamente haverá maior interesse pela sua redação.

Além disso, ao começar bem o texto, haverá um resumo do que o leitor encontrará nas próximas etapas da redação, facilitando o entendimento e sendo um ponto positivo na avaliação.

Seja o mais objetivo possível e deixe claro o ponto de vista que será defendido, com uma escrita de acordo com as normas da Língua Portuguesa, concisa e bem clara.

Vale a pena instigar a curiosidade do leitor por meio de uma pergunta ou um questionamento que deverá ser defendido ao longo do texto.

redação enem 2021

Frases para começar uma redação

Existem várias formas para você começar uma redação. Um exemplo é citar algo histórico, fazendo um conectivo com o tema proposto.

Nesse sentido, você pode explorar a frase “sob a perspectiva histórica” ou “há muito tempo”, resgatando fatos do passado. Mas existem maneiras bem diversas para começar a redação. Você pode se basear em dados estatísticos, sempre explorando o tema proposto.

Caso tenha que escrever sobre legislação de trânsito, você poderia começar o texto assim: “As mortes no trânsito brasileiro não são recentes e refletem a falta de consciência de inúmeros motoristas que mantêm o mau hábito de ultrapassar os limites de velocidade”.

Há ainda a possibilidade de você citar um filme, uma frase de algum escritor famoso, tudo sempre demonstrando domínio sobre o tema proposto.

No entanto, caso opte por esse modelo, sempre é importante contextualizar a citação. No caso do filme, é importante deixar claro como a arte imita a vida ou vice-versa.

Situações fictícias podem ser comparadas com o cotidiano e até mesmo algo polêmico que marcou a sociedade, como algum caso de racismo ou homofobia.

Nesses exemplos, vale a pena sempre resgatar a conexão com a ficção na conclusão da redação, com coerência e raciocínio lógico.

Como começar uma redação com citações

As citações podem ser diretas ou indiretas. No caso das diretas, elas reproduzem exatamente o que foi dito por alguns escritores, filósofos, artistas, autoridades etc.

Seria assim. “‘O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta’. A frase escrita por Nicolau Maquiavel…”

Já a indireta é construída por meio de citações. Ela permite a reprodução da ideia do autor, mas não nas palavras exatas. No exemplo citado acima, ficaria “Segundo o filósofo Nicolau Maquiavel, a inteligência de um governante geralmente é descrita pelos homens que estão a sua volta. Com base nesse pensamento, a política brasileira foi construída com inúmeros casos de corrupção…

Portanto, a citação direta explora a frase em sua íntegra, enquanto a indireta não necessita da pontuação conhecida como aspas, exigindo apenas a menção ao autor.

Exemplos práticos de frases

Começar uma redação é um campo aberto para sua imaginação, mas existem meios que facilitam a escrita. Você pode explorar vários meios, tais como:

  • atualmente;
  • comenta-se com frequência a respeito;
  • ao contrário das estatísticas;
  • pesquisadores afirmam;
  • analisando os dados;
  • entre os inúmeros motivos que levaram;
  • a história é cíclica e ao se olhar o passado.

Mas como a redação explora a cultura de cada candidato e também o nível de vocabulário, existem inúmeras formas de começar um texto.

Pense que a folha em branco é um mundo de possibilidades e que você tem a faca e o queijo na mão para obter uma boa pontuação. Mantenha a calma e reflita sobre o tema antes de iniciar o seu rascunho.

Importância de saber iniciar uma redação

Como já apresentamos acima, a introdução de uma redação é a primeira imagem que o avaliador terá do candidato, ou seja, é preciso impressionar e mostrar que você domina o assunto proposto.

Nesse sentido, saber começar bem uma redação é uma excelente maneira de cativar o leitor, ganhando pontos logo de começo.

Para isso, vale a pena sempre explorar os conectivos, pois eles ajudam o texto a ficar mais coeso e coerente. Existem muitos deles, mas vamos mostrar alguns que poderão auxiliá-lo na produção textual:

  • em primeiro lugar;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • embora;
  • para começar;
  • primeiramente;
  • primordialmente.

Dessa forma, a sua redação terá mais embasamento, situando o leitor no que será defendido no desenvolvimento e proposto na conclusão.

Tipos de redação

Apesar de existirem formas variadas de como começar uma redação, é importante informarmos que existem tipos diferentes de textos.

Geralmente, a prova do Enem exige um dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

Mas há outros estilos que também podem cair em vestibulares ou concursos públicos. Veja os tipos existentes.

Descritiva

Esse tipo de redação é utilizada para descrever algo ou alguém. Ela é construída por meio de observações e impressões do autor.

Pode ser descritiva objetiva, quando aborda características físicas, objetos, cores e dimensões e subjetiva. Nesse caso, ela explora opiniões pessoais.

Dissertativa

Sendo a mais comum utilizada nos vestibulares e concursos, a dissertativa é o modelo adotado no Enem.

Nela, é preciso argumentar sobre o assunto proposto, sempre defendendo um ponto de vista por meio de ideias objetivas e coesas.

A abordagem pode ser dissertativo-argumentativo, explorando um ponto de vista de acordo com a tese defendida ou dissertativo-expositivo, com caráter informativo.

Narrativa

Como o próprio nome diz, esse tipo de redação narra uma história, podendo ser real ou fictícia.

Frequentemente, a narração é feita em primeira pessoa, como se o narrador estivesse contando um fato. Mas também acontece em terceira pessoa.

As fases do texto envolvem um enredo, conta com personagens, manifesta tempo ao leitor e também o espaço da trama. Muitas vezes, é conhecida como storytelling, principalmente nas estratégias de marketing digital.

Como uma plataforma de redações online pode me ajudar a começar minha redação?

Observe tudo o que enfatizamos acima. Imagine você sozinho dentro do seu quarto, buscando informações incessantes na internet e tentando praticar a todo custo a redação.

Como teria um feedback consistente e de acordo com o que as bancas esperam, principalmente no Enem? A resposta para você obter uma assistência especializada no conforto do seu acesso à net está exatamente em uma plataforma de redações online.

Ao se cadastrar, você terá temas atuais para treinar a redação, com correções feitas por professores altamente capacitados, ou seja, você estará em um processo de treinamento rumo ao sucesso no Enem.

Aprendendo a escrever adequadamente, certamente a sua pontuação será muito melhor, principalmente pelo fato da redação ter peso 3 na avaliação final. Assim, nada melhor que contar com a tecnologia como parceira ideal para o seu sucesso profissional.

Como me preparar para a redação do Enem?

Além de contar com uma plataforma especializada em redações online, há muitas alternativas para você mandar bem no Enem.

A primeira delas e mais evidente de todas é manter a leitura em dia de todos os temas atuais. Ler é o principal exercício para escrever bem.

Mantenha-se antenado nas notícias e sempre tenha uma visão crítica sobre os fatos. Busque fontes de informações confiáveis e esteja sempre atento às normas cultas da Língua Portuguesa.

Aliás, o português é uma viga-mestra da sua redação. Prive sempre pela objetividade, coesão e coerência nas ideias, sempre defendendo o seu ponto de vista.

Para não se perder nesse objetivo, faça um rascunho. Afinal, ele é importantíssimo para a sua redação ficar propensa a nota 1000.

No momento de escrever a sua redação, nunca utilize gírias ou vícios de linguagem. Eis um ótimo motivo para você sempre priorizar a busca constante pelo conhecimento, lendo tudo de todas as fontes possíveis e, claro, elaborando um roteiro de estudos.

Seguindo as nossas dicas, certamente você saberá não só como começar uma redação, como desenvolvê-la e concluí-la superando as expectativas da banca do Enem.

E você, acha que a preparação para o Enem custa um rio de dinheiro? Que nada! O Stoodi pode te ajudar. Veja como!

Você pode gostar também
Passo a passo para acertar na redação
Leia mais

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou...