5 dicas para você se preparar para o ENEM

Quem vai prestar o ENEM sabe que nota da redação tem um peso importante para a soma final e pode influenciar bastante no resultado do aluno. Por isso, começar a praticar o quanto antes pode ser o segredo de uma redação nota mil.

Envie a sua redação para correção.

Veja abaixo 5 dicas fundamentais da professora Marina para mandar bem na redação do ENEM.

*Dica surpresa no final

Confira:

 

1. Leia a proposta de redação com atenção

Para compreender o recorte temático que deverá ser abordado no texto, é importante ler com cuidado o que está sendo solicitado pela proposta. Leia sem pressa os textos motivadores e atente ao direcionamento do tema. Se o tema for “Violência contra mulher”, não basta discutir apenas “Violência”, de maneira geral, por exemplo.

 

2. Trabalhe com exemplos concretos para sustentar seu ponto de vista

Para comprovar a existência do problema, use exemplos que justifiquem suas análises.

 

3. Utilize as referências que fazem parte do seu contexto cultural. Não cite conteúdos que você não domina

Para tornar sua argumentação convincente, é importante que saiba trabalhar com as referências que trouxer para discussão.

 

4. Disponha sua argumentação de maneira organizada, dedicando um parágrafo para cada argumento e desenvolvendo um argumento em cada parágrafo.

Fique atento à estrutura do texto para tornar sua argumentação clara e organizada.

 

5. Para os textos de modelo Enem, é importante que o candidato elabore uma proposta de intervenção sugerindo medidas para solucionar o problema abordado.

Para resolver ou amenizar o problema discutido, é necessário mencionar os agentes, as ações que serão adotadas e os meios de implantação dessas ações.

*DICA SURPRESA: Pratique bastante! Veja os  principais temas aqui.

Envie a sua redação para correção.

 

Você pode gostar também
Passo a passo para acertar na redação
Leia mais

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou...