Prof.ª Marina explica como você deve estruturar seu texto

)

 

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar uma redação é pensar: “Qual o objetivo desse texto? ”.

Alguns vestibulares têm como objetivo apenas analisar um tema, mas o ENEM, em específico, quer avaliar também a sua capacidade de resolver um problema. – Como eu faço isso?

Para resolver um problema, você precisa primeiramente apresentar a questão que será discutida. Diga qual é, prove a sua existência e mostre que a situação é algo que traz desdobramentos negativos à sociedade e que por isso precisa ser resolvida.

A professora Marina sugere dividir a redação em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução é o espaço em que você deve apresentar o problema, contextualizar o seu leitor e mostrar, logo de cara, a sua tese sobre o assunto. No desenvolvimento você deve apresentar os argumentos que vão sustentar essa tese para comprovar o seu ponto de vista.

Na conclusão você deve apresentar uma coisinha chamada proposta de intervenção. Ela consiste em mostrar quem vai resolver esse problema, o que será feito para isso e como essas medidas serão colocadas em prática.

É importante destacar que você não precisa se preocupar com o título, pois ele não é obrigatório na redação do ENEM.

Para conferir mais dicas e descobrir como formular bons argumentos, assista ao vídeo acima. Bons estudos!

0 Shares:
Você pode gostar também
Passo a passo para acertar na redação
Leia mais

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou...