8 dicas práticas para melhorar sua redação

Você provavelmente já precisou escrever uma redação. Sentiu dificuldade em algum momento? Vem com a gente e aprenda 8 dicas para melhorar sua escrita e detonar nas redações!

8 dicas práticas para melhorar sua redação

Aprenda a detonar em suas redações!

A escrita é um dos recursos de comunicação mais valiosos que as pessoas têm à disposição. Ainda mais nos dias atuais, em que uma boa redação significa inúmeras possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Isso vale para freelancers, trabalhadores regulares, autônomos e até para nômades digitais. E no universo dos negócios, não é diferente.

Gerar bons conteúdos é essencial e até mesmo indispensável para atrair um determinado público, estabelecer uma efetiva interação e conquistar todos os resultados almejados.

Ao contrário do que muita gente pensa, escrever bem está longe de ser um bicho de sete cabeças. Neste texto, vamos dar 8 dicas práticas para redação. Se você quer se tornar um especialista nessa área, acompanhe as dicas a seguir!

1. Leia mais

Se você perguntar a qualquer bom escritor sobre seus segredos para desenvolver uma boa redação, certamente eles incluirão a leitura intensa e contínua. A partir dessa ideia, você deve transformar a leitura em um hábito permanente.

Mesmo que não goste de ler, comece aos poucos. Estabeleça algumas metas, como ler 20 páginas quando acorda e 20 páginas antes de dormir. Quando você se dar conta, estará devorando livros e mais livros.

Nesse contexto, tenha o cuidado de ler livros de segmentos variados, como biografias, poesias e ficções. A ideia é que se mantenha inspirado, de forma que possa desenvolver um repertório para escrever com muito mais facilidade.

2. Estude português

Ter o domínio da língua portuguesa é indispensável para quem quer ser um excelente redator. Não que você tenha que estudar de forma exaustiva. O interessante é que você dedique um pouco do seu tempo para consultar alguns materiais na internet, como artigos e gramáticas. Faça isso aos poucos, mas continuamente.

Você pode, por exemplo, reservar uma hora por semana para estudar o idioma. Com isso, ao longo do tempo, você verá uma grande diferença em todos seus textos. Pode ter certeza que seu texto vai engajar muito mais pelo simples fato de você deixar de cometer diversos erros que comprometem sua redação.

3. Tenha um caderno de anotações

Um caderno de anotações pode fazer uma enorme diferença para a construção de um texto épico. Afinal, você nunca sabe exatamente quando terá novas ideias para criar um post em blog ou mesmo para melhorar alguns trechos particulares de um conteúdo.

Essas ideias podem surgir ao longo do dia, como no meio do banho, da corrida ou na hora do almoço. Lembre-se que o seu cérebro pode e, muito provavelmente, vai acabar te traindo.

Não vale a pena correr o risco. Anote absolutamente tudo o que vier à sua mente e saiba que isso pode ser essencial para você construir um conteúdo incrível.

Se quiser ir além, pode transformar esse caderno em um diário e registrar as diversas informações em sua rotina diária. Esse caderno acabará se tornando um material de consulta permanente e poderá ser muito valioso para a sua redação.

Por fim, é importante destacar que esse caderno também pode ser online. O que não falta são aplicativos para anotar suas ideias. Isso depende muito dos seus gostos e do seu perfil. Você pode ter um ou outro ou até mesmo ambos.

4. Cuide da escaneabilidade

Infelizmente, as pessoas leem muito pouco e cada vez mais rápido. Na pressa do dia a dia, elas escaneiam o texto em busca de dicas preciosas que lhe trarão resultados imediatos, por meio de uma leitura dinâmica.

Em vez de pensar que deve escrever pouco para não afastar seu leitor, você deve pensar de forma diferente.

Artigos longos não são ruins. Artigos chatos de serem lidos é que são ruins. Logo abaixo, separamos alguns exemplos para você deixar seu texto bem escaneável:

  • listas: sim, você está lendo uma lista agora. Elas são muito eficientes porque evidenciam a necessidade de o leitor passar para o item seguinte;
  • subtítulos: use os cabeçalhos ( subtítulos) um, dois e três no seu blog para ir quebrando as partes da redação;
  • enfatize as principais partes do texto: você pode utilizar palavras em negrito para destacar passagens essenciais da redação;
  • imagens: integrar imagens com subtítulos pode funcionar muito bem para definir as transições entre as partes da redação;
  • pensamentos e frases: se uma imagem vale mais do que mil palavras, um pensamento inspirador, às vezes, pode ser muito mais importante do que qualquer imagem. Quer um exemplo?

“Oportunidades para encontrar poderes mais profundos dentro de nós mesmos veem quando a vida parece mais desafiadora”, Joseph Campbell.

Inspirador, não é mesmo? Escanear textos é a arte de fazer com que o seu leitor tenha a melhor experiência possível no decorrer da leitura.

5. Crie um ambiente próprio

Cada pessoa tem um estilo de escrita muito particular, além de um ambiente ideal para desenvolver textos. Algumas se concentram em quaisquer tipos de situações, enquanto outras se dispersam com muita facilidade.

No entanto, alguns fatores do ambiente em que você escreve são praticamente uma unanimidade entre os redatores.

Em primeiro lugar, é essencial que você esteja totalmente confortável para desenvolver um bom trabalho. Portanto, separe sua melhor cadeira , deixe um copo de água ou café por perto e ,se for necessário, providencie a climatização do espaço.

Também é indispensável que você esteja em um lugar bem iluminado e sem muitos barulhos para minimizar possíveis distrações. Por causa disso, evite ao máximo escrever próximo a telefones, televisores e até mesmo a outras pessoas que podem te dispersar.

Além disso, tome muito cuidado com a internet!

Ao mesmo tempo em que ela é uma ferramenta vital para fazer pesquisas para a produção de conteúdo, ela também pode simplesmente minar a sua produtividade. Então, fuja de redes sociais e tenha a disciplina para se comprometer com a tarefa do momento.

6. Utilize boas ferramentas

As ferramentas podem ser uma verdadeira mão na roda para ajudar na sua escrita. Elas são utilizadas para que você execute seu trabalho da melhor forma possível, gastando menos tempo e despendendo menos esforço. Por conta disso, um bom profissional deve ter a sensibilidade de escolher as melhores ferramentas para o seu trabalho.

Pensando nessa questão, é essencial que você faça a escolha das suas ferramentas, para produzirrevisar conteúdo e também para organizar seus trabalhos, como uma eventual job de freelancer.

Essas ferramentas te pouparão muito trabalho e também garantirão a qualidade da sua escrita. O resultado disso é que os ganhos na carreira serão bastante concretos e evidentes.

7. Escreva todos os dias

A prática será essencial para que o seu texto se torne um modelo de excelência. Escrever todos os dias é um exercício muito interessante para explorar sua criatividade e manter a sua mente envolvida com o processo da escrita.

Você não precisa publicar nada diariamente e nem precisa escrever 5000 palavras por dia. A ideia é criar um hábito mesmo.

Você pode ser simples e direto, escrevendo um desabafo, uma reflexão sobre o seu time favorito ou sobre o cenário político do país.

Quando você passa a escrever todos os dias, o seu cérebro se torna muito mais ativo e passa a entregar ideias mais valiosos e interessante para seu público. Em muito pouco tempo, você ficará bastante surpreso com aquilo que é capaz de fazer.

8. Seja redator freelancer para praticar a escrita

Uma outra forma de você escrever bem é se tornando um profissional freelancer. Além de desenvolver a habilidade de redigir textos, você ainda ganha uma grana e isso é sempre bem vindo, não é verdade? Claro que nesse mercado há vantagens e desvantagens, além de desafios e oportunidades, como em todas carreiras.

Entre as vantagens, podemos destacar a flexibilidade, a liberdade e a possibilidade de controlar os seus próprios horários e ganhos. Entre as desvantagens, podemos citar a possível instabilidade para conseguir projetos e a falta de benefícios como férias remuneradas, FGTS e outros.

Apesar disso, de acordo com uma pesquisa sobre o panorama do mercado freelancer no Brasil, feita pela Rock Content, We Do Logos e 99 Jobs, a grande maioria das pessoas ainda não é um profissional freelancer porque não sabe por onde começar.

Se esse for o seu caso, existem inúmeras plataformas que oferecem a possibilidade de você pegar projetos de redação, como aqui na Rock Content. Vale dizer que é uma excelente maneira de investir na carreira de freela.

Esperamos que algumas dessas dicas práticas para redação tenham sido verdadeiramente úteis para você melhorar a sua escrita e brilhar como um redator. Saiba que o mais importante de tudo é que você estabeleça um compromisso consigo próprio. Apesar de existirem algumas dificuldades, nada poderá te impedir de se tornar um escritor de sucesso.

Conforme destacamos ao longo desse texto, as ferramentas estão totalmente à disposição, são totalmente gratuitas e isso quer dizer que não há desculpas. Agora é a melhor hora para você criar esse comprometimento com você mesmo.

Faça do seu próximo texto o melhor que você já escreveu em sua vida. Liberte todas as ideias que estão aprisionados dentro de si. Pode ter a certeza que algumas centenas, milhares ou até milhões de pessoas estão ansiosas para consumir as suas ideias. Acredite em você e faça acontecer!

Por fim, para que a sua experiência a respeito desse assunto seja ainda mais memorável, recomendamos que confira um outro artigo falando sobre a arte de escrever bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *