Entenda o que é uma dissertação e suas características!

Você sabe fazer uma boa dissertação? Entenda aqui como escrever um dos gêneros mais cobrados nos exames vestibulares e ENEM!

Entenda o que é uma dissertação e suas características!

Uma das partes mais importantes nos mais diversos Exames Vestibulares, e também no ENEM, é a etapa da redação. É nesse momento que as habilidades de argumentação, elaboração e construção de ideia serão cobradas dos estudantes.

Para ficar bem-preparado e garantir uma boa nota nessa etapa, é necessário conhecer bem os tipos de texto que podem ser cobrados. Levando em conta que a dissertação é um dos gêneros textuais que mais caem nos exames, elaboramos este texto para explicar como ela deve ser estruturada e quais as dicas para não errar na hora de dissertar na redação. Acompanhe!

O que é uma dissertação?

Antes de mais nada, para fazer uma boa dissertação é necessário compreender o que ela é. Nesse sentido, podemos entender que esse é um gênero textual em que uma argumentação é utilizada para defender um determinado ponto de vista dentro de um debate de ideias.

O texto, nesse sentido, deve discorrer sobre um tema — que será apresentado pela prova, geralmente com um ou dois textos de referência. O autor, após elaborar suas ideias sobre a temática sugerida, deve apresentar uma tese, defendendo-a com base em dados, evidências, exemplos e citações.

Qual o objetivo da dissertação?

Esse gênero textual, que é um dos mais cobrados em exames vestibulares e no ENEM, tem como objetivo promover o debate de ideias a respeito de um assunto, havendo a possibilidade (ou não) de ser feita uma proposta ou tese ao longo da argumentação.

Não é à toa que esse tipo de texto é um dos preferidos nas provas. Por meio dele, é possível avaliar o conhecimento do candidato (geralmente sobre um problema social da atualidade), sua capacidade de elaborar esses saberes e, de grande importância, a habilidade de pensar soluções para o problema.

Para além de avaliar se o estudante entende do assunto e sabe escrever na norma culta da língua, a dissertação também avalia como o autor enxerga a realidade e qual a sua capacidade de propor mudanças.

Dessa forma, o vestibulando pode demonstrar sua competência em estruturar ideias, muitas vezes de forma interdisciplinar, e propor soluções para problemas concretos.

dissertação

Como ela é estruturada?

Saber o que é uma dissertação e quais são os objetivos desse tipo de texto é fundamental para fazer uma boa redação. Contudo, também é necessário compreender como ela é estruturada. Nesse sentido, podemos dizer que ela é formada por três partes, sendo elas:

Introdução

A primeira parte da estrutura do texto é a introdução. Como o nome sugere, é nesse momento em que as ideias centrais que serão abordadas devem ser apresentadas.

É importante que isso seja feito de forma sucinta e clara. A introdução tem o objetivo de fazer o primeiro contato entre a temática e o leitor. Portanto, não é necessário aprofundar a discussão nesse momento, mas, contextualizar o debate que será feito ao longo do texto.

Desenvolvimento

A segunda parte, que em termos de extensão é geralmente a maior, é a de desenvolvimento. É aqui que serão apresentadas as principais informações sobre o assunto debatido.

Além disso, é ao longo do desenvolvimento que o autor deve colocar as bases de sua argumentação, elaborando suas ideias a partir de referências, citações e exemplos.

É nesse momento que o autor terá a oportunidade de demonstrar seu conhecimento acerca da temática e sua capacidade de elaborar ideias de maneira coerente.

Conclusão

Por último, mas não menos importante, é necessário fechar o texto com uma conclusão. Nesse ponto, é fundamental recapitular o que foi debatido até então. É importante que isso seja feito de maneira concisa.

Caso seja requisitado que o autor faça uma proposta ou apresente uma tese, isso também deve ser feito nesse último momento. Para uma dissertação de vestibular, é recomendado que o texto seja elaborado da seguinte forma:

  • introdução: um parágrafo;
  • desenvolvimento: de três a quatro parágrafos;
  • conclusão: um parágrafo.

Quais os tipos de dissertação?

Existem, basicamente, dois tipos de dissertação. Embora ambos sejam semelhantes em termos de estrutura, eles podem variar um pouco de acordo com seus objetivos. Confira a seguir.

Expositiva

A dissertação expositiva tem o objetivo de informar o leitor acerca da temática solicitada. Dessa forma, como o nome sugere, o autor deve expor fatos, dados e demais informações necessárias para que o leitor fique por dentro de determinado assunto.

Argumentativa

Já a dissertação argumentativa (que é a mais cobrada), tem como objetivo de, para além de informar o leitor sobre o tema sugerido, fazer a defesa de determinada ideia.

Nesse sentido, é importante que o autor conecte as informações que tem e, por meio delas, elabore argumentos sólidos para defender um ponto de vista.

Como fazer uma dissertação?

Para fazer uma dissertação de maneira correta e com qualidade é necessário, antes de mais nada, respeitar a estrutura e proposta desse gênero. Esses aspectos já foram abordados anteriormente.

Contudo, algumas outras dicas podem ser consideradas para que, além de respeitar as normas estruturais, você também possa fazer uma boa argumentação ao longo do texto. Nesse sentido, é importante:

  • fazer anotação dos principais pontos e informações dos textos de referência;
  • elaborar seus argumentos separadamente antes de escrever a redação;
  • estruturar quais ideias estarão presentes em cada parágrafo;
  • desenvolver o texto de maneira lógica e clara, conectando uma ideia na outra;
  • utilizar corretamente a norma culta da língua portuguesa;
  • revisar o texto quantas vezes julgar necessário antes de entregar a versão definitiva.

Além disso, é importante se preparar para a redação. Isso exige dedicação e disciplina. Para facilitar, você pode contar com cursos gratuitos, indispensáveis para compreender melhor os conteúdos.

Também é importante utilizar bons materiais. Assim, você garante que seus estudos estão atualizados e de acordo com as melhores informações disponíveis. Nesse sentido, conte com os conteúdos da Stoodi.

A redação é uma das fases mais importantes dos exames vestibulares e do ENEM. Um dos gêneros mais cobrados é a dissertação. Por isso, para ir bem nessa etapa, leve em conta nossas dicas sobre a estruturação da temática e treine bastante!

Participe da oficina de redação do Stoodi

A última dica para mandar muito bem na sua dissertação e garantir aquele notão na redação dos principais vestibulares do país é participar da oficina de redação do Stoodi 100% GRATUITA! Clique no banner abaixo para se inscrever e não perder nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *