Melhores redações do Enem: veja de cada ano!

Melhores redações do Enem: veja de cada ano!

Elaborar uma redação impecável que mereça nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é impossível. Há vários exemplos das melhores redações do Enem que foram produzidas em apenas uma hora e renderam a avaliação máxima, deixando os autores em uma confortável vantagem em relação aos concorrentes.

No entanto, a tarefa não é fácil e exige muita preparação, olhar crítico e planejamento do tempo para dar conta do recado. Afinal, muitos estudantes se assustam só de ouvir a palavra “redação”. Com o objetivo de ajudá-lo a escrever um texto digno de nota máxima, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

O que é preciso fazer para tirar uma redação nota 1000?

Uma redação nota 1000 é reflexo do desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo em respeito às normas da Língua Portuguesa, com boas ideias, conhecimento aprofundado do assunto abordado e caligrafia legível.

A primeira dica é ler muito, ficando sempre atento ao noticiário, tendo em vista que o tema só será revelado na hora da prova. Estando bem conscientizado e com treinamento em dia, fica mais fácil escrever em um tempo adequado que não prejudique as demais questões.

Outra orientação importantíssima é ler com muita atenção o enunciado, com o objetivo de entender corretamente a proposta. Faça um rascunho para não se perder nas ideias e depois passe a limpo na folha de redação com extrema atenção.

Dentro dos critérios avaliados pelo Enem, estão cinco competências que merecerão domínio de sua parte. Cada um vale de 0 a 200 pontos, ou seja, as melhores redações são consequência do respeito a todos que você vê agora:

  • domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • compreensão da proposta e desenvolvimento dos conceitos de várias áreas do conhecimento na abordagem do tema, sempre respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • selecionar e interpretar corretamente as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • mostrar conhecimento linguístico dos elementos e recursos coesivos na argumentação;
  • produzir uma proposta de intervenção de acordo com o problema abordado, sempre em respeito aos Direitos Humanos.

Como você pôde perceber, são critérios que exigem vasto conhecimento e muito preparo. Trata-se de um momento que vai refletir o seu esforço ao longo dos últimos anos ou meses.

Por que é importante ter uma boa nota na redação do Enem?

Assim como em todos os vestibulares, a redação é muito importante na prova do Enem. Isso porque quem zera nesse quesito fica de fora de todos os benefícios proporcionados pelo Exame, como Prouni, Fies e Sisu.

Ou seja, se você quer entrar naquela universidade dos sonhos, a dica é fazer uma boa redação. Além disso, há ainda outro fator de grande peso especificamente no Enem: a redação é a única parte que não cai na Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Essa teoria é uma maneira de a banca desvendar quem está chutando ou não na prova e dá um peso maior para as questões mais difíceis em detrimento das menos complicadas. Outro ponto que merece a sua atenção é que a nota da redação é utilizada por várias faculdades públicas e privadas no quesito de desempate na definição da colocação em seus respectivos vestibulares.

Assim, a nota da redação contribui imensamente para desbancar a concorrência, fazendo com que você fique em vantagem tanto no ingresso nas universidade quanto na inserção dos programas de fomento estudantil por parte do governo federal. No entanto, é preciso ir bem nas demais provas.

Dessa maneira, podemos afirmar que a redação é como um motor em que a prova geral seria comparada ao foguete. Para alcançar voos estratosféricos, nada melhor do que contar com uma potência na propulsão.

Veja o que pode zerar a sua redação

As melhores redações do Enem passam longe desse tópico, mas é preciso ficar atento para evitar uma situação que possa zerar o seu texto.

Entre elas, podemos citar o não atingimento do número mínimo de linhas, a fuga do tema, a desobediência em relação à estrutura dissertativo-argumentativa, a escrita de impropérios, cópia do texto motivador, entre outros.

caderno-redação

As melhores redações do Enem

As melhores redações do Enem são consequência de uma preparação bem alicerçada por parte dos seus autores. São estudantes que analisaram os textos que tiraram nota 1000 nas últimas edições do Exame e que também praticaram a escrita ao longo da rotina de estudos.

É importantíssimo ler muito. De livros a jornais, passando por revistas e sites diversos. Quanto mais informações você tiver em mente, maiores serão as chances de escrever de uma maneira atrativa. Fique atento aos assuntos que podem despertar interesse e não deixe de treinar. Afinal, vale aquela velha premissa: quanto mais estudo, mais sorte tenho!

Agora, vamos mostrar os três últimos temas da redação do Enem para ajudar você a refletir sobre o que pode vir pela frente neste ano. Vamos a eles!

2016 – intolerância religiosa

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil foi o tema da redação de 2016. Ele é bem polêmico e abre vários tipos de discussões, como a questão de o Estado ser laico, da destruição de templos religiosos de natureza afrodescendente, da influência de traficantes nessa prática, constante preconceito etc.

Como a Constituição de 1988 garante o direito do cidadão de escolher a própria religião, a redação também poderia abordar a escassa fiscalização por parte do governo para fazer valer esse direito diante de tantos casos de violência praticados Brasil afora.

2017 – formação educacional de surdos no Brasil

Os textos motivadores apresentados pelo Inep trouxeram quatro reflexões que incluíam dados sobre o número de surdos na educação básica de 2010 a 2016, trecho da Constituição garantindo o direito à educação, a inserção de Libras como a segunda língua oficial do Brasil e o preconceito enfrentado no mercado de trabalho.

Dessa forma, apesar de soar como difícil, houve várias possibilidades para os candidatos desenvolverem suas respectivas redações.

2018 – manipulação do usuário pelo controle de dados na internet

Em 2018, foram apresentados três trechos de reportagens, sendo um com gráfico, para motivar os candidatos a escrever sobre o assunto. Era preciso ter conhecimento dos algoritmos que são utilizados para controlar os dados na internet e da influência dela na manipulação da opinião pública.

Como você viu, mesmo com os textos motivadores, é preciso conhecer os temas propostos para se sair bem na redação. Portanto, saiba que as melhores redações do Enem são fruto de muito estudo, olhar analítico e senso crítico por parte dos candidatos que não se deixaram cair no comodismo. Caso queira mais um exemplo concreto, confira nossa redação sobre Brumadinho, preparada por uma de nossas professoras!

E você, quer aproveitar para dar um gás em seus estudos nessa reta final rumo ao Enem? Então conheça o nosso plano produzido especialmente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *