Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou…

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos.

Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou um roteiro com o passo a passo para você acertar na redação. Vamos conferir?

Descrição, narração ou dissertação?

Existem três possíveis modalidades para se elaborar uma redação: descrição, narração e dissertação. A maioria dos vestibulares solicita em seus exames uma redação no formato dissertativo argumentativo, e é sobre esse formato que trataremos nesse post.

Para começar, é importante entender que esse tipo de redação tem como característica principal discutir um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor.

O principal ponto a ser avaliado em uma redação dissertativa argumentativa é a capacidade de organizar as ideias (coesão), o conteúdo para discussão (cultura geral), a linguagem clara e objetiva e um vocabulário adequado e diversificado.

Uma boa redação dissertativa argumentativa é estruturada em três principais blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão. A INTRODUÇÃO apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese), mas é no bloco de DESENVOLVIMENTO que se amplia e explica o parágrafo introdutório.

Esse trecho deve expor argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa e opinativa sobre o assunto. Ao final desse segundo bloco, chegamos então ao bloco da CONCLUSÃO, que é responsável por retomar sinteticamente as reflexões críticas ou apontar as perspectivas de solução para o que foi discutido. Simples, não é?

Redação tempos dificeis

Nem tanto?? o.O Ok, vamos falar em detalhes, começando pela introdução. Primeiro, temos que nos ater a dois aspectos muito importantes: o tema e o título.

TEMA:

É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a ideia que será defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação.

TÍTULO:

É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Importante: se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções é opcional.

Dicas: coloque o título apenas quando o vestibular o exigir e deixe para fazê-lo ao final da redação, pois assim terá  mais embasamento ao defini-lo.

INTRODUÇÃO:

Nesse bloco deve conter as informações do assunto sobre o qual a dissertação tratará. Esse parágrafo é fundamental. Ele precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do bloco desenvolvimento.

Existem diversas formas para elaborar uma boa introdução, entre elas, contextualizar a trajetória histórica; fazer comparações sociais, geográficas ou históricas; conceituar ou definir uma ideia ou situação; contestar uma ideia ou citação, contradizendo, em partes; refutar o tema, contradizendo-o totalmente; elaborar uma série de interrogações; transformar a introdução em uma pergunta (apenas uma);

Elaborar uma enumeração de informações (mas apenas quando se tem certeza de que as informações são verídicas, usando-as na introdução e, depois, discutindo-as uma a uma, no desenvolvimento); caracterizando espaços ou aspectos; fazendo um resumo do que será  apresentado no desenvolvimento ou então elaborando uma paráfrase, que consiste em reescrever o tema, utilizando suas próprias palavras.

Neste caso, deve-se tomar o cuidado para, de fato, utilizar palavras próprias, ao invés de apenas substituir o texto original por sinônimos, pois isso demonstrará falta de criatividade.

DESENVOLVIMENTO:

Esse é o bloco da redação propriamente dita. Aqui, o candidato deverá discutir os argumentos apresentados na INTRODUÇÃO, em alguns parágrafos. Mas é importante saber: em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um argumento.

Assim como na INTRODUÇÃO, os parágrafos argumentativos que compõem o DESENVOLVIMENTO da redação também podem ser escritos de diversas formas, por exemplo, apresentando hipóteses na tentativa de buscar soluções e apontando prováveis resultados.

Já com o paralelismo pode-se apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques. Com a bilateralidade é possível apresentar aspectos positivos e negativos, pontos favoráveis e desfavoráveis do argumento.

Na oposição de ideias, explora-se com o mesmo interesse crítico dois polos que sustentam a discussão. Causas e consequências também é uma possibilidade de apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo, as suas decorrências.

Já a exemplificação é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação. Nela, devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. É possível argumentar sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais e sociais importantes.

CONCLUSÃO:

Esse bloco da redação é tão importante quanto os outros dois. Ele deve ser sucinto, ter apenas um parágrafo e retomar a ideia principal desenvolvida no texto, de forma convincente.

A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do DESENVOLVIMENTO. Novas informações não devem ser acrescentadas nesse bloco.

Se ainda houverem informações a serem inclusas, coloque-as no bloco DESENVOLVIMENTO antes de iniciar a CONCLUSÃO. Assim como a INTRODUÇÃO e o DESENVOLVIMENTO, a CONCLUSÃO também pode ser elaborada de diversas formas:

Retomada da tese

A conclusão apresenta uma visão geral do assunto tratado, relembrando a redação como um todo. É um tipo de fechamento que se utiliza de exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no desenvolvimento para concluir que realmente a introdução é verdadeira.

Perspectiva

Possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento podem ser apresentados nessa modalidade, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário), sugerindo a conscientização geral.

Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que… Oração coordenada conclusiva: é possível iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então), apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

E assim chegamos ao fim da redação, mas lembre-se: não escreva FIM no final. O FIM não deve ser utilizado nesse formato de texto.

Dead end
2 comments
  1. https://rextester.com/RRCH88412

    onlyfans free hack 2023, onlyfans free vip 2023, onlyfans free accounts 2023 premium
    (Working) Free ONLYFANS Premium Account Generator Online 2023
    verification 2023! ONLYFANS hack.
    How To Get Free ONLYFANS (Real Life Hack) – YouTube
    ONLYFANS free accounts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *