“Quais são os possíveis temas de redação do Enem 2020?” — essa é a pergunta que 10 em cada 10 vestibulandos fazem todos os dias. Afinal, a redação pode não só impactar sua média geral, como ser decisiva para a pontuação em instituições que adotam diferentes pesos em cada uma das quatro áreas do conhecimento.

Portanto, é importante manter-se informado sobre os acontecimentos nacionais e internacionais e quais as motivações por trás deles, as discussões que eles levantam e os impactos positivos e negativos que cada um provoca.

Assim, você tem como treinar sua capacidade de argumentar, refletir e explorar com domínio os mais diferentes conceitos, teorias, posicionamentos e propostas de intervenção.

Para ajudá-lo nos seus estudos, reunimos algumas temáticas que estiveram (ou estão) em alta em 2020 e que podem ser cobradas no exame. Confira e tome nota!

O futuro do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS)

O primeiro da nossa lista de possíveis temas de redação para o Enem 2020 é o acesso do brasileiro ao Sistema Único de Saúde (SUS). O motivo é bem simples: ele foi amplamente discutido na internet neste ano:

  • em primeiro lugar, em comparação com a atuação das redes de saúde de outras nações diante da COVID-19 que, mesmo sendo públicas, cobram pelos serviços prestados;
  • em segundo lugar, por conta da possibilidade de uma privatização das unidades de atendimento à população e o que prega a Constituição Civil sobre o assunto — que é justamente o acesso universal e igualitário a todos os cidadãos.

Os processos de controle e criminalização de fake news nas eleições municipais do Brasil

fake news possíveis temas de redação enem 2020

Desde 2018, as fake news estão em destaque na mídia e na internet e vem sendo levantadas como uma possível proposta de redação do Enem 2020 para os candidatos. Por isso, é natural que em 2020 não seja diferente.

Basta lembrar que este é um ano de eleições, e as notícias falsas, distorcidas e manipuladas têm potencial de influenciar o voto das pessoas. Portanto, há uma investida não só da Justiça Eleitoral para contê-las e criminalizá-las, como também dos partidos e dos políticos para rebatê-las nas campanhas.

Setembro Amarelo e saúde mental: o avanço de casos de transtornos psicológicos e psiquiátricos no Brasil

O Setembro Amarelo é um período marcado por diversas ações do Ministério da Saúde e dos profissionais de Medicina e de Psicologia em prol da divulgação e da conscientização da importância do cuidado e da atenção à saúde mental para a qualidade de vida.

Afinal, o relatório da Organização Pan-Americana já indicou que, só no Brasil, há 11.548.577 de indivíduos diagnosticados com depressão, e cerca de 18.657.943 diagnosticadas com transtorno de ansiedade — dois dos principais problemas psicológicos e/ou psiquiátricos.

Compreensão do racismo estrutural na sociedade

Em 2020, casos como o de George Floyd trouxeram à tona os reflexos do racismo estrutural presente nas sociedades contemporâneas e foram o gás para grandes manifestações sociais, mesmo diante do cenário de pandemia que tomava o globo.

Logo, conhecer a fundo o problema é essencial caso você precise não só mostrar seu potencial argumentativo, mas também a capacidade de correlacionar esses acontecimentos com o que é vivido pela população negra no Brasil.

Os impactos da COVID-19 em indicadores globais da saúde, da economia, do turismo e da política

Outro provável tema da redação do Enem 2020 é justamente a COVID-19, que dominou os noticiários durante o ano e trouxe enormes desafios sociais — como o isolamento e a superlotação em sistemas de saúde dos países.

Porém, os vestibulandos vão precisar ir além dos impactos da pandemia na saúde, mostrando conhecimento sobre como ela paralisou e trouxe perdas para os cenários político, econômico e turístico no Brasil e no mundo.

Evasão escolar: um dos resultados marcantes da pandemia

Diretamente ligado à pandemia, há outro assunto que tem grandes chances de estar presente no Exame Nacional do Ensino Médio: a evasão escolar.

Isso porque, ao longo de 2020, ela se tornou um risco grande para 31% dos responsáveis pelos estudantes, como aponta levantamento da Fundação Lemann.

Afinal, houve a paralisação das atividades escolares presenciais em todo o país, os desafios que o ensino remoto trouxe e o temor constante de possíveis contaminações de crianças e adolescentes dentro dos colégios com a retomada do ano letivo presencial.

Violência contra as mulheres na sociedade brasileira

Além do que já foi citado, há chances de que a redação do Enem 2020 foque na violência contra as mulheres na sociedade brasileira, promovendo uma reflexão sobre agressão doméstica, assédio sexual, estupro e feminicídio.

A razão disso são o aumento de casos registrados no país e divulgados por órgãos públicos, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo relatório do instituto, houve um crescimento de 22,2% de 2019 para 2020.

Limites da liberdade de expressão em uma democracia

Outra potencial proposta de redação do Enem 2020 é o debate sobre liberdade de expressão, o que a Constituição Civil diz a respeito dela e como esse direito deve ser colocado em prática em uma democracia.

Isso porque, nos últimos anos, o assunto não só ganhou a mídia, mas a política nacional. Em meio a esse cenário, muitos cidadãos se questionam sobre a existência ou não de limites frente a excessos e discursos de ódio.

As diferentes manifestações de crimes virtuais nas redes sociais

As redes sociais são um espaço para interação, comunicação e informação na era digital. Contudo, tornaram-se frequentes publicações e comentários com propósito de ataques pessoais, difamações e calúnias, cyberbullying e “cancelamentos virtuais”.

Portanto, é possível que os jovens sejam estimulados a expor não somente as causas desse movimento, mas também a argumentar de forma interdisciplinar como essa realidade afeta a saúde mental das pessoas, abre espaço para a divulgação de fake news, promove discursos de ódio etc.

A evolução e a relevância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao longo das três décadas do regulamento

Por fim, mas não menos importante, há uma conquista marcante no nosso país que pode virar tema da redação no Enem 2020: os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O vestibulando pode ser desafiado a dissertar sobre a importância do ECA na nossa sociedade, as principais mudanças e atualizações que ele sofreu e quais as projeções para o futuro desse regulamento e a aplicação dele no país.

Como mostrado, você pode (e deve) se preparar por meio dos possíveis temas de redação do Enem 2020. Essa é a forma mais completa de expandir sua capacidade de escrita e seu conhecimento sobre assuntos críticos e relevantes para a sociedade. Alcance, assim, um bom desempenho e conquiste a sua tão sonhada vaga na faculdade!

Portanto, baixe nosso cronograma de estudos das matérias para aprender e revisar a fundo as quatro áreas de conhecimento e não deixe de conferir as melhores redações de anos anteriores que vão te inspirar!

Você pode gostar também
Passo a passo para acertar na redação
Leia mais

Passo a passo para acertar na redação

Assim como toda boa história, uma redação também deve ter começo, meio e fim. Pensar na redação do vestibular de forma estruturada contribui para a síntese das ideias e facilita a construção dos parágrafos. Para contribuir com o seu desenvolvimento, a equipe responsável pelas aulas de Português do Stoodi elaborou...