Redação nota mil: veja como alcançar a nota no Enem!

Saiba agora como alcançar a nota mil na redação no Enem!

Redação nota mil: veja como alcançar a nota no Enem!

Quem presta Enem, sabe: o caderno de Redação é um dos mais complexos e importantes de toda a prova. Dependendo da carreira desejada, a sua nota pode até mesmo ter peso diferenciado quando o assunto é a produção de texto.

Para fazer uma redação nota mil no Enem, o candidato precisa estar atento a uma série de detalhes, que vão desde as competências exigidas pelos corretores até a criação de uma boa bagagem cultural para utilizar nas 30 linhas disponibilizadas anualmente na prova.

Mas, afinal, como fazer parte do seleto time de pessoas que conseguem a nota máxima na redação do Enem? Confira, a seguir, algumas dicas imperdíveis e veja também exemplos de redações que tiraram nota 1000!

Redação Nota Mil Enem

Quando falamos sobre as matérias no Enem, muitos termos podem vir à nossa mente. A Matemática, por exemplo, é uma das mais relevantes e tem, inclusive, um caderno exclusivamente dedicado a ela. A Física, a Química e a Biologia estão intimamente interligadas, e a prova de Português é cheia de significado e interpretação.

Mas e a Redação?

Essa é uma das etapas mais desafiadoras do Enem. Aqui, o aluno não conta com alternativas ou fórmulas para guiar a sua resposta, mas apenas com a própria criatividade, argumentação e autocontrole emocional.

Conseguir uma redação nota mil é tarefa para poucos. No entanto, não se preocupe caso você não seja um dos contemplados com essa nota. O que vale é obter uma boa pontuação e conseguir a sua tão sonhada vaga no vestibular!

A importância da redação no Enem

O Enem é composto por 5 cadernos. São eles:

Cada um deles nos permite tirar notas de 0 a 1000 (ainda que, nos cadernos de questões objetivas, esse valor não seja realmente atingido graças à Teoria de Resposta ao Item). Na redação, no entanto, é possível alcançar essa meta e garantir uma nota 100%.

Por isso, a redação tem um grande peso na nota final do Enem, que é composta pela média aritmética das pontuações de todos os cadernos. Ela tem, portanto, um grande impacto na sua aprovação no vestibular.

Como fazer uma redação nota mil?

Agora, veremos algumas dicas para que sua redação entre para o hall da fama do Enem. Vamos lá?

Leia o edital com atenção

O primeiro passo para garantir o seu sucesso na redação e em todos os outros cadernos do Enem é, sem dúvidas, ler o edital do concurso com toda a atenção possível. Nele, você encontrará informações importantes e detalhes que o ajudarão na resolução da prova e na produção de seu texto.

Conheça as competências e suas exigências

O segundo passo é conhecer bem as competências do Enem para a redação. A nota é dividida em 5 blocos, cada um com suas especificidades. Entender cada um deles fará com que sua pontuação seja mais consistente e facilitará bastante, também, para saber o que escrever.

Faça um bom uso da intertextualidade

Você conhece os tipos de intertextualidade? Se não, essa é uma ótima chance de conhecer melhor o assunto. Trazer conhecimentos “de fora” e mostrar ao corretor que você consegue correlacionar assuntos de seu dia a dia com o tema proposto na redação é algo que contará muitos pontos em sua prova.

Capriche no estudo da Língua Portuguesa

Bons conhecimentos de Gramática também serão fundamentais para que você consiga uma redação nota mil no Enem! Mas, não se preocupe: você não precisa ser perfeito. O esquecimento de uma vírgula ou um erro de acentuação não fará com que a sua nota caia, desde que o erro não seja repetido ao longo do texto.

Fique de olho nas atualidades

Manjar bastante de atualidades também é uma ótima pedida para quem busca a nota máxima em Redação. Incluir temas atuais em sua argumentação fará com que o seu texto fique muito mais rico e profundo, melhorando suas chances de agradar aos corretores.

Invista em uma leitura frequente

Para conhecer os elementos da narrativa, descobrir novas culturas, aumentar a sua bagagem cultural e enriquecer o seu vocabulário, nada melhor do que investir em uma leitura frequente. O tipo? Você escolhe! Livros clássicos, contemporâneos, notícias de jornais, blogs na internet ou quadrinhos. Tudo é muito válido!

Defina a sua tese

A definição da tese, ou seja, o argumento que você deverá defender ao longo de toda a sua redação, é imprescindível para que o texto seja redondinho e bem-feito. Ela deve ser mencionada logo na introdução e direcionará todo o caminho que suas palavras tomarão nas próximas linhas.

Organize o desenvolvimento

O desenvolvimento do texto deverá ser feito a partir da tese. Se ela apresentou dois problemas, você poderá utilizar um bloco de texto para cada um deles. Caso ela seja única, use todo o espaço do desenvolvimento para defender o seu pensamento e mostrar a sua argumentação sobre o assunto.

Amarre tudo em uma boa conclusão

A proposta de intervenção é um ponto importantíssimo para a redação do Enem e é justamente nela que a maior parte dos alunos perde pontos. Ela deve ser pautada nos direitos humanos, apresentar soluções práticas e, também, exemplificar órgãos públicos ou privados que podem mediar a realização das práticas sugeridas. Seja profundo e evite o senso comum!

Treine bastante

Por fim, a dica é: treine bastante! Faça redações com frequência (semanal, quinzenal ou mensal, você escolhe!) e peça que alguém corrija o seu texto. Além disso, procure utilizar a folha de redação do Enem para treinar o espaço e estipule um tempo máximo para fazer o rascunho e passar tudo a limpo. Isso ajudará muito na hora da prova!

Exemplos de redações Nota Mil

Agora que já sabemos um montão de dicas para ir bem na redação do Enem e garantir aquela notinha 1000, chegou a hora de conferirmos, na prática, qual é a “cara” desse tipo de texto.

O portal do MEC (Ministério da Educação) disponibilizou a análise de 7 redações nota 1000 do Enem 2019. Você pode acessá-las clicando aqui!

Além disso, é possível encontrar, na internet, exemplos de redações com a nota máxima de outras edições da prova. Confira o máximo que conseguir e analise quais são as características que tornaram esses textos tão especiais aos olhos da banca avaliadora.

Gostou de conhecer todas essas dicas para fazer uma redação nota mil no Enem e arrasar na busca pela sua tão sonhada vaga? Para otimizar a sua preparação, confira o Plano de Estudos do Stoodi e tenha suas redações semanais corrigidas por especialistas no assunto! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *