Entenda o que é um roteiro de redação e suas características!

Um bom roteiro é fundamental para dar fluidez e concisão à sua escrita. Entenda como!

Entenda o que é um roteiro de redação e suas características!

Uma das etapas mais importantes dos exames Vestibulares e do ENEM é a prova de redação. Garantir uma boa pontuação nesse momento é fundamental para realizar o sonho de entrar naquela tão sonhada universidade.

É comum que muitas pessoas fiquem nervosas na hora de começar a produção do texto, não sabendo por onde começar, de que forma desenvolver o assunto, etc.

Existem algumas formas para superar o nervosismo e elaborar uma boa redação, uma delas é estruturar um roteiro antes de começar seu texto. Acompanhe a leitura para compreender como essa ferramenta funciona e qual sua importância!

redação pronta

Roteiro para redação

De maneira geral, podemos entender que o roteiro é uma espécie de guia para sua escrita. Por meio dele você poderá pensar e estruturar tudo o que será desenvolvido em seu texto antes mesmo de começar a escrevê-lo.

Função do roteiro

Imagine que você fará uma viagem para um lugar que ainda não conhece. Para aproveitar melhor esse passeio, é preferível entrar na internet e organizar com antecedência quais lugares turísticos quer conhecer e em qual sequência, evitando ficar perdido com relação ao que fazer durante a viagem e aproveitando melhor o tempo.

O roteiro para redação tem a mesma função. Tudo o que deve acontecer ao longo do texto fica organizado e estruturado antes da escrita começar. Com ele você “trava”, pensando em como deve começar, desenvolver e concluir seu texto.

Essa é uma ferramenta importante para tornar a redação mais fluida. Além disso, sabemos que o tempo é um fator importante na hora da prova, dessa forma, fazer um roteiro, também permite ao candidato ganhar tempo.

Características de um roteiro

Agora que você compreende o que é um roteiro e qual sua importância na hora de fazer uma redação do Vestibular ou ENEM, é importante compreender quais são as características desse instrumento.

Pense que ele serve para nortear a maneira como o texto será produzido. Nesse sentido, é possível estrutura-lo por meio de tópicos, abordando o que será trabalhado na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

É importante que fique claro por onde começar, qual a sequência de ideias será abordada no desenvolvimento do texto e quais apontamentos devem compor a conclusão.

Exemplos de roteiro de redação

Em 2017, a redação do ENEM teve como tema “Os Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Um roteiro para essa redação poderia ser estruturado da seguinte maneira:

  • introdução (4 a 6 linhas): apresentar o tema, expondo o problema e dois ou três argumentos base para a ideia que será defendida;
  • desenvolvimento (8 a 12 linhas): desenvolver os argumentos ao longo de 2 a três parágrafos;
  • conclusão (4 a 6 linhas): retomar brevemente o problema apresentado e defender a tese, relacionando com os argumentos.

Dicas para fazer um bom roteiro

Embora o formato possa variar de acordo com cada autor, existem algumas técnicas básicas para fazer um roteiro. A seguir listamos quais são elas. Confira!

1. Leia com atenção a proposta da redação

O primeiro passo para fazer um bom roteiro para redação é ter clareza quanto ao que é pedido pela prova. Não tem como fazer um bom texto sem saber exatamente o que está sendo solicitado.

Nessa hora, vale a pena ler com bastante atenção as instruções que a prova traz. Grife os trechos mais importantes e faça anotações de informações mais relevantes que estão presentes nos textos de referência.

Uma técnica que pode ajudar bastante é escrever em uma folha de rascunho o assunto geral que deve ser abordado. Isso facilita a assimilação e funciona como um bom guia para a redação.

2. Construa a tese central

Depois de ler atentamente e destacar as principais informações que o material da prova apresenta, é hora de pensar qual será a ideia central de seu texto. Lembre-se de que a dissertação argumentativa é o principal gênero textual cobrado e que nela é necessário defender uma ideia ao longo da redação.

Nesse sentido, depois de compreender sobre qual temática você precisa escrever, é necessário estabelecer qual aspecto dessa temática será abordado. Ou seja, dentro de seu texto, qual será a ideia central.

Para formular sua tese, você pode adotar a seguinte estratégia:

  • penses em qual aspecto da temática lhe chama mais atenção;
  • reflita quais são os melhores argumentos que você tem à sua disposição (isso é válido tanto para conhecimento pessoal, quanto para as informações trazidas nos textos de referência);
  • questione-se sobre o que deseja dizer sobre o texto. Pense com qual ideia você quer contribuir para o debate. Essa será a sua tese.

3. Escolha seus argumentos

Depois de decidir qual ideia que elaborar e defender ao longo da redação, é importante pensar com quais ferramentas você vai defender seu pensamento. Ou seja, quais argumentos vão dar sustentação à sua tese?

Algumas perguntas podem servir de base para a seleção dos melhores argumentos. Tais como:

  • por que você acredita nessa tese?
  • quais informações levaram você a pensar assim?

Vale a pena listar as respostas. A partir de então você pode escolher quais os melhores argumentos para trabalhar. Lembre-se de que o texto precisa ser conciso, então opte por utilizar de dois a três argumentos que sejam coerentes entre si.

4. Estruture a ordem das ideias

Depois de entender bem o tema que será a bordado, escolher uma ideia central para ser trabalhada e os argumentos para sustentar essa ideia, é hora de pensar como isso será estruturado no papel.

Pense quais informações e argumentos devem ser abordados primeiro e quais devem vir em seguida. Imagine qual o melhor percurso, desde a exposição da temática até a defesa de sua tese.

5. Treine bastante

Por último, mas não menos importante, é necessário treinar bastante para a prova. Isso vale tanto para a redação como para as questões objetivas.

Um estudo eficiente precisa de bons materiais, disciplina e organização. Por isso, vale a pena contar a Stoodi, que ajuda você em seus estudos das mais diversas maneiras.

Utilize nossos cursos gratuitos e demais conteúdos para o ENEM. Além disso, você pode ter aulas de redação com profissionais especializados para corrigir seus textos, apontando aonde você está indo bem e quais aspectos do texto precisam ser aprimorados.

6. Participe da oficina de redação do Stoodi

A sexta dica é para você que quer tirar um notão na redação dos principais vestibulares do país! Para isso, o Stoodi te apoiará com a oficina de redação 100% GRATUITA! Clique no banner abaixo para se inscrever e não perder nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *