Veja os principais temas que podem cair na sua redação

O que será que vai cair na próxima redação no Enem? Confira alguns possíveis temas e dicas para arrasar na sua prova!

Veja os principais temas que podem cair na sua redação

Você já ouviu falar sobre a obra “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley? Essa é uma trama distópica que é, sem dúvidas, uma grande recomendação do Stoodi para a sua leitura mensal. Mas por que estamos falando sobre isso em um artigo que fala sobre redação?

Em uma das páginas, o autor nos diz a seguinte frase: “as palavras são como os raios-X, se as usarmos adequadamente — penetram em tudo. A gente lê e é transpassado.” E, sem dúvidas, esse é o objetivo de uma boa redação — transpassar o corretor e tocá-lo no coração!

Para fazer isso, no entanto, precisamos treinar bastante e, claro, conhecer os principais temas para redação a fim de arrasar no Enem ou em qualquer outro vestibular, né? Vem com a gente que nós contamos quais são eles!

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem é dividida em competências. Elas são:

  • domínio da língua escrita (gramática);
  • compreensão da proposta de redação;
  • coesão textual e coerência;
  • argumentação válida e bem-estruturada;
  • proposta de redação que respeite os Direitos Humanos e se enquadre no contexto brasileiro.

Cada uma dessas competências vale de 0 a 200, totalizando o máximo de 1000 pontos. Você terá acesso a uma folha de rascunho e 30 linhas para escrever o seu texto. Ele deve ser feito à caneta, ok?

Não se esqueça de ler as instruções da prova com toda a atenção!

temas de redação

O que são os temas da redação?

O tema da redação é o assunto sobre o qual você deverá escrever. Todos os anos, o Enem nos traz um assunto e uma série de textos (incluindo a linguagem visual, como charges e anúncios) para que você possa conhecer mais sobre o tema.

Quais os temas atuais para a redação do Enem?

Agora, veremos alguns temas quentíssimos que podem dar as caras em sua próxima redação do Enem. Vamos lá?

Vacinação

O tema vacinação está super em alta e é possível que ele seja cobrado em suas redações, especialmente com a abordagem do negacionismo científico e o movimento antivacina.

Educação remota

Com a pandemia, a educação remota se tornou uma realidade abrupta para os estudantes brasileiros. Esse tema pode ser cobrado, exigindo uma relação entre esse contexto e a desigualdade na educação.

Desigualdade na alimentação

A desigualdade social também leva a outros problemas, inclusive envolvendo a alimentação. Temas sobre subnutrição e obesidade, além da má distribuição de alimentos no território brasileiro, podem aparecer nas provas.

Violência digital

A internet traz uma sensação de anonimidade que pode gerar problemas. Cyberbullying, ameaças e até mesmo crimes de ódio e racismo podem acontecer no ambiente online.

Questão indígena

A demarcação de terras indígenas é um tema que, infelizmente, não para de ser notícia no Brasil. Discutir sobre esse tópico e relacionar o assunto atual com elementos históricos brasileiros é uma boa ideia de redação.

Consumismo e lixo

Qual é a nossa relação com o lixo? Nos oceanos, há 5 ilhas formadas exclusivamente por sujeira jogada ao mar. Como isso se conecta com a forma que consumimos? Faça uma reflexão sobre o tema!

Cultura do cancelamento

E você, já foi cancelado na internet? Por qual motivo? Isso faz de você uma pessoa ruim? Ou, quem sabe, você já participou de algum cancelamento? Esse é um tema que super pode ser cobrado na sua próxima redação!

Pandemias no mundo moderno

Por fim, é impossível não falar sobre o tema de pandemias na contemporaneidade. O problema com a COVID-19 nos mostrou que, mesmo no século XXI, estamos sujeitos a passar por problemas enfrentados na Idade Média. Um ótimo tema de redação no Enem!

Como treinar redação para o Enem?

Veja algumas dicas importantes para ajudá-lo a se preparar nessa disciplina que pode, à primeira vista, parecer bem abstrata.

Entenda as competências do Enem

Fazer uma leitura cuidadosa sobre as competências do Enem e entender o que a prova deseja de você em cada uma delas é essencial para uma boa produção textual. Fique de olho!

Estude a redação que quer fazer

O mesmo é válido caso você pretenda prestar outros vestibulares. Cada prova exige um modelo de redação e é fundamental que você domine esse estilo.

Leia redações nota 1000

Outra dica para melhorar os seus textos é se inspirar em redações que tiraram a nota máxima em anos anteriores.

Leia a proposta com atenção e, em seguida, veja o que fez com que essas redações sejam tão boas. Na internet, é possível encontrá-las!

Escreva

Parece óbvio, mas não há como fazer uma boa redação no Enem sem fazer redações! Por isso, escreva bastante. Produza um texto semanalmente ou a cada 15 dias e você verá como, pouco a pouco, tudo se tornará mais natural.

Fique por dentro das atualidades

Ainda que os temas atuais não sejam cobrados diretamente na redação, é possível conectá-los ao tema e ganhar pontinhos extras com a banca de corretores.

Se conecte com a arte

Outra forma de conquistar uma pontuação a mais é utilizar elementos artísticos (livros, séries, filmes) em seu texto. Isso mostrará que você sabe relacionar as coisas e trará muito mais riqueza à sua argumentação! Sem contar que ler nos faz escritores muito melhores, né?

Como se preparar para o Enem?

Há, no entanto, outra forma muito boa de se preparar para a redação. Esta dica é tão boa que aborda não apenas essa disciplina, mas todas as matérias que são cobradas no Enem: estamos nos referindo ao cursinho do Stoodi!

Com professores preparados e que manjam muito de vestibulares, o Stoodi é uma das melhores opções para quem quer arrasar no Enem e em qualquer outra prova.

Alguns de nossos benefícios são:

  • Plano de Estudos personalizado de acordo com o seu curso e tempo disponível para estudar;
  • mais de 6.000 vídeoaulas de todas as matérias;
  • banco de exercícios com mais de 30.000 questões sobre todos os conteúdos cobrados nas provas;
  • resolução em vídeo de absolutamente todos os exercícios;
  • lives frequentes sobre atualidades e dicas de estudos;
  • simulados para treinar os seus conhecimentos;
  • monitoria online para tirar dúvidas.

E muito mais!

Tá, mas e a redação?

Para essa disciplina, contamos com aulas teóricas, e o melhor: um setor exclusivo para a correção de redações feitas por você! Temos um montão de temas para você treinar e seus textos serão corrigidos com dicas, e macetes para ajudá-lo nas próximas produções.

Ah! Não podemos esquecer que durante o período de isolamento social, o Stoodi está liberando todas as suas videoaulas gratuitamente. Espalhe essa novidade entre os seus amigos e faça o seu cadastro agora mesmo!

E aí, gostou de saber mais sobre os possíveis temas de redação para o seu próximo vestibular? Agora é hora de gastar toda a tinta de suas canetas treinando muito, hein? Não se esqueça de que o Stoodi está sempre de portas abertas para ajudá-lo! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *