Redação 2018: Veja os temas que mais podem cair no enem

Não seja pego de surpresa no vestibular! Descubra aqui os temas mais prováveis para a redação do Enem 2018, além dos dados mais relevantes e dicas para entender tudo!

Redação 2018: Veja os temas que mais podem cair no enem

Redação do ENEM: quais temas podem cair?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje, um dos principais meios de ingresso na maioria das universidades do país. E a redação do ENEM tem um peso muito grande na nota final dos alunos, sendo muitas vezes o fio da balança entre a aprovação e a reprovação.

Por isso, é fundamental ficar ligado nos temas que podem cair no ENEM 2018, se antecipando e treinando sua escrita para que, na hora da prova, você já esteja familiarizado com os assuntos e possa mandar bem.

Temas que podem cair na redação do Enem

Pensando em ajudar você nos estudos para o ENEM, separamos alguns temas com grandes chances de aparecerem na redação deste ano. Confira!

Cyberbullying e crimes virtuais

Nos últimos anos, as discussões sobre crimes virtuais têm crescido muito, gerando até mesmo a tipificação deles perante à lei. No Brasil, campanhas estão sendo feitas para diminuir esse tipo de dano à sociedade.

Como a redação do ENEM procura buscar por referências recentes para discutir seus temas, é bom ficar de olho nesse assunto, já que séries como “13 Reasons Why”, da Netflix, e o “jogo” Baleia Azul movimentaram os debates sobre bullying e depressão entre jovens.

No caso de a redação girar acerca desse tema, é uma boa opção trazer para a dissertação a importância da escola e da família como agentes no processo de conscientização.

Mobilidade urbana

Tema recorrente em concursos nos últimos anos, a mobilidade urbana é sempre um assunto atual no Brasil. Considerada como um dos principais desafios das grandes cidades do país, a malha de transportes públicos precária, aliada ao crescimento exponencial da quantidade de veículos particulares gera sempre grandes impasses na locomoção urbana.

É possível ainda que a prova aborde a recente crise de desabastecimento provocada pela paralisação dos caminhoneiros como um agravante das dificuldades de mobilidade no Brasil. Sem dúvidas, é um tema vasto, que tem o potencial de gerar vários desdobramentos para a redação do ENEM.

Criminalização da homofobia

No âmbito social, poucas discussões são tão urgentes quanto a criminalização da homofobia, principalmente se levarmos em consideração o cunho de direitos humanos que recorrentemente são abordados na prova do ENEM.

No final de 2017, várias discussões sobre o assunto esquentaram o debate, principalmente no meio político. O assunto ainda divide opiniões e a proposta de criminalização da homofobia continua parada no Senado.

Ainda vale lembrar que, com a tendência de aproveitar o debate em meios de entretenimento, é possível que a redação do ENEM se baseie nas discussões feitas recentemente em novelas transmitidas por canais de maior circulação, as quais trazem personagens trans e homossexuais com maior frequência, debatendo o assunto com a população.

Quais os prinicipais temas que podem cair na redação enem 2018?

Família no século XXI

O conceito de família vem sendo atualizado constantemente nos últimos tempos, principalmente com a queda de vários preconceitos e barreiras. Assim, o núcleo de uma família não é mais visto apenas como a mãe, pai e os filhos, mas sim das mais diversas formas possíveis, sem definição de gênero.

A possibilidade de discutir o embate entre esse conceito atualizado com as ideias antigas e retrógadas pregadas por conservadores e grupos religiosos que tentam barrar esses avanços é grande. Dessa forma, a redação do ENEM pode, ainda, abordar até mesmo os paralelos existentes entre essas conquistas sociais atuais em comparação com aquelas alcançadas nas décadas anteriores — hoje vistas como direitos fundamentais por todos.

A mudança das relações de trabalho no Brasil

Conforme a tecnologia avança, vários postos de trabalho tendem a ser extintos, com a mão-de-obra humana sendo substituída por máquinas. Previsões atestam que, nos próximos 30 anos, mais da metade da população dos Estados Unidos pode estar desempregada por conta da automatização.

Esse tipo de relação entre a mão-de-obra e a disponibilidade de trabalho é um tema muito importante, passível de ser cobrado no ENEM. Recentemente, com a greve dos caminhoneiros, temas como a possibilidade de se substituir frentistas por serviços de self-service em postos de combustível foram muito discutidos. Com essa discussão mais próxima da realidade do Brasil, é possível que os temas sejam cobrados de maneira relacionada.

Crise energética

A crise energética é um tema recorrente nos concursos brasileiros. Sazonalmente, o país passa por períodos de escassez de água, o que resulta em problemas de energia elétrica, uma vez que a matriz brasileira é baseada no modelo hidrelétrico. Dessa forma, podemos usar assuntos relacionados à implementação de torres eólicas etc.

Relacionando esse cenário com o crescimento da demanda por energia, é possível que a redação do ENEM aborde um assunto dentro deste tema, como já fez algumas vezes.

O Novo Ensino Médio

Recentemente, mudanças na educação brasileira foram aprovadas com o Novo Ensino Médio. A instituição da Base Nacional Curricular também promete mudanças na educação do país.

Nesse sentido, a prova pode fazer um paralelo entre o cenário atual e as previsões de mudanças propostas nos novos projetos, em caráter opinativo. Por isso, é bom conhecer a fundo o que cada uma das propostas diz!

Meio ambiente

Se o Enem optar por um tema mais genérico, é bem provável que vá pelo caminho das discussões do meio ambiente. Já apareceu algumas vezes na redação, sempre de um ponto de vista de discussão pela busca de soluções ecologicamente corretas — e pode aparecer de novo.

Buscas por fontes alternativas de energia, como eólica e solar, podem basear a prova desse ano. Outra abordagem pode ser sobre o manejo e descarte correto do lixo, principalmente o eletrônico, que tem crescido vertiginosamente nas últimas décadas.

Tão importante quanto estar a par dos possíveis temas abordados na redação do ENEM, é se manter atualizado. Afinal de contas, todos os assuntos apontados nesse artigo demandam do aluno o poder de discutir temas atuais, que fazem parte do cotidiano da população, de maneira argumentativa e coesa.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre outro tema importante que pode cair no  Enem: Saúde Pública!

Gostou das dicas e quer entender mais sobre o mundo dos vestibulares? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *