Texto dissertativo-argumentativo: entenda mais!

Veja como produzir um texto dissertativo-argumentativo.

Texto dissertativo-argumentativo: entenda mais!

Você sabe o que é um texto? É muito provável que muitas ideias sobre isso tenham surgido em sua mente, não é mesmo? No entanto, qual delas é a correta? A resposta é bem simples: provavelmente, todas! Há muitas formas de produção textual, cada uma delas com suas características. Hoje, falaremos exclusivamente sobre o texto dissertativo argumentativo.

Esse é um tipo de texto muito comum nas redações dos principais vestibulares do Brasil, como as solicitadas em provas como a do Enem e a da Fuvest. Ou seja: não dá para brincar com esse assunto, certo?

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como principal objetivo fazer com que você entenda, de uma vez por todas, o que é esse tipo de texto, como funciona sua estrutura e muito mais! Então, separe o papel e a caneta e vamos viajar nas particularidades de uma dissertação argumentativa.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

Os textos argumentativos são aqueles que, como o próprio nome já indica, emitem uma opinião por parte do autor. Isso, no entanto, não é tudo: há uma estrutura bem definida que deve ser seguida para que uma produção textual faça parte desse grupo.

Ela consiste, para os vestibulares, em uma introdução do tema (com a presença da tese), no desenvolvimento do texto e em sua conclusão. Mais à frente, falaremos melhor sobre cada um esses pontos.

Como em todas as redações, o texto argumentativo precisa de uma boa coesão para que todas as ideias se liguem da melhor forma possível. O domínio da norma culta da Língua Portuguesa também é outro aspecto que renderá pontos extras ao estudante.

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo?

Agora, para melhorar a sua redação de forma considerável e fazer com que você consiga pontos bem mais expressivos em sua prova, confira as próximas dicas!

Leia bastante

A primeira dica que podemos dar é: capriche na leitura! Assim, você entrará em contato com muitos temas, realidades, tipos de texto e, de quebra, trabalhará a sua gramática e ortografia.

Treine bastante

Bons textos vêm com o tempo. Para dominar essa arte e escrever quase que automaticamente, o treino é essencial. Por isso, reserve um tempo semanalmente para a realização de uma redação.

Pratique a interpretação de texto

Para escrevermos bem, precisamos ler bem. Esse é um ponto essencial até mesmo para a interpretação de pequenas nuances presentes nos temas propostos que, quando captadas, podem fazer a sua redação brilhar!

Conheça muitos temas

Fazer redações de temas variados é algo que ajudará muito na hora da prova. Mesmo que o tema que cair não tenha sido feito por você, é bem provável que associações possam ser feitas com base naquilo que já foi treinado.

Aprenda a discutir

Por fim, uma dica importante é: discuta. Isso, é claro, não quer dizer brigar! Converse com as pessoas ao seu redor e absorva as suas diversas opiniões sobre os mais variados temas. Isso é, no fim das contas, enriquecedor para as redações e para a vida.

Texto dissertativo-argumentativo: estrutura

Saber fazer uma dissertação argumentativa, no entanto, vai muito além de seguir as dicas mencionadas acima. Para obter sucesso nessa etapa da prova, é muito importante que você conheça a estrutura desse tipo de texto.

Confira, então, os elementos que compõem um texto dissertativo-argumentativo.

lápis e caneta texto dissertativo argumentativo

Introdução

A introdução de um texto desse tipo pode vir em várias formas e estilos. Nela, podem (e devem!) ser utilizados elementos que demonstram o conhecimento cultural variado do estudante, como fatos históricos, citações e outros, que, quando relacionados ao tema, fazem sentido e permitem a progressão do texto.

Além disso, é importante mencionar, desde já, a sua tese. Ela será um pequeno resumo, para o leitor, do tema principal que será discutido ao longo da dissertação.

Desenvolvimento

Em redações para os vestibulares, é comum que o estudante faça cerca de um a dois parágrafos de desenvolvimento. Não há, no entanto, uma regra clara para isso. O que importa é que os trechos conversem entre si e que estejam bem “amarradinhos”!

No desenvolvimento, o objetivo é abrir o que foi mencionado na tese e, claro, dar a sua opinião sobre o assunto. Sempre correlacione o que é dito com fatos noticiados no dia a dia, que enriquecem o conteúdo e mostram que você sabe do que está falando.

Conclusão

Por fim, chegamos à conclusão. Ela é uma retomada dos temas vistos ao longo do texto, com a transmissão de uma mensagem final para tudo aquilo que foi dito. Dependendo do vestibular, você terá uma conclusão completamente diferente. Na redação da Fuvest, por exemplo, ela é fatalista e simples.

No Enem, no entanto, a conclusão é uma das partes mais complexas. Ela demanda a sugestão de uma intervenção para o problema mencionado no tema, com uma série de regras que devem ser seguidas. Além disso, há uma competência exclusiva para analisar essa parte do texto.

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo

A seguir, você verá um exemplo prático de texto dissertativo-argumentativo. Nele, estão contidos os elementos e dicas citados ao longo de nossa conversa. Lembre-se, no entanto, de que esse é apenas um pequeno modelo bem-humorado para que você pegue a ideia geral, certo?

Tema: Dificuldades enfrentadas pelos vestibulandos no dia a dia

  • Introdução

Ser um vestibulando não é nada fácil. Todos os dias, esse grupo de pessoas enfrenta muitas adversidades e precisa superar obstáculos que parecem jamais ter fim. Esses problemas têm várias origens, como, por exemplo, a ausência de um plano de estudos personalizado.

  • Desenvolvimento

A falta de organização é algo que pode levar a muitos problemas no dia a dia, gerando consequências como a procrastinação ou a perda de foco. Quando falamos sobre estudos, portanto, é fundamental que essa seja uma prioridade dos vestibulandos. Para isso, no entanto, eles precisam contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto.

  • Conclusão

Sendo assim, é essencial que os vestibulandos invistam tempo na busca pelo Plano de Estudos perfeito. Apenas dessa maneira, os estudos serão realmente produtivos e recompensados, no fim do ano, com a conquista da tão sonhada vaga no vestibular.

Com várias ressalvas (e com bastante simplificação!), esse é um exemplo prático de um texto dissertativo-argumentativo. Ele apresenta uma tese, um desenvolvimento e uma conclusão, pontos essenciais da estrutura dessa produção textual.

Para conferir outros exemplos (que, dessa vez, são de verdade!), agora voltados exclusivamente para a redação do Enem, basta conferir o nosso post especial sobre esse assunto. Lembre-se de que ler a produção de outras pessoas também é um dica bastante interessante para complementar seu repertório!

Ufa! Agora você já está prontíssimo para começar a treinar suas redações. No entanto, a correção dessas produções é fundamental para que você possa identificar os erros e aprender com eles, como vimos em nosso exemplo de texto.

Confira, então, o Plano de Estudos Stoodi, que oferece, além do cronograma, um serviço personalizado de correção de redação para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *