Qual o melhor horário para estudar? Entenda agora!

Qual o melhor horário para estudar? Entenda agora!

Qual o melhor horário para estudar?

Você já se perguntou qual o melhor horário para estudar? Pois saiba que não está sozinho nessa! Inúmeros estudantes se questionam a respeito disso, principalmente no período pré-vestibular de cursos concorridos como o de Medicina. Afinal, há o objetivo comum entre eles de aproveitar melhor o tempo e otimizar ao máximo o aprendizado.

Tudo isso, é claro, sem sobrecarregar a própria agenda ou ter que abrir mão de outras atividades importantes na semana.

No entanto, a verdade é que não há uma resposta universal. Ao contrário, cada pessoa pode preferir um momento específico do dia, o que vai funcionar muito bem para ela, mas não para outros.

Diante de tudo isso, você pode se perguntar o que fazer, não é mesmo? Por essa razão, trouxemos algumas dicas de como achar a resposta certa para você. Continue lendo e veja quais são elas!

Considere as distrações existentes em casa

Comece a avaliar em que período do dia há mais gente na sua casa. Isso é importante porque, quanto mais pessoas, maiores são as probabilidades de ocorrerem distrações. Por exemplo, barulhos de conversas, uso de eletrônicos em alto volume, movimento de pessoas indo e vindo de cômodos etc.

Situações como essas podem ser irrelevantes em outros momentos. Contudo, o melhor horário para estudar requer um ambiente silencioso e tranquilo que lhe permita se concentrar ao máximo.

Faça testes ao longo do dia para achar o melhor horário para estudar

Qual melhor horário para estudar?

Uma segunda dica para achar o melhor horário para estudar é realizar um teste prático. Você pode fazer isso, por exemplo, em um dia corriqueiro da semana e em outro em que está livre, sem afazeres. Basicamente, você vai reservar o mesmo intervalo de tempo (45 minutos, por exemplo) para ler, pesquisar, escreve uma redação e responder a exercícios.

A partir daí é só repetir essa atividade pela manhã, à tarde e à noite. Sempre, é claro, tomando pequenas notas de como foi o seu desempenho nesses momentos, em qual parte do dia você se sentiu mais disposto para conferir os conteúdos e quais fatos ou acontecimentos prejudicaram/melhoraram seu foco.

Avalie como andam os horários da sua agenda

Uma última dica é avaliar detalhadamente como andam os horários da sua agenda. Isso porque é importante que os seus estudos não sejam colocados muito próximos de atividades que consomem energia, são muito extensas, demandam deslocamento da sua casa etc. Tudo isso vai afetar o engajamento com o seu aprendizado.

Por exemplo, se você faz um curso de inglês aos sábados, das 08 às 12 horas, não é uma boa ideia começar os estudos das matérias do vestibular às 13h, tão logo chega ao lar. Afinal, você já passou a manhã toda em contato com os livros, pegou trânsito, provavelmente estará com fome e o principal: precisará de um descanso.

Como explicado, não existe uma regra ou uma única opção quando o assunto é o melhor horário para estudar. Essa é uma questão individual. Uma descoberta que pode ser feita (e agilizada) por meio das dicas que mencionamos aqui. Portanto, comece a colocá-las em prática para fazer os seus estudos decolarem de vez!

Aproveite e assine a nossa newsletter, pois sempre trazemos conteúdos sobre como se preparar para o Enem e os vestibulares tradicionais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *