12 alimentos que fazem bem para a memória

Entre eles estão carnes, cereais integrais, peixes, vegetais, frutas e gema de ovo

12 alimentos que fazem bem para a memória

 

Ter uma memória boa é importantíssimo para os estudantes que vão prestar vestibular, já que eles deverão demonstrar domínio no conteúdo do ensino médio inteiro. Para os candidatos se lembrarem sempre das informações estudadas, a nutricionista Paula Silva listou 12 itens da nossa alimentação que ajudam na memória.

De acordo com ela, a falta de nutrientes pode diminuir o rendimento cerebral e a qualidade do sono. Desta forma, recomenda-se escolher alguns alimentos que contribuem para o funcionamento e manutenção dos neurônios – aqueles ricos em vitaminas do complexo B, ômega-3, fisetina e colina.

A maçã, o kiwi, o tomate, a uva e o pêssego são alimentos que estimulam mecanismos do cérebro que melhoram a memória de longo prazo e induzem a diferenciação ou amadurecimento de células do sistema nervoso. Eles possuem a fisetina.

Já a substância colina, também associada à melhora da memória por alguns estudos, é encontrada em gemas de ovos, no fígado bovino e na lecitina de soja.

Quem está em busca do ômega-3, encontrará com facilidade em peixes – destaque para a sardinha. Esse nutriente é essencial para o que o envio de mensagens através dos neurotransmissores seja realizado com sucesso.

Por fim, recomenda-se que os alunos comam cereais integrais, carnes e vegetais, porque eles são ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas trabalham em conjunto para promover o sistema imune e o cérebro saudável.

 

 *Paula Silva é nutricionista, especializada em Terapia Alimentar. Além disso, ela atua na área da Auriculoterapia, Terapias Orientais e Terapias Energéticas. CRN 3: 13802

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *