Aula particular e correção de redação: vale a pena fazer acompanhamento semanal do meu texto?

Nota da redação possui um dos maiores pesos do vestibular

Aula particular e correção de redação: vale a pena fazer acompanhamento semanal do meu texto?

Nota da redação possui um dos maiores pesos do vestibular

 

A redação é uma parte do vestibular decisiva no processo seletivo. Se você vai bem, suas chances de passar aumentam consideravelmente. Agora, se você vai mal, a sua vaga pode ficar um pouco mais distante.

É por isso que muitos vestibulandos optam pelas aulas particulares e pelas ferramentas de correção de redação online. Mas será que vale a pena?
 

A resposta mais indicada é depende, só você poderá responder.

Isso vai depender dos seus objetivos, do seu tempo disponível, entre outros fatores. Em geral: sim, vale muito a pena! Vários alunos conseguem avançar posições na lista dos aprovados especialmente por terem melhorado os seus textos.

Para escrever bem, você precisa ter um repertório cultural amplo (o que se adquire com muita leitura e estudo), além de dominar as características do formato de cada prova. Aí é que entram os professores particulares e as ferramentas de correção.

No colégio, aprendemos de um modo geral, sobre todos os gêneros e tipos textuais – mas nem sempre isso é suficiente. As aulas particulares e as ferramentas de correção online vão te ajudar a identificar a particularidade de cada prova e vão mostrar os pontos fortes e fracos do seu texto, direcionando exatamente onde você pode evoluir ainda mais.  

 

– Mas redação não é tudo a mesma coisa?

Pode até parecer, mas não é. No vestibular da Unicamp você tem a opção de escrever uma narração, por exemplo. Já no ENEM, você deve fazer uma dissertação-argumentativa. Só isso já muda muita coisa, imagine se a gente fosse pontuar todas as características?

É importante ressaltar que, diferente do que muita gente imagina, você não vai aprender uma receita para aplicar em seus textos. Quando falamos de redação temos que entender que há diversas possibilidades e que ela é relativa – é justamente aí que está a graça: você pode falar da mesma coisa de diversas formas.

Sendo assim, pratique bastante não para aprender uma regra estática, mas para ter um olhar mais crítico e descobrir qual a angulação adequada aos seus textos naquela determinada situação.
 

Você sabia que o Stoodi tem correção de redação? Conheça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *