Como definir metas pode te ajudar na preparação para o vestibular?

Confira as dicas

Como definir metas pode te ajudar na preparação para o vestibular?

 

Estudar focado para o vestibular, durante um ano inteiro, não é fácil – o processo de preparação para as provas é muito longo, possui tempo limitado e conteúdo bastante extenso.

Mas estabelecer algumas metas pode te ajudar nos estudos, sabia? Fique atento que vamos te contar como:

As metas, apesar de serem muito temidas por algumas pessoas, funcionam como um indicativo. Elas te ajudam a visualizar a situação dos seus estudos – para saber o que falta revisar e o que já foi feito.

As metas também são ótimas para você entender quais conteúdos deve priorizar. Ela te ajuda a se organizar, a tomar as melhores decisões com base na sua carreira e a traçar a sua estratégia de estudo, sempre visando o seu objetivo final.

Vamos te dar um exemplo prático. Se você começa o ano com um plano de estudos, você pode usar esse parâmetro para escolher suas metas.

Você poderia estabelecer que sua meta de fevereiro é não deixar o cronograma atrasar por conta do carnaval. Ou você poderia estabelecer que, naquele mês, você faria 10 exercícios extras para cada módulo estudado.

Quando falamos em metas, existe toda uma questão motivacional por trás desse conceito. Elas são pequenos, médios ou grandes motivos para você não se deixar levar pelo cansaço e acabar desanimando no meio do processo.

Por isso, uma das nossas dicas é separar suas metas em 4 níveis:

  • Metas diárias
  • Metas semanais
  • Metas mensais
  • Metas anuais

Como cada pessoa possui suas particularidades – e não queremos que as metas exerçam uma espécie de pressão, te deixando mais nervoso – vale cada estudante escolher os tipos de metas que mais “funcionam” para si.

As metas diárias são ótimas especialmente para o vestibulando que é tomado pela procrastinação. Ela te ajuda a deixar as desculpas de lado e partir para a ação.

Já as metas semanais são boas para quem tem dias de estudos bastantes diferentes, mas que delimitam o que será visto naquele curto espaço de tempo. Por exemplo, quem precisa do final de semana para complementar os estudos.

Como você terá mais tempo para alcançar as metas mensais, elas te ajudam a estabelecer objetivos mais desafiadores – como, por exemplo, revisar todo o conteúdo do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Esse é o tipo de tarefa que não tem como fazer em um dia, ficaria muito corrido para dar conta em uma semana e pode ser algo interessante para o mês.

Por fim, as metas anuais são os grandes objetivos que queremos conquistar – como passar no vestibular, por exemplo. Elas guiam todos os outros propósitos.

É por isso que, para seguir um plano de estudos de forma estratégica, você precisa saber muito bem qual é a sua grande meta e o que você precisa fazer para conquistá-la.

Antes de continuar, é preciso fazer uma ressalva: você é livre para formular as metas pelas quais você se adapte melhor! Não se pressione ou se force a fazer algo muito pesado. O objetivo das metas é sempre te incentivar.

Importante destacar também que não existe meta melhor ou pior. Existe aquela que funciona mais para você. Se as pequenas metas podem te ajudam a conquistar os objetivos maiores, as grandes finalidades são aquelas que guiam todas as suas decisões – elas são complementares.


Para seu estudo ficar cada vez melhor, a nossa última dica é: se dê recompensas simbólicas sempre que você completar uma meta.

Faça marcações, coloque checks na sua agenda e se permita desfrutar de um momento gostoso e confortável. Desta forma, você estimulará seu cérebro e fará de tudo para finalizar as outras tarefas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *