Tudo sobre a Redação da Fuvest

Saiba tudo sobre a redação da Fuvest e veja propostas de edições anteriores para entender melhor o formato dessa prova.

Tudo sobre a Redação da Fuvest

Professora Marina Sestito explica as principais características da prova

Você mandou muito na 1ª fase do vestibular da USP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e foi aprovado para a 2ª fase. Então vai ser a hora de encarar a redação da Fuvest. A coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, vai te contar as principais características dessa redação e explicar tudo o que você precisa fazer para criar um texto que atenda às exigências da banca examinadora.

“A Fuvest costuma solicitar uma abordagem mais sociológica e conceitual em seus temas de Redação”, introduz Sestito. “A estrutura do texto é uma dissertação argumentativa, ou seja, além de analisar o tema abordado, você deve se posicionar em relação a ele – lembrando que é sempre bom evitar o uso de primeira pessoa na dissertação”.

Para escrever uma  redação da Fuvest  bem fundamentada, a professora sugere que você construa uma análise e utilize exemplos concretos – nada de ficar apenas nas suposições. Outro ponto importante a se destacar é que nesse formato de redação o título é recomendado.

 

 

Como escrever a redação da Fuvest

Para obter uma boa nota, Marina Sestito explica em um passo a passo didático o que é preciso para elaborar uma dissertação fundamentada e que transmita a mensagem de forma clara. Confira 5 dicas da professora para você mandar bem na Redação da Fuvest:

Leia com atenção

Leia a proposta com atenção para compreender exatamente qual o recorte temático solicitado e minimizar as dúvidas.

Contextualização

Contextualize a redação apresentada. Já na Introdução, informe de maneira clara qual o tema e a tese que será defendida.

Fator motivador

Pergunte-se: “o que motiva a situação que estou analisando? Por que ela existe? Por que ela permanece existindo?”.

Linguagem clara

Utilize linguagem clara e adequada à norma padrão da Língua Portuguesa. Recorra a exemplos concretos e argumentos consistentes para defender seu ponto de vista.

Pontos de conexão

Conecte todos os elementos trazidos ao texto, para que não fiquem informações soltas.

 

Propostas de redação da Fuvest

Para ajudar a entender o que é pedido na redação da Fuvest  e como desenvolver um texto bem escrito e embasado, listamos os temas cobrados nas edições anteriores do vestibular para que você se familiarize com a abordagem da prova.  

Proposta Fuvest 2010: Um mundo por imagens – a construção de imagens sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.

Proposta Fuvest 2011: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

Proposta Fuvest 2012: Participação política: indispensável ou superada?

Proposta Fuvest 2013: Consumismo. Interpretação da propaganda “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X”

Proposta Fuvest 2014: Envelhecimento da população e modo como lidamos com os idosos.

Proposta Fuvest 2015: Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.

Proposta Fuvest 2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?

Proposta Fuvest 2017:  O homem saiu de sua menoridade?

Proposta Fuvest 2018:  Devem existir limites para a arte?

Um recurso importante que o site da Fuvest disponibiliza e que pode te ajudar a compreender como construir o seu texto é o acesso a algumas das redações modelo produzidas nos anos anteriores. Vale a pena consultar.

Bons estudos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *