Curso online x Curso presencial: entenda as diferenças entre ambos os modelos

Curso online x Curso presencial: entenda as diferenças entre ambos os modelos

Graças a evolução da tecnologia, muitas atividades que realizamos diariamente foram transformadas – inclusive os estudos.

Hoje, além de ter a possibilidade de fazer um curso em uma instituição presencial, é possível concluir etapas do ensino por meio de cursos online.

Mas qual é o melhor: curso online x curso presencial? Para ter essa resposta, entenda as diferenças entre ambos os modelos!

Sistema de aprendizagem

A primeira grande diferença entre o curso online x curso presencial é o modo como o conhecimento é disponibilizado.

No ensino presencial, temos o método de aprendizagem tradicional, em que um professor compartilha conhecimento de frente para uma sala de aula.

Como recursos, o professor tem o quadro e o projetor, além da possibilidade de aplicar testes e projetos com interação em tempo real.

Já no modelo online, tudo acontece de forma virtual. Nesse caso, existem as videoaulas pré-gravadas, ou até video aulas ao vivo.

Aqui, o professor precisa utilizar uma didática própria do mundo online, utilizando recursos de vídeo e edição para que os alunos tenham o máximo de aproveitamento.

Custos e mensalidades

Outro ponto que diferencia o curso online x curso presencial é o custo do ensino, tanto de mensalidades quanto de materiais de apoio.

Por ter uma estrutura mais enxuta, os cursos online costumam ser mais acessíveis.

Basta considerar que, diferente do ensino presencial, a aprendizagem virtual não depende de espaços físicos, que representam um gasto considerável.

Como algumas matérias são compartilhadas em vários cursos e não há limitação de estudantes por classe (uma vez que cada um estuda de sua casa), os custos dos cursos online são diluídos e reduzidos.

Não é por acaso que muitas instituições disponibilizam cursos online gratuitos, já que produzir esse tipo de material não é tão custoso quanto manter uma aula presencial.

Quem se beneficia é o estudante, que pode obter formação pagando pouco ou nada!

Interação

Quando consideramos o quesito custos, os cursos online parecem mais vantajosos. Entretanto, é preciso saber que essa modalidade tem uma interação reduzida entre alunos e professores.

Diferente do que acontece em uma sala de aula tradicional, em que todos os estudantes estão disponíveis e atentos em uma faixa de horário, nos cursos online cada um estuda quando quer (ou pode).

Assim, interagir com outros estudantes se torna algo raro, que acontece principalmente em ambientes virtuais, como fóruns e grupos de WhatsApp.

Para quem costuma sentir-se mais motivado ao trabalhar em equipe, a interação do curso online pode não ser tão interessante quanto aquela do curso presencial.

Rotina de estudos

Na comparação entre curso online x curso presencial, a rotina de estudos também se mostra diversa.

Isso porque, enquanto o ensino presencial tem dia e horário para as aulas, nos cursos online é o aluno que determina como será sua rotina de estudos.

Por conta disso, é preciso ter uma certa disciplina e seguir dicas para criar e manter uma rotina de estudos ao optar pelo curso online.

Provas e trabalhos

Uma das diferenças entre ambos os modelos de ensino está na forma de entregar as avaliações.

No ensino presencial, há mais espaço para o desenvolvimento de projetos em equipe, com trabalhos que são realizados no período da aula.

Por não contar com esse mesmo recurso, os cursos online costumam disponibilizar provas online, ou projetos que possam ser realizados individualmente.

Curso online x curso presencial: qual é o melhor?

Qualidade na aprendizagem e reconhecimento no mercado de trabalho fazem parte de ambas as modalidades de ensino. Mas será que é possível definir qual é o melhor?

A verdade é que essa definição varia de pessoa para pessoa. Afinal, cada um tem suas próprias características de aprendizagem, que combinam mais com o online ou com o presencial.

Por isso, na hora de optar por um curso, vale fazer uma boa pesquisa na grade curricular e no estilo de aprendizagem.

Assim, abastecido de informação, você poderá optar por cursos online ou presencial com mais segurança e dar um passo importante em sua formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *