Edital vestibular Fuvest: o que você precisa saber sobre?

Edital vestibular Fuvest: o que você precisa saber sobre?

Todos os anos, milhares de estudantes aguardam ansiosamente o edital do vestibular Fuvest — que é divulgado pela Fundação Universitária para o Vestibular. Afinal, o lançamento desse material indica que o processo seletivo para a Universidade de São Paulo (USP) começou e que é apenas uma questão de poucos meses para as provas.

Porém, diante de tanta expectativa e preocupação com o que está por vir, muita gente acaba não dando a devida importância ao que o edital traz. Por esse motivo, trouxemos os principais pontos levantados por ele para você ficar bem informado. Acompanhe!

É possível se inscrever como treineiro?

Muitos estudantes que estão no ensino médio, principalmente no 2º ano, têm vontade de prestar o vestibular, mesmo que não concorram a uma vaga de fato. Na verdade, eles querem ganhar experiência, nivelar o próprio conhecimento e se familiarizar com todas as etapas do processo de inscrição, provas e resultados.

Se esse também é o seu caso, pode ficar sossegado. Isso porque a Fuvest permite a inscrição tanto de candidatos quanto a de treineiros. E não só isso! A associação criou um sistema próprio de classificação para esse segundo grupo.

Basicamente, ele é feito conforme as três áreas do saber nos quais os cursos da USP se encaixam (ciências biológicas, ciências humanas e ciências exatas). Na prática, fica assim:

  • treinamento de humanas;
  • treinamento de biológicas;
  • treinamento de exatas.

Para cada um desses três eixos há 200 vagas fictícias — divididas, inclusive entre a ampla concorrência e o sistema de cotas. A ideia é justamente proporcionar aos treineiros a experiência mais próxima possível da concorrência do vestibular.

Quais cursos têm mais vagas ofertadas no edital de vestibular Fuvest?

O edital de vestibular Fuvest traz detalhadas as vagas disponíveis não apenas nos cursos, mas também por área do saber e campi da instituição. Algo que, sem dúvidas, é importante, já que a Universidade de São Paulo tem sete unidades acadêmicas — uma na capital e as demais em cidades interioranas do estado de São Paulo.

Apesar disso a quantidade de vagas não é um dado fixo, podendo ser alterado a cada edição e conforme as demandas da administração interna da USP, ok? Por exemplo, no vestibular de 2022 tivemos o seguinte panorama:

Ciências biológicas

  • Engenharia Agronômica (campi Piracicaba) com 160 vagas;
  • Medicina (campi São Paulo) com 122 vagas.

Ciências humanas

  • Letras (campi São Paulo) com 597 vagas;
  • Direito (campi São Paulo) com 321 vagas.

Ciências exatas

  • Computação (campi São Paulo) com 174 vagas;
  • Engenharia Elétrica (campi São Paulo) com 153 vagas.

O edital de vestibular Fuvest traz o conteúdo das provas?

A resposta é sim. No final do edital do vestibular Fuvest há o anexo de programas de cada matéria cobrada nas provas. Inclusive, com indicações de tópicos específicos. Para completar, a fundação ainda explica quais competências o processo seletivo busca avaliar nos candidatos. Veja alguns conteúdos cobrados na edição de 2022:

  • Biologia: biologia celular, hereditariedade, ecologia humana etc.;
  • Física: mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo etc.;
  • História: antiga, medieval, contemporânea etc.
  • Química: transformações químicas, materiais, água na natureza etc.;
  • Matemática: geometria, estatística, funções etc.;
  • Geografia: espaço mundial, espaço geográfico brasileiro, questões ambientais etc.;
  • Português: norma ortográfica, literatura brasileira, organização do texto etc.;
  • Inglês: vocabulário, leitura e gramática da língua inglesa.

Como são as provas para ingressar na USP?

O vestibular acontece em duas etapas, sendo a primeira voltada para a avaliação dos conhecimentos gerais. Ao todo, são cinco horas de prova para que o estudante realize 90 questões objetivas. Já a segunda é centrada na redação e nos conhecimentos específicos.

Para tanto, ela ocorre em dois dias distintos. Na primeira data é aplicado o exame de Português e a produção textual. Na segunda data há o teste das disciplinas específicas relacionadas a cada curso. Vale mencionar que ambos os dias terão o tempo total de quatro horas de prova e que as 22 questões da segunda fase são discursivas.

Por fim, fique atento: os portões abrem às 12h e fecham às 13h em ponto. Portanto, o ideal é se programar para chegar ao seu local de prova o mais cedo possível e não ter perigo de imprevistos no trajeto de deslocamento até lá (como engarrafamentos, interdições de ruas ou acidentes).

O que pode causar a desclassificação no vestibular?

A Fuvest determina que os candidatos devem ter uma caneta esferográfica azul para responder as provas. Logo, canetas de outras cores e materiais estão proibidas.

Além disso, está vedado o registro das questões dos exames, a utilização de linguagem ofensiva ou obscena nas questões discursivas da segunda fase e o uso de aparelhos eletrônicos. O não cumprimento dessas regras gera desclassificação imediata.

Quais as regras para passar da primeira para a segunda fase do vestibular Fuvest?

Há duas regras estabelecidas no edital do vestibular Fuvest para que os candidatos passem da primeira para a segunda fase do processo seletivo. A primeira é que você precisa acertar, no mínimo, 30% de toda a prova de conhecimentos gerais — o que dá cerca de 27 questões. Quem faz menos que isso já está automaticamente desclassificado.

A segunda, por sua vez, é a mais importante. Isso porque a Fundação Universitária para o Vestibular determina que vai para a segunda fase o total de quatro vezes o número de vagas oferecidas no curso da USP. Por exemplo, se há 40 vagas para a ampla concorrência em Medicina, isso significa que 160 estudantes disputarão a segunda fase.

Para tanto, serão selecionados aqueles candidatos que tiveram os melhores desempenhos na primeira fase. Na prática, isso significa que você precisa se sobressair em relação à concorrência desde o início.

Em resumo, fica claro que o edital do vestibular Fuvest não serve apenas para apontar datas e marcar o início do processo seletivo da USP. Ao contrário, ele traz informações cruciais que o vestibulando pode (e deve) usar para estudar melhor, se preparar para a aplicação de provas e o principal: alcançar a sonhada aprovação. Portanto, acesse-o no site da Fuvest e aproveite!

Agora conta para a gente nos comentários: qual curso você deseja fazer na Universidade de São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *