Entenda como é a prova de redação da Unicamp

Textos produzidos pelos candidatos devem proporcionar uma leitura fluida e envolvente

Entenda como é a prova de redação da Unicamp

Textos produzidos pelos candidatos devem proporcionar uma leitura fluida e envolvente

Se tem uma coisa que a Unicamp preza é a conexão entre as matérias e a capacidade dos alunos em dialogar com diferentes temas e interlocutores. Isso fica muito claro na parte de redação do exame.

De acordo com a universidade, “a prova possui duas tarefas obrigatórias com a função de reproduzir o discurso do mundo real”. Ou seja, o aluno pode se deparar tanto com o pedido de uma dissertação, como de um e-mail, por exemplo.

Isso acontece porque, diferente de outros vestibulares, a Unicamp destaca estruturas de textos formais, semiformais e informais, avaliando a capacidade do candidato em seguir o gênero solicitado, de cumprir e articular o propósito da tarefa.

Para mandar bem nas redações, a professora Marina sugere que o aluno leia com atenção os temas e faça exatamente o que é proposto – mesmo que pareça simples demais. “A prova da Unicamp trabalha com todos os tipos de textos possíveis, ela é muito inteligente”, explica.

Descubra como fazer uma boa redação no formato Unicamp.

Confira as tarefas das últimas 5 edições:

2015 – Síntese sobre a humanização no atendimento à saúde; carta-convite à comunidade escolar (alunos, professores, pais, gestores e funcionários) para solucionar incidentes de violência

2014 – Relatório sobre oficina cultural em uma escola; Carta aberta de uma associação, dirigida a autoridades, sobre problemas no trânsito

2013 – Resumo de um texto sobre pessimismo; carta a redatores de um jornal sobre alcoolismo

2012 – Comentário de internet sobre a profissão de cientista; manifesto de estudantes de uma escola sobre monitoramento online; verbete explicando o conceito de computação em nuvem

2011 – E-mail para a MTV; Líder de grêmio estudantil escrevendo um discurso; Artigo sobre catástrofes de chuvas

Informações do Manual do Candidato 

Gostou das nossas dicas? Para mandar bem no vestibular da Unicamp cadastre-se no Stoodi e confira nossas videoaulas e o guia completo da Unicamp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *