FGV Enem: exames, redações e mais!

Confira tudo sobre as possibilidades de entrada na FGV pelo Enem e tire todas suas dúvidas!

FGV Enem: exames, redações e mais!

Reunir informações sobre os vestibulares é um trunfo na mão de um estudante prestes a entrar na universidade. A FGV Enem é um processo bem interessantes de se estar a par. Essa fundação disponibiliza vagas para todos os seus cursos por meio do exame nacional, sendo uma porta de entrada ampla para um instituto de ensino com tanto prestígio.

Pensando na diferença que tais informações podem fazer em sua vida acadêmica, criamos esse pequeno guia com tudo o que precisar saber sobre o Enem FGV. Aqui, você obterá dados importantes sobre o funcionamento da avaliação, as particularidades desse instituto de ensino, além de outras dicas essenciais para garantir sua vaga!

Ainda traremos um bloco sobre a redação, assunto muito relevante para a preparação do estudante que vai prestar o Enem. Por fim, escrevemos também a respeito das possibilidades de trabalho como colaborador no Enem FGV, já que essa instituição também tem um papel importante na aplicação do exame. Vamos lá?

O que é FGV?

Sigla para Fundação Getúlio Vargas, a FGV tem mais de meio século de história para contar. Fundada em 1944, ela foi uma das pioneiras na construção das bases da educação profissional do país. Um exemplo nesse sentido foi seu pioneirismo ao criar as primeiras pós-graduações stricto-sensu em administração, economia e psicologia.

Inicialmente, o trabalho da fundação era voltado apenas para essas áreas econômicas e de gestão. Nesse sentido, vale mencionar outro trabalho realizado por eles até hoje, que vai além do simples ensino, em coletar dados e devolver à sociedade análises importantes sobre questões econômicas e demográficas.

Com o passar do tempo, o alcance da FGV foi se expandindo, com a criação de muitos outros cursos nas áreas de humanas, direito e exatas. Além disso, a fundação também é um polo no desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento científico em geral.

Como ingressar na FGV pelo Enem?

Como mencionamos, todos os cursos de graduação da FGV possibilitam entrada através do Enem. Atualmente, a instituição conta com uma grade de 13 modalidades, dos campos da economia e administração, ciências do estado e sociais aplicadas.

São por volta 161 vagas reservadas para a entrada pelo Enem em cada semestre letivo, o que se traduz em uma boa chance de ingresso para o estudante interessado. Com relação a localidade, as formações são oferecidas presencialmente em três cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Além do vestibular tradicional, a FGV aceita a nota do Enem como critério para entrada do aluno em suas vagas. Isso quer dizer que você nem precisará fazer um vestibular específico para a fundação.

Basta se cadastrar no site da FGV Enem, lá você encontrará todas as informações sobre os exames. Se tiver o número de pontos condizente com a nota exigida e a quantidade de vagas, você poderá se matricular normalmente nessa que é uma das instituições com maior reconhecimento nacional no campo do ensino e pesquisa.

Vestibular FGV

O vestibular FGV funciona nos moldes tradicionais desse tipo de avaliação em nosso país. Iremos te dar uma descrição geral desse processo, mas cada curso e unidade da FGV têm algumas particularidades nessa seleção. Portanto, vale a pena dar uma olhada nos editais disponibilizados por eles sobre cada modalidade em sua respectiva cidade.

É um processo seletivo que ocorre, normalmente, em duas grandes fases. A primeira delas é dividida em duas etapas menores: o módulo objetivo e o módulo discursivo. Já a segunda, conta basicamente com um exame oral.

No módulo objetivo, você terá que responder quatro cadernos com questões relacionadas às seguintes disciplinas:

  • matemática;
  • língua portuguesa, literatura e interpretação de textos;
  • língua inglesa e interpretação de textos;
  • ciências humanas — história, geografia e atualidades.

Já no segundo momento, você será avaliado em uma prova de habilidades específicas e terá de escrever uma redação similar aos moldes da redação do Enem. Para cursos de economia e administração, por exemplo, haverá a prova de matemática aplicada.

Diferentemente da prova comum dessa disciplina, com a avaliação por respostas de múltipla escolha, aqui o estudante será avaliado também pela progressão do raciocínio até chegar a resposta.

prova fgv enem

Datas do vestibular FGV 2020

Os exames da FGV ocorrem em diferentes datas, para diferentes Estados e cursos:

Brasília

– 1ª fase: 1º de dezembro de 2019
– 2ª fase (exame oral): dias 13 a 17 de janeiro de 2020

Rio de Janeiro (todos os cursos)

– 27 de outubro de 2019

São Paulo

– Administração de Empresas e Administração Pública

– 1ª fase: 1º de dezembro de 2019
– 2ª fase (exame oral): dias 13 a 17 de janeiro de 2020

– Economia

– 1ª fase: 17 de novembro de 2019
– 2ª fase: 8 de dezembro de 2019

– Direito

– 1ª fase: 15 e 20 de novembro de 2019
– 2ª fase: 16 a 20 de dezembro de 2019

Relações Internacionais

– 17 de novembro de 2019

Enem redações FGV

Recentemente, a banca responsável pela avaliação das redações do Enem passou a ser responsabilidade da FGV. É natural que isso ocorra, levando em conta a tradição da instituição em fornecer processos seletivos isentos e de qualidade confirmada.

Esse processo se iniciou em 2018 e é provável que continue assim nos próximos anos. Tomando como base os parâmetros da redação de vestibular da própria FGV, é possível ter indicações interessantes do que esperar da redação do Enem em cada ano.

Além disso, para quem já está graduado na área, é uma ótima oportunidade de trabalho tanto do ponto de vista financeiro quanto na agregação de valor para o currículo. A seguir, vamos falar um pouco sobre essa possibilidade de entrada.

Como se tornar um colaborador da FGV Enem?

Como era de se esperar, nem todas as pessoas conseguem ser um avaliador de redações do Enem. É necessário ter um diploma de graduação em letras ou áreas análogas, de uma instituição que receba o selo do Ministério da Educação (MEC) de qualidade.

Além disso, o candidato não pode ter nenhum vínculo empregatício com cursinhos pré-vestibulares e outras instituições relacionadas. Também é vedado a essa seleção as pessoas que se inscreveram como vestibulandos no Enem no ano em questão.

Você já deve ter noção da seriedade do assunto quando falamos em correção das redações do Enem. É por isso que cada pessoa selecionada também passará por uma formação a distância de, pelo menos, um mês, para absorver todas as diretrizes e regras que concernem o avaliador.

Com este texto, esperamos que você tenha entendido um pouco da relação FGV Enem e também aprendido sobre o valor de uma instituição como a Fundação Getúlio Vargas em nossa sociedade.

Ela é responsável não só pela formação de futuros profissionais, como pela manutenção de dados importantíssimos sobre o país e também por boa parte da realização anual do Enem. É um exemplo, portanto, de instituto de ensino que tem grande compromisso com a sociedade e com a produção de conhecimento científico.

Fazer parte dessa organização, seja como estudante ou como avaliador, é entrar em contato com o que há de mais atual no campo da qualificação profissional. Além do vestibular regular, também existe uma grande oferta de ingresso pelo Enem, portanto só cabe a você dar os próximos passos para chegar lá!

Quer uma dica nesse sentido? Conheça a nossa ferramenta para criação de planos de estudos! Basta entrar lá e você terá acesso a um mecanismo que pode fazer toda a diferença em seu nível de produtividade!

Por fim, recomendamos que conheça nosso guia completo sobre o Enem! Lá você encontrará toda a informação que necessita para se preparar adequadamente para o exame, conseguir ótimas notas e enfim alcançar a vaga desejada no mundo universitário.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *