FGV Vestibular: como funciona, resultados e mais!

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da FGV, uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil!

FGV Vestibular: como funciona, resultados e mais!

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi pioneira na área do Ensino Superior, sendo a primeira instituição da América do Sul a oferecer os cursos de bacharelado em Administração de Empresas e Administração Pública. O vestibular FGV é uma excelente oportunidade para quem deseja estudar em uma instituição de qualidade e reconhecida pelo mercado.

Os cursos são oferecidos em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. O processo seletivo abrange as graduações em Administração, Administração de Empresas, Administração Pública, Direito, Ciências Sociais, Economia, Relações Internacionais e Matemática Aplicada.

Continue a leitura para saber mais sobre o vestibular FGV e prepare-se para a sua aprovação!

O que é FGV?

A Fundação Getúlio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 e é uma instituição de ensino referência no Brasil e no exterior por seus programas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e, também, pelos seus trabalhos de consultoria. Devido à sua importância, a FGV buscar ser uma instituição inovadora, tanto para seus alunos quanto para a sociedade.

Como centro de referência, é líder no desenvolvimento de ideias que contribuem para o crescimento nacional. A instituição estimula a pesquisa acadêmica, resultando em uma produção de relevância. Os projetos abordam temas relacionados à macro e microeconomia, além de programas de estudo em história, educação, ciências sociais, cidadania, justiça e política.

Sua sede fica no Rio de Janeiro, mas a FGV tem filiais em São Paulo e em Brasília. Por meio de uma rede de instituições conveniadas, também são oferecidos cursos em cerca de 100 cidades do Brasil. Em geral, são cursos de Extensão, Educação Executiva e MBAs em diversas áreas do conhecimento.

Os serviços oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas contribuem para o aumento da competitividade e produtividade das empresas. A instituição promove o conhecimento das dinâmicas e práticas do mercado, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em suas áreas.

Como funciona o vestibular da FGV?

As provas do vestibular aberto FGV têm como base o programa do Ensino Médio. Elas são elaboradas de acordo com o conteúdo indicado no Manual do Candidato. Nesse documento, é possível encontrar a bibliografia, os programas das disciplinas e as orientações das bancas examinadoras.

O exame compreende dois módulos (discursivo e objetivo), que são realizados em um único dia. Cada bloco tem duração de 4 horas. Os candidatos devem, ainda, elaborar um texto dissertativo, que demonstre as seguintes competências:

  • conhecimento do tema;
  • domínio da estrutura dissertativa;
  • articulação correta dos elementos discursivos e linguísticos;
  • argumentação coerente e consistente;
  • expressão correta e clara, de acordo com as normas da língua escrita padrão;
  • pertinência da seleção lexical.

Os cursos e as vaga oferecidas estão listados a seguir.

Brasília:

  • Administração Pública: 50 vagas.

Rio de Janeiro:

  • Administração, Direito e Economia: 100 vagas cada;
  • Ciência de Dados: 40 vagas;
  • Ciências Sociais: 50 vagas;
  • Matemática Aplicada: 51 vagas.

São Paulo:

  • Administração de Empresas: 250 vagas;
  • Direito: 80 vagas;
  • Administração Pública, Economia e Relações Internacionais: 100 vagas cada.

Direito

computador

O curso de Direito da FGV é um dos mais disputados. O processo seletivo para quem sonha em fazer essa graduação é dividido em duas etapas.

A primeira fase do vestibular é composta por provas com questões discursivas, além de uma redação. Os temas abordados são:

A segunda etapa consiste de um exame oral. Essa avaliação tem duração máxima de uma hora e meia e é aplicada apenas para os candidatos que se classificarem na primeira fase do vestibular.

FGV vestibular: inscrições

É possível se inscrever para o vestibular FGV 2020 até as 18 horas do dia 8 de outubro de 2019. A novidade deste ano é que todos os cursos vão aceitar inscrições via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É possível se candidatar até 10 de janeiro do próximo ano.

Os candidatos estrangeiros que desejam fazer algum curso no Rio de Janeiro ou em São Paulo poderão ingressar por meio do processo seletivo internacional. Quem já cursou ou vai concluir o Ensino Médio em escola pública no Brasil, ou que recebeu bolsa de 100% em instituições da rede privada, pode solicitar isenção da taxa de inscrição.

FGV: resultado vestibular

As provas do vestibular FGV acontecem em dias diferentes, de acordo com a cidade. Por isso, os resultados também são liberados em datas distintas. Confira o calendário de provas para a entrada em 2020.

Brasília:

  • primeira fase: 1° de dezembro de 2019;
  • segunda fase: 13 a 17 de janeiro de 2020;
  • resultados: 8 de janeiro (primeira fase) e 23 de janeiro de 2020 (final).

Rio de Janeiro:

  • provas: 27 de outubro de 2019;
  • resultados: 29 de novembro de 2019.

São Paulo:

  • as provas acontecem entre 15 de novembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020, de acordo com o curso. Ainda não há data para a divulgação dos resultados.

Edital vestibular FGV

Ler o edital é fundamental para qualquer prova que você vai prestar, seja ela o vestibular ou um concurso público. Esse documento apresenta todas as informações necessárias para fazer o exame.

No edital, você encontra tudo o que precisa saber sobre o curso, as vagas ofertadas, as inscrições, os documentos, as datas e locais de realização das provas, as matrículas etc. É importante seguir todas as instruções apresentadas no documento.

Além do edital do vestibular, a FGV fornece as provas e os gabaritos dos processos seletivos anteriores. Também é possível consultar o Manual do Candidato, de acordo com o curso que você deseja fazer. Dessa forma, você pode estudar e tentar refazer as questões que já caíram no exame para avaliar o seu desempenho.

O vestibular FGV é uma boa opção para quem quer estudar em uma instituição que oferece apoio aos estudantes, infraestrutura completa, professores qualificados, conteúdo didático e parcerias internacionais. Além disso, a FGV oferece bolsas de estudo de acordo com as necessidades dos alunos, além de fornecer auxílios para aqueles que se destacam no vestibular.

Quer se preparar para o vestibular ou ENEM? Comece com o nosso Plano de Estudos! Depois, acesse nosso blog para revisar as matérias e se manter atualizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *