Fuvest 2019: confira como foi a primeira fase!

Veja tudo sobre a primeira fase da Fuvest 2019!

Fuvest 2019: confira como foi a primeira fase!

No domingo, dia 25 de novembro, candidatos realizaram a primeira fase do vestibular da Fuvest. O número de inscritos foi de 127.786, mas 10.586 estudantes não compareceram. Esse foi  o menor índice de abstenção dos últimos oito anos.

A Fuvest já divulgou o gabarito oficial e o caderno de questões da primeira fase do vestibular.

Veja algumas das questões consideradas as mais complexas deste ano.

Redação

Geografia

Na prova de geografia, a questão envolvia conhecimentos geográficos, entretanto, para resolver a questão era necessário associar conceitos de química. A alternativa correta de acordo com o gabarito da Fuvest é a C.

fuvest 2019

Crédito: G1

Física

Já na prova de Física, professores encontraram um erro conceitual a respeito do fenômeno de velocidade angular. Segundo o gabarito oficial da Fuvest, a alternativa correta é a B, mas para diversos professores a correta seria a A.

Fuvest 2019

Crédito: G1

Biologia

Em biologia, a questão considerada mais difícil foi sobre o efeito estufa. Para sua compreensão era necessário entender conceitos de física. A alternativa julgada correta no gabarito foi a A.

fuevst 2019

Crédito: G1

Nesta questão o aluno deveria perceber que a energia solar incidente na atmosfera possui menor comprimento de onda sobre a energia refletida.

Matemática

Na prova de matemática, professores depararam-se com uma questão já utilizada no vestibular da Fuvest no ano de 1994. O enunciado da questão era exatamente o mesmo, o que se diferenciava eram as alternativas.

fuvest 2019

Crédito: G1

História

A questão de história necessitava do candidato amplo conhecimento sobre o século XIX e XX, mais precisamente sobre os processo históricos e as tradições da época, o que exigia maior reflexão. A alternativa classificada como correta é a D.

fuvest 2019

Crédito: G1

Português

Na prova de Língua Portuguesa, as obras literárias de leitura obrigatória, a Fuvest cobrou seis: Iracema, de José de Alencar, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, A Relíquia, de Eça de Queirós, Claro Enigma,  de Carlos Drummond de Andrade e Sagarana, de Guimarães Rosa.

As questões envolviam certa análise, domínio do enredo e compreensão da crítica literária e estrutura narrativa.

Um exemplo foi a questão do crítico literário Antonio Candido, que tinha o objetivo de identificar as obras que correspondiam aos fragmentos de suas análises.

fuvest 2019

Crédito: G1

A alternativa E foi a considerada correta de acordo com o gabarito.

      A prova deste ano abordou diversas questões interdisciplinares para sua resolução. Tanto os alunos como diversos professores qualificaram a prova como bastante abrangente e difícil. Foi necessário um maior conhecimento dos conceitos para a compreensão e para conseguir solucionar as questões que envolviam mais de uma disciplina.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 10 de dezembro no próprio site da Fuvest e o resultado dos treineiros no dia 6 de fevereiro de 2019. Já as provas da segunda fase para os aprovados ocorrerão nos dias 6 e 7 de janeiro.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o mundo dos vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi, faça nossos exercícios e garanta sua vaga na universidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *