Lista de obras obrigatória para o vestibular da Cásper Líbero

Faculdade Cásper Líbero tem lista de obras obrigatórias diferente de outros vestibulares. Confira os 10 materiais.

Lista de obras obrigatória para o vestibular da Cásper Líbero

Ao todo, são pedidos 6 livros e 4 filmes ao candidato

Foto: Reprodução/Divulgação Gustavo Carneiro

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2016 da Faculdade Cásper Líbero. O candidato que estiver interessado em cursar um dos quatro cursos de comunicação (publicidade e propaganda, rádio e TV, relações públicas e jornalismo) deve realizar a inscrição aqui e se atentar a lista de obras obrigatórias.

A prova da FCL é um pouco diferente dos outros vestibulares – como da fuvest, por exemplo. Ela possui uma lista de conteúdos obrigatórios que engloba 6 livros e 4 filmes. Confira:
Livros

Viagens na minha terra, Almeida Garrett

O romance português de Garrett, publicado em 1846, relata as impressões e vivências de uma viagem feita de Lisboa a Santarém. A obra, que utiliza o recurso da ironia, conta com citações literárias e muita intertextualidade para destacar a crise política e social do país.

Papéis avulsos, Machado de Assis

Escrito em fase realista, Papéis avulsos, de Machado de Assis, foi publicado em 1882. O livro reúne 12 contos clássicos – a princípio sem ligação – que questionam a moral e os valores da sociedade. A coletânea possui um humor cético e conta com seu pessimismo característico. Entre os principais textos, destacam-se O alienista, Teoria do medalhão e O espelho.

A cidade e as serras, Eça de Queiroz

A obra publicada em 1901, um ano após a morte de Eça de Queiroz, apresenta reflexão sobre a diferença dos centros urbanos e o campo. Utilizando-se da comparação, a narrativa é contada por José Fernandes, o personagem amigo de Jacinto. A história se passa no século XIX e satiriza Paris.

Capitães da areia, Jorge Amado

O romance de Jorge Amado, publicado em 1937, retrata o dia a dia de meninos que moram nas ruas, mais especificamente na região do cais. Sem personagem principal, o grupo marginalizado precisa trapacear outras pessoas para sobreviver. Por meio da obra são discutidos temas como abandono, infância, prisão e, até mesmo, doenças.

Os melhores contos de João Antônio (1997) – conto “Paulinho Perna Torta”

Em função de o livro “Os Melhores contos de João Antônio” ter saído de catálogo, o Vestibular da Faculdade Cásper Líbero adotará neste ano somente um dos contos da coletânea, “Paulinho Perna Torta”, que pode ser encontrado em um dos seguintes livros do autor: “Contos reunidos” (São Paulo: Cosac Naify, 2012) e “Leão de chácara” (São Paulo: Cosac Naify, 2012).

Toda poesia, Paulo Leminski

A coletânea Toda Poesia, publicada em 2013, reúne versos e aborda a trajetória do poeta Paulo Leminski. Ele, que escreveu desde 1976 até 1989, é um marco na poesia contemporânea brasileira.

Filmes

Corações e mentes, Peter Davis

O documentário de Peter Davis de 1974 mostra os danos e perdas a partir da guerra do Vietnã. As imagens relatam os efeitos desastrosos do conflito com o olhar dos sobreviventes vietnamitas.

Trabalho interno, Charles Ferguson

O filme lançado em 2010 busca explicar os motivos da crise 2008 e expor seu impacto em várias partes do mundo. Para isso, o longa conta com a opinião de economistas, políticos e jornalistas entrevistados.

Tropicália, Marcelo Machado

O documentário lançado em 2011 apesenta uma análise do movimento musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil durante a ditadura militar no Brasil. O material reúne depoimentos e imagens do período.

O dia que durou 21 anos, Camilo Tavares

O documentário “O dia que durou 21 anos”, lançado em 2012 e dirigido por Camilo Tavares, revela áudios sigilosos de telefonemas da Casa Branca e documentos secretos da relação Estados Unidos-Brasil durante o Golpe de 64.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *