Melhores faculdades de Pedagogia do Brasil

Conheça as melhores faculdades de Pedagogia do Brasil, de acordo com três rankings diferentes.

Melhores faculdades de Pedagogia do Brasil

Confira avaliações do Enade, RUF e QS World University Rankings

A licenciatura em Pedagogia é um dos cursos mais procurados do Brasil. É a partir dele que os estudantes podem se capacitar para lecionar, desde o maternal até o fim do ensino fundamental.

O profissional com licenciatura em Pedagogia não precisa, necessariamente, ser professor. Ele também pode participar da parte administrativa das instituições de ensino, orientando a linha de educação a ser seguida e estabelecendo métodos a serem utilizados pelo corpo docente.

O curso de Pedagogia dura, em média, quatro anos e ensina metodologias específicas que são fundamentais para o desenvolvimento de uma estrutura de educação, além de mostrar o funcionamento do sistema de ensino, formas de administração e inovações educacionais.

Para ajudar você a escolher a melhor faculdade de Pedagogia, destacamos os principais cursos avaliados pelo Enade, Ranking Universitário Folha e também o QS World University Rankings. São três análises diferentes, que irão fornecer informações importantes para facilitar sua decisão.

Essa é uma série que irá trazer as melhores universidades brasileiras para os cursos mais buscados pelos estudantes do país. O primeiro post da série foi sobre as melhores faculdades de Medicina do Brasil.

Melhores faculdades de Pedagogia, segundo o Enade

O Enade avalia o desempenho dos estudantes que acabaram de entrar em um curso universitário e também aqueles que estão em fase de conclusão. O objetivo é entender qual o nível de conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo programático do curso em que estão matriculados.

Você não verá a Universidade de São Paulo nessa lista. Isso acontece porque a instituição não participa do Enade, por vontade própria,  ficando de fora dessa avaliação.

Enade:

1º) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

2º) Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

3º) Universidade São Judas Tadeu

4º) Faculdade Três de Maio – Campus Três de Maio-RS

5º) Universidade Paulista (Unip) – Campus Santana de Parnaíba

6º) Universidade Paulista (Unip) – Campus Assis

7º) Faculdade Anglo-Americano de Chapecó

8º) Instituto Superior de Educação Ocidemnte – Campus Salvador

9º) Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – Campus Sorocaba

10º) Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim-RS

Melhores faculdades de Pedagogia, segundo o Ranking Universitário Folha

O Ranking Universitário Folha avalia anualmente os 40 cursos com o maior número de ingressantes do país. São analisados centros universitários, universidades e faculdades. Os indicadores levados em consideração nessa análise são a qualidade de ensino e participação de mercado.

Anualmente, os cursos que fazem parte do Ranking Universitário Folha podem variar porque a lista depende da quantidade de alunos que ingressaram em cada um deles.

Ranking Universitário Folha:

1º) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2º) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3º) Universidade de São Paulo (USP)

4º) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

5º) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

6º) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

7º) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

8º) Universidade de Brasília (UnB)

9º) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

10º) Universidade Federal Fluminense (UFF)

Melhores faculdades de Pedagogia, segundo o QS World University Rankings

A consultoria Quacquarelli Symonds avalia a qualidade de universidades e cursos ao redor do mundo. Após essa análise, a QS cria rankings com informações de desempenho de cada instituição para ajudar você a fazer a melhor escolha de carreira.

Em uma listagem incluindo universidades de todo o mundo, quatro instituições brasileiras aparecem como referência na licenciatura de Pedagogia. São elas:

Universidade de São Paulo (USP)

A USP é a primeira universidade nacional na lista de avaliação da consultoria. Ela ficou na faixa 51-100 entre as 100 melhores faculdades de Pedagogia do mundo.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Unicamp já aparece na faixa seguinte entre as melhores instituições de educação superior para a área de Pedagogia. Ela ficou na faixa 101-150.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Saindo um pouco de São Paulo, a 3ª instituição brasileira a marcar presença na lista da QS é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ficou na faixa 201-250.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fechando a lista de faculdades brasileiras de Pedagogia entre as melhores do mundo, aparece a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na faixa 251-300.

Quer começar a estudar agora? Então, cadastre-se no Stoodie prepare-se para seu vestibular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *