O que devo levar para a prova da Unesp?

Veja o que você pode levar e o que não é permitido na prova da Unesp.

O que devo levar para a prova da Unesp?

Para você que se preparou durante todo o ano para o vestibular da Unesp, criamos este post especial com informações que serão bastante úteis para orientar sobre o que levar na prova da Unesp e o que deve ser evitado.

Afinal de contas, tudo o que o estudante não quer é jogar fora um ano inteiro de estudos porque levou algum material que não era permitido para realizar o vestibular ou esqueceu o documento original de identificação, não é mesmo?

Fique de olho nestas dicas para chegar preparado ao seu local de prova e arrebentar na hora de responder às questões!

Quais são os horários e datas das provas da Unesp?

Os portões serão abertos às 13h para que os estudantes possam ingressar no local de prova. Eles serão fechados às 14h e não serão permitidos retardatários.

As provas têm início às 14h, no horário de Brasília, e os candidatos apenas poderão deixar o prédio após três horas e meia do início do vestibular. O tempo total de prova será de quatro horas e meia.

Em 2022, a primeira fase do vestibular tem previsão para o mês de outubro. Já os candidatos convocados para a segunda fase deverão fazer as provas em dezembro.

O resultado da Unesp será divulgado conforme calendário disponível no edital. Lembre-se de que sempre há possibilidade de alteração. Contudo, nesse caso, a instituição retifica a informação no próprio portal.

Qual a estrutura da prova?

O vestibular da Unesp é dividido em etapas. A inicial é a de conhecimentos gerais. Todos os estudantes inscritos no processo seletivo a realizam. Já a segunda é a de conhecimentos específicos — que é voltada apenas para o selecionados na fase anterior.

A primeira etapa é composta de 90 questões objetivas, com respostas a serem escolhidas em múltipla escolha, com 5 alternativas cada.

Serão 30 questões separadas em três áreas diferentes, estudadas durante o ensino médio:

  • Linguagens e Códigos: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
  • Ciências Humanas: elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática.

Já a segunda etapa tem 60 questões objetivas e de múltipla escolha divididas igualmente entre as áreas do saber descritas acima. Para completar, no mesmo dia dessa prova, você também realiza a de redação — uma dissertação sobre o tema sugerido.

Quais são as características da prova da Unesp?

A princípio, o vestibular da Unesp é similar a processos seletivos de outras instituições. Porém, ele vai além das provas de conhecimentos gerais e específicos para os cursos de Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais e Música. Isso porque, para essas formações, são exigidas algumas provas de habilidade (tanto escritas quanto práticas).

A ideia é avaliar não só o conhecimento técnico sobre instrumentos e questões do audiovisual, mas também as habilidades artísticas dos candidatos. Portanto, se você tem interesse na área, é fundamental se informar de antemão sobre essa avaliação extra, combinado?

mochila de materiais para prova da unesp

Quais documentos são aceitos na Unesp?

É importante lembrar que, para poder ingressar no local de prova e realizá-la, o estudante deve portar um documento de identificação original com foto.

Cópias simples e cópias autenticadas não são aceitas pelos fiscais de prova dada a possibilidade de alteração ou falsificação. Caso você não disponha do seu RG com você no momento, saiba que os documentos abaixo também são válidos:

  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Certificado Militar;
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares;
  • Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.

Escolha o seu e já deixe separado um dia antes da prova (em um local visível e de fácil acesso). Assim, não há perigo de esquecer ou pior: perdê-lo em cima da hora.

O que levar na prova da Unesp?

A Unesp é mais flexível que o Enem no caso dos materiais permitidos para a realização da prova. Além da caneta esferográfica preta de material transparente, há outros itens que podem ser portados pelo estudante. São eles:

  • lápis preto;
  • apontador;
  • borracha;
  • régua transparente.

Contudo, atenção: a folha de respostas deve ter os itens assinalados com a caneta, ok? Do contrário, por mais que estejam certos, eles não serão validados e devidamente corrigidos.

Por que levar um garrafa de água para a prova?

Devido à longa duração da aplicação da primeira e segunda fase do vestibular, todo estudante pode levar consigo uma garrafa de água para se hidratar. Isso, inclusive, é bastante recomendado por educadores, já que o vestibulando não pode deixar a sala da prova para ir a um bebedouro, por exemplo.

Portanto, não esqueça a sua. Manter-se hidratado é importante não só para evitar a sede, mas para garantir o bom funcionamento do seu corpo e mente.

O que é proibido na prova da Unesp?

Fique de olho nesta lista de materiais, porque, se você estiver portando algum desses objetos, poderá ser eliminado da prova. Entre as coisas que você não deve levar para fazer a prova da Unesp, estão:

  • calculadora;
  • telefone celular;
  • relógio;
  • reprodutor de áudio de qualquer natureza;
  • protetor auricular;
  • boné;
  • bandana;
  • gorro;
  • chapéu;
  • óculos de sol;
  • armas de fogo.

Porém, se ainda assim você estiver com um ou outro, não se desespere. Há uma solução. Eles deverão ser embalados dentro de um saco plástico fornecido na sala de prova pelo fiscal responsável pelo local. Basta apenas solicitar a ele.

Por que ler o edital do vestibular antes de ir para o local da prova?

A resposta é simples: para se certificar sobre o que levar na prova da Unesp e, em especial, a respeito daquilo que deve ficar em casa. Afinal, já dizia o ditado: melhor prevenir do que remediar!

Além disso, essa conferida é importante porque podem ocorrer atualizações ou alterações no edital a respeito não só desse assunto, mas também sobre o local e o horário do exame, a forma de correção das questões, a quantidade de vagas disponíveis na edição do vestibular etc.

Como se preparar para a prova da Unesp?

Para estudar de maneira eficiente para a prova da Unesp, conte com a plataforma Stoodi. O motivo é simples: você tem monitoria para resolver suas dúvidas, correção de redações, cronograma de estudo adaptado às suas necessidades e um acervo completo de videoaulas e exercícios de todas as matérias.

Tomadas todas essas medidas, você saberá o que levar na prova da Unesp e o principal: ficará um passo mais perto de alcançar a aprovação. Por isso, siga nossas sugestões e coloque todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos em prática com o Stoodi.

E já que o assunto é se sair bem no vestibular, não deixe de conferir nossas dicas para gabaritar Matemática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *