Praticar atividade física regularmente potencializa o aprendizado para o vestibular

Fisioterapeuta Patrícia Prieto explica como os exercícios ajudam a fixar o conteúdo, controlar o estresse, melhorar a concentração e ativar a memória

 

Você sabia que praticar exercício físico pode ajudar (e muito) no vestibular? A fisioterapeuta Patrícia Prieto revelou diversos benefícios que as atividades podem promover em relação ao aprendizado, concentração, memória e ansiedade.

“A prática de atividade física gera uma capacidade maior de memória e torna os reflexos mais apurados. Ela ajuda também a diminuir os níveis de estresse que são muito comuns nessa época”, comenta.

De acordo com ela, o corpo libera duas principais substâncias: a serotonina e a endorfina. A endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, pode melhorar o estado emocional do candidato, controlando o estresse. Já a serotonina deixa o cérebro em alerta, fazendo com que o estudante consiga se concentrar com mais facilidade.

Mas os benefícios não acabam por aí, “Em relação as atividades aeróbicas, em específico, podemos destacar a melhora na vascularização, que influencia na circulação sanguínea do corpo e na respiração”. Essa oxigenação resulta em mais atividade cerebral, o que potencializa o raciocínio lógico.

Patrícia conta que segundo pesquisas do Salk Institute, na Califórnia, pessoas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% a sua capacidade de aprendizado e concentração. “É um bem para a saúde e para os estudos”, conclui. 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A fisioterapeuta, CREFITO 21350F, é responsável pelo Espaço Pathrícia Prieto e atua na reabilitação principalmente de jovens, atletas e pessoas que se acidentaram. 

Campanha Always On Cronograma