Quais informações atentar no edital vestibular Unicamp?

Quais informações atentar no edital vestibular Unicamp?

Anda preocupado e com dúvidas sobre o edital do vestibular Unicamp que abre as portas para a Universidade Estadual de Campinas? Pois vamos lhe contar um segredo: muitos brasileiros que vão prestar esse exame pela primeira vez também estão da mesma forma!

Afinal, esse documento traz páginas e mais páginas de informações importantes que ajudam a entender o funcionamento do vestibular e como torná-lo uma experiência positiva. É justamente pela relevância dele que preparamos este post com os principais assuntos que o material aborda. Confira agora mesmo!

Como se inscrever na seleção?

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que está à frente da formulação de todo o processo seletivo da Unicamp, determina que as inscrições são 100% virtuais e realizadas pela própria plataforma dela.

Também é por meio dela que você checa o deferimento do seu cadastro, pode alterar os seus dados pessoais (caso algo esteja errado), solicita isenção na taxa de inscrição e acompanha as novidades do cronograma do vestibular.

Qual o local de realização das provas?

Apesar de ser uma universidade paulista, a Unicamp não limita o processo seletivo dela apenas a essa região. Ao contrário, além de realizar a seleção em várias cidades de São Paulo, a instituição também a estende a outros estados do país. Na edição de 2022, por exemplo, ela ocorreu nas seguintes localidades:

  • Fortaleza – Ceará;
  • Salvador – Bahia;
  • Brasília – Distrito Federal;
  • Belo Horizonte – Minas Gerais;
  • Curitiba – Paraná.

Portanto, quem mora fora do estado de São Paulo, mas deseja estudar na Universidade Estadual de Campinas, deve ficar bastante atento ao lançamento do edital do vestibular Unicamp. Ainda mais quando querem ingressar em Medicina, que é um curso com alta procura. Afinal, todos os anos os locais de realização das provas mudam.

Dessa forma, você tem como se planejar para prestar o exame no município mais próximo da área onde reside. Isso, é claro, se a sua própria cidade já não for uma das localidades selecionadas pela instituição.

Como são as provas no vestibular Unicamp?

edital vestibular Unicamp

O edital do vestibular Unicamp detalha que o processo seletivo acontece uma vez por ano, disponibilizando vagas para mais de 60 cursos. Entre eles estão:

Além disso, ele explica que o vestibular tem duas fases. A primeira, que é de classificação inicial, é uma prova de 72 questões, todas elas fechadas, que reúnem as matérias tradicionais da educação básica. Porém, Matemática e Português/Literatura terão, cada uma, 12 questões, enquanto as demais só oito.

A segunda fase tem dois momentos diferentes. Em um dia, os candidatos fazem a redação e são submetidos à prova discursiva de Língua Portuguesa (com oito questões).

No outro dia, há a realização da prova conjunta de Matemática (com seis questões) com assuntos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (cada uma delas com duas questões). Ela é totalmente aberta.

Para completar, nesse mesmo dia há mais uma prova que trará 12 questões extras com matérias referentes à classificação que o seu curso recebe dentro da instituição. Por exemplo, Medicina é compreendida como sendo das Ciências Biológicas/Saúde. Por esse motivo, você é submetido a um exame misto de Biologia e Química.

Vale pontuar ainda que os vestibulandos que querem ingressar nas graduações de Dança, Artes Visuais, Artes Cênicas, Arquitetura e Urbanismo e Música precisam passar também por mais três fases com provas de habilidade específica.

Elas avaliam, por exemplo, sua capacidade de desenho e projeção, construção de imagem, encenação, performance artística e/ou domínio sobre instrumentos musicais.

O edital do vestibular Unicamp traz lista de obras literárias?

Essa, sem dúvidas, é uma das características mais marcantes do edital do vestibular Unicamp: ele traz uma lista de obras literárias que os candidatos devem ler, pois elas serão cobradas no exame.

Livros que não só têm um peso histórico e cultural, mas que trazem elementos marcantes dos gêneros textuais aprendidos ao longo da educação básica.

A Comvest já anunciou que para a edição do vestibular de 2023 a lista de indicações será a mesma de 2022, sem alterações. Para se ter uma ideia, ela conta com 10 obras (inteiras ou parciais). Veja quais são elas:

  • Seminário dos Ratos;
  • A Falência;
  • O Marinheiro;
  • Tarde;
  • Sobrevivendo no Inferno;
  • Bons Dias!;
  • Carta de Achatamento a El-Rei D. Manuel;
  • O Ateneu;
  • Sonetos selecionados de Luís de Camões;
  • Niketche – Uma História de Poligamia.

Quando ocorre o vestibular Unicamp?

De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares, a edição de 2023 ocorrerá no final do ano de 2022. As datas seguem abaixo para você conferir:

  • primeira fase: dia seis de novembro de 2022;
  • segunda fase: dias 11 e 12 de dezembro de 2022.

Já as provas de habilidades específicas, que são direcionadas apenas para candidatos de cinco graduações, contam com um cronograma à parte. Para se ter ideia, elas só vão acontecer no ano de 2023, entre os dias sete a nove de fevereiro.

Nas duas primeiras ocasiões, o horário para se dirigir às salas de aplicação dos exames é o mesmo: entre 12h e 13h. As provas iniciam pontualmente às 13h.

Além disso, tanto na primeira quanto na segunda fase, você tem um período total de cinco horas para concluí-las. Já nas provas de habilidades específicas é preciso consultar o calendário disponível para cada curso.

Quais as principais normas a serem seguidas nos dias de provas?

A Comvest permite que os candidatos possam fazer uso de alguns materiais específicos durante as provas. É o caso de caneta preta, lápis, borracha, régua e compasso. Qualquer outro item é proibido, como corretivo, lapiseira ou mesmo canetas em outras cores (azul e vermelho, por exemplo).

Ela também esclarece no edital vestibular Unicamp que, dada a duração dos dias de prova, é permitido consumir água, suco ou refrigerante. Lanches e petiscos leves, como doces e balas, também são aceitos sem problemas.

Outra norma importante diz respeito ao momento da identificação. Os estudantes devem ter não apenas um documento de identificação válido (como RG ou carteira de motorista), mas também uma foto 3×4 que deverá ser entregue ao fiscal da sala.

Tomou nota das informações sobre o edital do vestibular Unicamp? Pois agora é hora de se aprofundar ainda mais nesse material para ficar 100% alinhado com as regras que ele traz para os candidatos. O bom é que essa é uma tarefa bem simples: basta acessar o site da Comvest e clicar em “Formas de Ingresso”.

Aproveite e curta a nossa página no Facebook. Assim, você confere em primeira mão as novidades na seleção da Unicamp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *