Saiba como se preparar de forma remota para o vestibular

Provas para ingressar na graduação continuam acontecendo na pandemia

Saiba como se preparar de forma remota para o vestibular

Provas para ingressar na graduação continuam acontecendo na pandemia 

O vestibular já é um momento desafiador para todos os estudantes, por conta da concorrência. Para ingressar na Universidade de São Paulo, que é a mais desejada pelos vestibulandos, a relação de candidato por vaga chega a 154. Esse é o caso do curso de Medicina, embora muitos outros fiquem acima de 30. 

Porém, a dificuldade aumentou ainda mais devido à pandemia. Afinal, grande parte das escolas está fechada ou sistema híbrido, ou seja, tendo aulas presenciais e on-line. Essa mudança na rotina faz com que os estudantes fiquem mais confusos na hora de estudar. Ainda assim, é possível obter aproveitamento nesta época. 

Em 2020, muitos vestibulandos passaram pelo mesmo problema e superaram os obstáculos. O segredo está na organização e no foco. Confira dicas para se preparar mesmo estando em casa!

Escolha um lugar para estudar

A maior parte das pessoas foi pega de surpresa com as aulas virtuais e não tem um espaço específico para os estudos, como um escritório ou biblioteca. Apesar disso, é possível providenciar um espaço, ainda que pequeno, para se dedicar ao preparo do vestibular. 

O ideal é que o estudante fique em um ambiente onde não será interrompido com facilidade – pode ser o quarto ou a cozinha. Em geral, a sala não é a mais apropriada, pois costuma ser o cômodo mais movimentado das casas. 

Faça anotações em papel

Embora a tecnologia seja muito importante para o aprendizado, as telas não precisam substituir por completo o papel e a caneta. Até porque, o ato de escrever à mão é melhor para absorver os conteúdos. É isso o que aponta estudos como o da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, publicado no Catraca Livre

Então, na hora de estudar, é só o estudante usar o aparelho como uma lousa de sala de aula. Da mesma forma que é necessário fazer anotações em um caderno, é importante escrever o que entende enquanto o professor. Isso será muito importante para o aprendizado, sem contar que evitará ter que voltar aos vídeos caso tenha uma dúvida durante um exercício. 

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-de-camisa-cinza-sentada-na-cama-3954635/ 

Monte um grupo de estudos 

Montar um grupo de estudos também é interessante para tornar a preparação mais dinâmica, além de tirar o vestibulando da solidão. Nesse sentido, é possível usar uma das ferramentas de encontros virtuais que as empresas e escolas já estão usando.

O Microsoft Teams, por exemplo, serve para fazer conferência grátis e possui várias funcionalidades interessantes. Além dos encontros digitais, ele possui opção para ativar legendas ao vivo, fazer anotações durante o evento, ter acesso a uma transcrição e até diferentes salas para o mesmo grupo de pessoas. Dessa forma, os estudantes podem se encontrar e depois se dividir para trocar informações, conhecimentos e fazer exercícios juntos. 

Faça mapas mentais 

Não basta apenas escrever tudo o que ouve. Para absorver o máximo de conteúdo, é necessário que o estudante saiba ligar informações diferentes e faça associações. 

Uma forma de visualizar melhor as matérias é por meio dos mapas de estudos. Eles não substituem os resumos, mas servem para complementá-lo, já que em um mesmo esquema é possível colocar matérias diferentes como história e geografia

Teste o que aprendeu

Por fim, mas não menos importante, os estudantes precisam testar se estão absorvendo os conteúdos. Além dos exercícios que acompanham as disciplinas, é necessário fazer mais do que isso para se destacar no vestibular. 

O recomendável nessa época é refazer processos seletivos anteriores. As principais universidades disponibilizam os vestibulares anteriores, então, os candidatos podem baixá-las, resolver as questões e depois conferir o desempenho. Dessa forma, há menos chance de ser surpreendido por um tipo de pergunta que não conhecia. 

Ainda que o momento não seja dos mais tranquilos para estudar, quem deseja ingressar no ensino superior não pode desanimar. É hora de aproveitar as ferramentas e conteúdos da internet para se organizar e se preparar para os próximos vestibulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *