Tudo o que você precisa saber sobre a Fuvest

Veja o que esperar desse vestibular

Tudo o que você precisa saber sobre a Fuvest

Veja o que esperar desse vestibular

Está chegando o grande dia – o vestibular da Fuvest acontecerá no próximo domingo, dia 27 de novembro. Que tal a gente relembrar algumas informações importantes, como o que devemos levar, o que não pode levar e as principais características da prova? 

A Fuvest é o processo seletivo para a Universidade São Paulo, USP, e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Veja tudo o que você precisa saber sobre esse vestibular e entenda o que ele espera de você:

Como funciona a Fuvest? 

O processo seletivo da Fuvest funciona em duas fases. 

Nesse domingo vai rolar a primeira fase, ela acontece em um único dia. Você deve se preparar para responder a uma prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões sobre as matérias de Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Português e Química.

Mas relaxe! Nesse primeiro momento todas as questões são do tipo múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. Pode acontecer de você encontrar algumas perguntas interdisciplinares – é normal. 

Atente-se ao tempo, pois você terá 5 horas para resolver o vestibular, incluindo o preenchimento do gabarito. Vale lembrar que alunos com necessidade especiais contarão com tempo extra. 

E quando eu fico sabendo do resultado? 

O resultado será divulgado no dia 19 de dezembro, junto com os locais de prova da segunda fase. 

Onde eu confiro meu local de prova?

Achar o local de prova está muito fácil, você só precisa entrar entrar no site oficial da Fuvest que ele estará lá: www.fuvest.br. 

Que horas eu devo chegar para fazer a prova? 

Você deve se programar para chegar em seu local de prova às 12:30. Se o trânsito estiver ruim ou por algum motivo você se atrasar um pouco, fique calmo que os portões serão fechados apenas às 13:00.  

O que devo levar para a prova? 

  • Documentos de identidade (RG, Carteira de Motorista com foto, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  • Caneta esferográfica azul ou preta – a prova deve ser feita a tinta, porém é permitido o uso de lápis ou lapiseira para rascunho. 
  • borracha
  • apontador
  • régua
  • compasso

O que NÃO posso levar para a prova? 

 

  • Documentos como Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Carteira Escolar
  • Relógios
  • Equipamentos eletrônicos como calculadora, celular, reprodutor de áudio, ponto eletrônico e similares. 
  • Anotações 
  • Corretivos 
  • Caneta hidrográfica 
  • Caneta marca-texto
  • Boné ou qualquer outro tipo de chapéu
  • Fone de ouvidos ou similares

Quais são as principais características de cada matéria?

Língua Portuguesa

Na prova de Português você vai ter que mostrar que você consegue ler, compreender e interpretar de forma crítica os textos que forem apresentados. Será avaliado também a sua capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos na produção de textos.

Por isso, é muito importante que você domine a norma culta da língua escrita e conheça as variedades linguísticas.

Literatura – Obras Obrigatórias

Todo ano, a Fuvest solta uma lista com os livros que serão citados pelo vestibular. A desse ano possui 9 obras obrigatórias, veja quais são elas: 

Inglês

A parte de Inglês possui cinco questões, baseadas em detalhes pontuais do texto. Os textos são sobre temas atuais, mas você não deve deixar com que o seu senso comum e seu conhecimento de mundo auxiliem na resolução da questão. 

Sabe por que? Essa é a maior pegadinha. Então faça e interpretação com cuidado e atente-se a esse detalhe.  

Biologia

Você não deve se desesperar em decorar a terminologia biográfica, nem detalhes dos processos bioquímicos. O que a Fuvest espera que você tenha são os conhecimentos fundamentais da Biologia para compreender a vida como uma manifestação dos sistemas organizados e integrados. 

A Biologia está aí para vermos como tudo faz parte de uma evolução e de constante mudança. Por isso, “Espera-se que o candidato conheça os fundamentos básicos da investigação científica, que ele compreenda e interprete impactos do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e no ambiente”, diz o edital.  

Física

A Fuvest não espera que você decore todas as fórmulas, mas ela quer saber se você consegue compreender onde elas são usada – e o porquê.  

“Seu conhecimento físico deve ser entendido como um instrumento para a compreensão do
mundo que o rodeia”, diz o edital. Agora na primeira fase, o vestibular vai focar em questões mais básicas.

Química

Em Química, o vestibular vai atestar a sua capacidade de observar e descrever fenômenos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente. 

“Espera-se que o vestibulando tenha conhecimento de equações usuais e de nomes e fórmulas químicas das substâncias mais comuns. Os modelos atômicos deverão restringir-se apenas aos clássicos, não incluindo os modelos quânticos (orbitais atômicos, moleculares e hibridização)”, diz o edital. 

Sabe aquela pergunta comum? Sim, você precisará conhecer os elementos da Tabela Periódica. Outro ponto importante é dominar os cálculos estequiométricos, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia, etc. 

Já em relação à Química Orgânica, você precisa demonstrar a  capacidade de reconhecer grupos funcionais e de entender os principais tipos de reações, sabendo aplicá-los aos compostos mais simples. 

Quer uma dica? Revise as propriedades e os usos de algumas substâncias relevantes para a atividade humana, como o petróleo, gás natural, álcoois, sabões e detergentes, macromoléculas naturais e sintéticas.

Matemática

Para mandar bem em matemática, você precisa mostrar que sabe ler e interpretar gráficos e outras formas de linguagem matemática. 

“Será priorizada a avaliação da capacidade de raciocínio, sem dar ênfase à memorização de fórmulas, à mecanização de técnicas ou a cálculos excessivos, desvinculados de contexto significativo ou de aplicações relevantes, dentro ou fora da Matemática”, segundo o edital. Ou seja, espere por questões contextualizadas e mais próximas do seu dia a dia.

História

Diferente do ENEM que retrata muito a História do Brasil, este vestibular também contará com questões da História das Américas e História Geral – com enfoque no Mediterrâneo e na Europa. 

De acordo com o edital, espera-se que você saiba relacionar acontecimentos históricos com o tempo presente. Outro ponto muito importante é você ter o senso crítico e consciência que o passado pode ser conhecido através das mais variadas fontes, que vão muito além dos documentos oficiais. 

Uma dica legal é sempre pensar no contexto antes de responder às questões – isso evita que você caia em pegadinhas.

Geografia

Por fim, em Geografia você precisa mostrar que conhece as características da nossa sociedade e natureza, muito relacionado aos temas de Geografia Humana. Isso sem esquecer da parte física, de relevo, clima e transformações

É preciso ter compreensão do mundo atual por meio dos processos de transformação que o trabalho social imprime à natureza, e ter conhecimento da realidade brasileira, de forma geral. 

Se você souber de tudo isso, fique tranquilo, pois tem tudo para tirar uma boa nota do vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *