UEG vestibular: o que é, inscrição e mais!

Saiba tudo sobre o Vestibular da UEG. Confira informações sobre a inscrição, resultados e muito mais!

UEG vestibular: o que é, inscrição e mais!

A UEG é uma instituição com 41 campus espalhados pelo estado de Goiás. Além dos cursos presenciais, inclusive o de Medicina, a universidade tem opções de graduação e pós-graduação a distância. Não tem desculpa para não encarar o vestibular UEG, concorda?

Se você ainda não conhece o que a Universidade Estadual de Goiás oferece aos estudantes, fique por dentro neste post! Vamos contar tudo sobre o UEG vestibular: quando, onde e como! É só acompanhar e correr para o site fazer a sua inscrição!

O que é o UEG?

A sigla UEG se refere à Universidade Estadual de Goiás, no centro-oeste do país. Ela foi criada em 1999, por meio da Lei nº 13.456, com sede em Anápolis.

A Universidade nasceu já com o intuito de atender à população goiana em todas as microrregiões do estado, levando formação em várias áreas do conhecimento e promovendo o desenvolvimento sociocultural.

Hoje, a UEG tem cerca de 26 mil alunos, e mais de 100 mil já se graduaram lá. Entre os mais disputados dos 159 cursos ofertados, estão:

  • Direito, campus Uruaçu, matutino: 11,55 candidatos/vaga;
  • Direito, campus Aparecida de Goiânia, matutino: 9,9 candidatos/vaga;
  • Medicina Veterinária, campus São Luís dos Montes Belos, integral: 9,17 candidatos/vaga.

E Medicina? Como o processo seletivo é diferenciado e houve um vestibular, os dados são diferenciados. Em 2018, a relação candidato/vaga foi de 328,13. Isso significa que quase 8 mil estudantes fizeram as provas.

Formas de ingresso

A UEG abre mais de 3000 vagas anualmente. Os candidatos são escolhidos por meio de processo seletivo (vestibular UEG) que acontece duas vezes por ano.

Para quem já está matriculado em outra instituição ou já se formou, existem as seguintes possibilidades:

  • reingresso;
  • transferência;
  • portador de diploma de graduação.

Se você não se enquadra em nenhuma dessas categorias, a única possibilidade é o vestibular, já que a universidade não leva em consideração a nota do Enem.

Medicina

O curso de Medicina da UEG é oferecido no campus Itumbiara, em período integral. Para se formar médico bacharel, o estudante precisa dedicar durante 12 semestres.

O curso teve início em 2018 e, por isso, ainda não há avaliação específica do MEC.

UEG vestibular Medicina

No último concurso, a taxa de inscrição foi de R$ 280. Os candidatos concorreram a 24 vagas, além de mais 2 suplementares, destinadas a integrantes de comunidade quilombola.

O vestibular de Medicina é realizado em uma única fase, com duração de 5 horas, e conta com provas objetiva e discursiva (específica do curso) e uma redação. O candidato pode optar por fazer as provas em Goiânia ou em Itumbiara.

A prova objetiva, com valor de 120 pontos, consta de 60 questões contextualizadas e multidisciplinares de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. Não há a divisão de área, como no Enem, mas é cobrado um número específico de questões de cada disciplina. São elas:

  • Língua Portuguesa/Literatura: 8 questões;
  • Artes: 5 questões;
  • Matemática: 5 questões;
  • Física: 5 questões;
  • História: 5 questões;
  • Geografia: 5 questões;
  • Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol): 5 questões;
  • Filosofia/Sociologia: 6 questões;
  • Biologia: 8 questões;
  • Química: 8 questões.

a redação vale 70 pontos, atribuídos à produção textual de no máximo 30 linhas sobre um tema específico. A prova oferece uma coletânea de textos motivadores, e o participante deve apresentar, na sua produção, domínio da norma culta e capacidade de articular argumentos na defesa de um ponto de vista.

A prova discursiva específica é a mais temida, pois é composta por apenas 4 questões, mas cada uma valendo 20 pontos: 2 de Química e 2 de Biologia. De acordo com o Edital, a banca avalia também “conteúdo; capacidade de estruturação lógica; técnica; coerência, fundamentação, adequação à norma padrão da Língua Portuguesa”.

teatro goiania

Vestibular UEG: inscrições

O vestibular UEG com vagas para 2020 continua seguindo as mesmas diretrizes que as dos anos anteriores: o processo seletivo é interno, isto é, mesmo que você faça o Enem, sua nota não será aproveitada como forma de ingresso na Instituição. A UEG é uma das poucas universidades públicas que ainda não aderiram ao Sisu.

Por isso, é necessário cumprir todas as etapas do processo de inscrição, a começar por:

  • entrar na página do Núcleo de Seleção no site da UEG;
  • selecionar a aba “Campus”;
  • selecionar a aba “Cursos”;
  • depois de escolher o curso, leia o edital;
  • faça o cadastro usando seu CPF;
  • preencha o formulário de inscrição;
  • peça para gerar o DARE (documento de arrecadação estadual) e faça o pagamento;
  • aguarde dois dias úteis e imprima o comprovante de inscrição definitivo para levar no dia da prova.

Uma dica interessante para estudantes de baixa renda é que a UEG abre um cadastro antes de liberar o edital do vestibular para pedidos de isenção da taxa de inscrição. É só ficar de olho para não perder o prazo e informar os dados solicitados sobre a renda familiar.

Resultados vestibular UEG

De acordo com o edital geral de cursos, o resultado vestibular UEG 2019 é divulgado no site da Instituição. Então, depois de fazer a prova e aguardar um pouquinho (uns 40 dias), basta acessar com sua senha e ver se você foi aprovado.

Edital vestibular UEG

Você pode encontrar o edital vestibular UEG 2019 no site da Instituição. Fique atento ao curso de sua escolha, porque o processo seletivo pode ser diferenciado. Direito, Arquitetura e Medicina, por exemplo, têm processos seletivos à parte do vestibular geral.

Todas as informações de que você precisa estão no edital, então, se você gostou das informações e ficou interessado em estudar na Universidade Estadual de Goiás, corra e faça a sua inscrição! Comece a se preparar para o vestibular UEG hoje mesmo com o Plano de Estudos Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *