UNEB: o guia completo!

Veja como passar na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com este Guia completo! Só aqui você encontrará todos os tópicos que você precisa!

UNEB: o guia completo!

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é, atualmente, a maior instituição pública de ensino superior na modalidade multicampi da Bahia. Com 29 campi, encontra-se presente em todas as regiões do estado.

Uma das maiores universidades de todo o nordeste brasileiro, a UNEB oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação. Você está pensando em concorrer a uma vaga nessa instituição tão prestigiada? Então confira nosso guia completo sobre a UNEB!

A UNEB

Considerada uma instituição jovem, com apenas 35 anos de fundação, a UNEB surgiu em 1983 e é mantida pelo Governo do Estado da Bahia. A extensão de sua estrutura está diretamente ligada ao ideal de democratização da educação estadual.

São 29 departamentos diferentes espalhados em 24 campi. Desses, um fica na capital Salvador e todos os outros têm sede em municípios importantes, de porte médio e grande. Eles estão listados logo abaixo, junto com os cursos oferecidos em cada um.

Além das 24 unidades espalhadas por todo o estado da Bahia, a UNEB também está presente em mais de 400 municípios baianos, por meio de seus programas de extensão conveniados com organizações públicas e privadas.

Como funciona o vestibular da UNEB

Toda e qualquer vaga oferecida pela UNEB, para entrada no primeiro semestre letivo, é preenchida exclusivamente por meio da concorrência via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), usando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Já as vagas ocupadas na segunda metade do ano são ofertadas por meio de um vestibular específico, aplicando provas objetivas e de redação, em dois dias seguidos.

As políticas de ação afirmativa da UNEB preveem a reserva de 40% das vagas para os candidatos autodeclarados negros, além de outros 5% para os participantes indígenas. Não apenas é necessário portar a declaração de raça, mas também ter cursado todo o segundo ciclo do ensino fundamental, além do ensino médio, em escola pública. Além disso, é preciso ter renda bruta familiar igual ou inferior a quatro salários mínimos por mês.

No caso dos candidatos indígenas, é preciso ter comprovação de vinculação étnica a organizações devidamente reconhecidas.

Para o próximo vestibular (2019), a UNEB inovou e, em todos os processos de seleção para cursos de graduação ou pós-graduação da universidade, estarão reservadas 5% das vagas para cada um dos seguintes grupos sociais: quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.

O que levar e o que não levar no dia da prova

No caso da entrada na UNEB via SiSU, é preciso respeitar o edital do Enem, que vale para qualquer instituição do Brasil filiada ao sistema. Por isso, é permitido apenas que se leve uma caneta esferográfica, feita de material transparente, da cor preta (a única que permite a leitura digital do gabarito e o escaneamento da prova de Redação).

Além da caneta, o candidato é obrigado a levar um documento oficial com foto e assinatura atualizados, sob o risco de não poder realizar a prova. Itens como aparelhos eletrônicos, de áudio, celulares, bonés, entre outros, são proibidos pelo MEC e podem resultar na exclusão do candidato.

O vestibular UNEB de meio de ano funciona de maneira semelhante. É necessário portar um documento oficial com foto e caneta. Entre os itens vetados estão os aparelhos eletrônicos, receptores de mensagens, óculos escuros, boné e armas, no caso de agentes de segurança, mesmo fardados.

UNEB resultado: onde encontrar

No caso da utilização da nota do Enem via SiSU, bem como do vestibular de meio de ano para preenchimento das vagas do segundo semestre, é possível encontrar os resultados no sistema da própria Universidade. Entretanto, é preciso ficar atento, já que o endereço eletrônico muda de ano para ano (por exemplo: vestibular UNEB 2017, vestibular UNEB 2018).

Para o Enem, a UNEB divulga a lista de convocados e o edital de matrícula. Já para o vestibular interno, o sistema possui mais informações, do momento da inscrição à matrícula na instituição. Depois dessa etapa, você acompanha tudo pelo portal acadêmico, o Sagres UNEB.

Como fazer inscrição: UNEB

Enem/SiSU

Para a concorrência via Enem, a inscrição no SiSU é simples e funciona da mesma maneira para todas as instituições. A participação exige a realização da última edição do Enem, com uma nota que não seja zero na redação e não ter feito a prova como treineiro. Assim, a inscrição será feita no sistema após a realização da prova.

O SiSU funciona de maneira simples. Com os dados do Enem, o candidato realiza o login assim que a edição anual abrir. O sistema mostra, então, todas as opções de cursos e universidades disponíveis, sendo que o candidato precisa escolher duas opções. Aqui é preciso incluir detalhes como ações afirmativas e cotas, caso se apliquem, de modo que a concorrência seja feita de maneira justa entre os iguais.

Se a UNEB for a primeira opção do participante, ela deve constar nesse campo específico do sistema, como prioridade. Ao final do período de inscrições, o SiSU automaticamente seleciona os candidatos com as melhores pontuações e o resultado é divulgado no Portal UNEB.

Vestibular UNEB

A UNEB abre as vagas do segundo semestre uma vez ao ano, sendo possível obter o detalhamento das informações em seu edital, disponível no próprio site da universidade. Uma vez que o edital é divulgado, são exibidas as informações sobre inscrições.

No caso do vestibular UNEB 2017, por exemplo, as inscrições foram liberadas para o período entre 10 e 29/10/2017, de modo que, com o pagamento da taxa (em torno de R$ 70,00 a R$ 90,00) e o preenchimento do formulário, o candidato já estava inscrito no concurso.

O vestibular aceita pedidos de isenção por meio do preenchimento da declaração específica, que deve ser feito dentro do prazo. Acessando o sistema unificado, é possível ter disponíveis todos os endereços relativos a cada processo seletivo, desde 2012.

Nota de corte: UNEB

A nota de corte é uma das maiores preocupações de qualquer vestibulando. É ela a responsável por referenciar os estudos e as notas mínimas que devem ser alcançadas para que o estudante consiga uma vaga na Instituição de Ensino Superior (IES) desejada.

O sistema interno do vestibular da UNEB não deixa as informações de nota de corte claras, mas é possível ter uma ideia dos cursos mais e menos concorridos por meio das notas do Enem.

Maiores notas de corte

As 10 maiores notas de corte da UNEB são de cursos muito tradicionais, como não poderia deixar de ser. Atualmente indisponíveis no sistema da universidade, as notas de corte de 2017 são encontradas de maneira incompleta em outros portais. Assim, para uma referência mais verossímil, separamos aqui as 10 maiores notas de corte da UNEB pelo SiSU 2016:

  1. Medicina, em Salvador, com 779 pontos;
  2. Direito, em Juazeiro, com 771 pontos;
  3. Direito, em Camaçari, com 733 pontos;
  4. Direito, em Jacobina, com 730 pontos;
  5. Psicologia, em Salvador, com 729 pontos;
  6. Engenharia de Produção Civil, em Salvador, com 712 pontos;
  7. Design, em Salvador, com 712 pontos;
  8. Enfermagem, em Salvador, com 700 pontos;
  9. Administração, em Salvador, com 699 pontos;
  10. Urbanismo, em Salvador, com 693 pontos.

Menores notas de corte

Assim como as maiores notas de corte do último SiSU da UNEB, as menores também se encontram incompletas, de modo que listamos abaixo as referências do ano de 2016. Esses são os 10 cursos com menor exigência de nota da UNEB 2017:

  1. Engenharia de Pesca, em Xique-Xique, com 583 pontos;
  2. Matemática, em Barreiras, com 590 pontos;
  3. Letras (Português e Literaturas), em Seabra, com 592 pontos;
  4. Pedagogia, em Teixeira de Fretas, com 597 pontos;
  5. Matemática, em Caetité, com 597 pontos;
  6. Pedagogia, em Barreiras, com 598 pontos;
  7. Pedagogia, em Senhor do Bonfim, com 598 pontos;
  8. Geografia, em Caetité, com 599 pontos;
  9. Pedagogia, em Bom Jesus da Lapa, com 599 pontos;
  10. Letras (Francês), em Alagoinhas, com 600 pontos.

É de se notar a grande presença do curso de Pedagogia, com 4 aparições entre as 10 menores notas do Enem de 2016. Se considerarmos as 20 menores, o curso aparece ainda outras 5 vezes.

Prova UNEB

O concurso da UNEB via SiSU já é conhecido de todos, sendo aplicado uma vez ao ano. Para as entradas em 2019, a prova acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro de 2018, com os resultados sendo divulgados no começo do ano que vem.

Já o vestibular UNEB é aplicado também uma vez ao ano, de maneira muito simples. São duas provas, realizadas de maneira consecutiva em dois dias de concurso.

Primeiro dia

No primeiro dia, são reservadas quatro horas e trinta minutos para que os candidatos respondam a questões objetivas, de múltipla escolha, das seguintes áreas do conhecimento:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol/Francês);
  • Literatura Brasileira;
  • Ciências Humanas (incluindo História, Geografia e Atualidades).

Além dessas questões, também é aplicada no primeiro dia uma redação, exigindo a capacidade de expressão do estudante, avaliando a clareza e a coesão do texto. A cada ano, são propostos temas diferentes, conhecidos apenas no dia da prova.

A prova de Literatura Brasileira é baseada em uma lista de livros obrigatórios, divulgados sempre via edital oficial.

Segundo dia

Já no segundo dia do processo de seleção UNEB são cobradas, em outras quatro horas, questões sobre as disciplinas:

Todas essas provas contêm questões de múltipla escolha e caráter objetivo. Vale ressaltar que o peso das provas é variável para cada curso, de 1 a 4, considerando a ordem de disciplinas: Língua Portuguesa/Literatura/Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas:

  • Administração – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Arqueologia – Bacharelado = 4/2/2/3/3
  • Ciências Contábeis- Bacharelado = 4/2/4/1/3
  • Ciências Biológicas – Licenciatura = 4/2/2/3/3
  • Comunicação Social – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Design – Bacharelado = 4/2/3/2/3
  • Ciências Sociais – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • Ciências Sociais – Bacharelado = 4/2/2/2/4
  • Direito – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Educação Física – Licenciatura = 4/2/1/4/3
  • Enfermagem – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Eng. Agronômica – Bacharelado = 4/2/3/3/2
  • Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – Bacharelado = 4/2/3/4/1
  • Engenharia de Minas – Bacharelado = 4/2/4/3/1
  • Eng. de Pesca – Bacharelado = 4/2/3/4/1
  • Eng. Sanitária e Ambiental -Bacharelado = 4/2/3/4/1
  • Eng. de Produção Civil – Bacharelado = 4/2/4/3/1
  • Farmácia – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Filosofia – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • Física – Licenciatura = 4/2/3/4/1
  • Fisioterapia – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Fonoaudiologia – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Geografia – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • História – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • Jornalismo em Multimeios – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Letras – Licenciatura = 4/3/2/1/4
  • Matemática – Licenciatura = 4/2/4/3/1
  • Nutrição – Bacharelado = 4/2/2/4/2
  • Medicina – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Medicina Veterinária – Bacharelado = 4/2/3/3/2
  • Pedagogia – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • Psicologia – Bacharelado = 4/2/1/4/3
  • Química – Licenciatura = 4/2/3/4/1
  • Sistemas de Informação – Bacharelado = 4/2/4/3/1
  • Teatro – Licenciatura = 4/2/2/2/4
  • Turismo – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Turismo e Hotelaria – Bacharelado = 4/3/2/1/4
  • Urbanismo – Bacharelado = 4/2/3/2/3

Como entrar na UNEB: o que estudar para o vestibular

O estudo para o vestibular da UNEB dependerá da forma de ingresso, já que cada um deles exige habilidades diferentes dos alunos. Quem pretende entrar na UNEB via Enem, deve analisar seus estudos de acordo com a grande divisão em áreas do conhecimento feitas pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo Enem:

Além dessas áreas, ainda existe a redação de caráter dissertativo-argumentativo, que exige um posicionamento e uma proposta de intervenção por parte do candidato para algum problema ou questão social pertinente ao grande quadro brasileiro.

Disciplinas UNEB

estudante com livros uneb

O vestibular específico da UNEB aborda, em seu conteúdo programático publicado via edital, as seguintes exigências:

Língua Portuguesa

O candidato deverá expressar-se em língua escrita, observando a coesão, a coerência e a norma gramatical padrão; compreender e interpretar os diversos tipos de texto; conhecer a variação e o sentido das palavras, expressões ou estruturas frasais em determinado contexto sociocultural; reconhecer o papel dos diversos recursos linguísticos, demonstrando o domínio das estruturas básicas da língua portuguesa; analisar, compreender e interpretar produções textuais constitutivas da literatura brasileira, suas marcas estéticas, em seus diferentes contextos históricos, sociais e culturais.

Literatura

  • A produção literária no Brasil colonial.
  • Produções literárias do século XIX do período pós-independência.
  • A literatura do século XX: Semana de Arte Moderna, Romance de 30, Geração 1945, Geração pós-1964.
  • Tendências contemporâneas na literatura brasileira.

Além disso, a lista de textos para o próximo vestibular da UNEB engloba as obras:

  • Além de Estar – Helena Parente Cunha
  • A Morte e a Morte de Quincas Berro d’ÁguaJorge Amado
  • Essa Terra – Antônio Torres
  • O Desterro dos Mortos – Aleilton Fonseca
  • O Largo da Palma – Adonias Filho
  • Tenda dos Milagres – Jorge Amado

Línguas Estrangeiras

Compreensão de textos verbais e não verbais, extraídos de obras de autores modernos e de publicações de jornais e de revistas; identificar ideias centrais e específicas de textos; inferir a significação de palavras e/ou expressões no contexto; distinguir elementos linguísticos que determinam a coesão textual; identificar aspectos gramaticais em nível funcional e contextualizado; empregar palavras do texto em novos contextos.

Ciências Humanas

Capacidade de interpretação dos processos da experiência humana em suas diferentes temporalidades, observando a pluralidade étnica, cultural, social, econômica e política, tendente à fragmentação espacial, bem como as relações estabelecidas entre os diversos povos e sociedades; analisar e compreender o espaço geográfico, no que se refere à sua ocupação, construção, adaptação e, portanto, transformação pelo Homem, enquanto agente de todos esses processos.

Compreender a relação entre sociedade e mundo físico na produção do espaço e na forma como as sociedades se organizam para interagir com a natureza, de maneira que permita analisar, também, a forma como o Homem se utiliza dos recursos que o Planeta lhe oferece e as consequências resultantes desta utilização para a manutenção ou apropriação racional ou não destes recursos; compreender a organização geopolítica do espaço brasileiro e sua inserção no contexto mundial e regional.

Matemática

O candidato deverá demonstrar habilidades de interpretação, análise, compreensão, raciocínio lógico e conhecimento específico, na resolução de problemas no âmbito da Matemática, nas mais diversas abordagens.

Ciências da Natureza

O candidato deverá demonstrar o domínio dos conhecimentos fundamentais que permitam entender os fenômenos físicos, químicos e biológicos, de forma contextualizada, permitindo a avaliação quanto à sua capacidade de observação, interpretação e participação, com visão crítica, no mundo em que vive.

Redação UNEB

Como falamos anteriormente, a prova de redação da UNEB aborda a produção coesa e clara de textos variados, de acordo com temas propostos que são conhecidos apenas no dia da aplicação.

UNEB: cursos

A UNEB oferece vários cursos de graduação, entre eles:

  • Salvador:
  • Administração, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Relações públicas, Programação Visual, Desenho Industrial – Projeto de Produto, Enfermagem, Engenharia de Produção Civil, Direito, Farmácia, Letras, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Medicina, Sistemas de Informação, Química, Urbanismo e Turismo, e Hotelaria.
  • Alagoinhas
  • Matemática, Análise de Sistemas, Educação Física, Português, Ciências Biológicas, História e Letras.
  • Juazeiro
  • Agronomia, Direito, Pedagogia e Comunicação Social (Jornalismo e Multimeios).
  • Jacobina
  • Direito, Letras, Educação Física, Geografia e História.
  • Santo Antônio de Jesus
  • Letras, Geografia, História e Administração.
  • Caetité
  • Letras, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e História.
  • Senhor do Bonfim
  • Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Matemática e Enfermagem.
  • Paulo Afonso
  • Direito, Ciências Biológicas, Pedagogia, Engenharia de Pesca e Matemática.
  • Barreiras
  • Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Matemática e Letras.
  • Teixeira de Freitas
  • Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Letras e História.
  • Serrinha
  • Pedagogia, Administração e Geografia.
  • Guanambi
  • Administração, Pedagogia, Educação Física e Enfermagem.
  • Itaberaba
  • Letras, Pedagogia e História.
  • Conceição do Coité
  • Letras, Comunicação Social – Radialismo e História.
  • Valença
  • Pedagogia e Direito.
  • Irecê
  • Pedagogia e Letras.
  • Bom Jesus da Lapa
  • Administração e Pedagogia.
  • Eunápolis
  • Turismo, Letras e História.
  • Camaçari
  • Direito e Ciências Contábeis.
  • Brumado
  • Letras e Direito.
  • Ipiaú
  • Letras.
  • Euclides da Cunha
  • Letras.
  • Seabra
  • Letras.
  • Xique-Xique
  • Engenharia de Pesca e Letras.

Curso de especialização UNEB

A Universidade do Estado da Bahia também oferece, na modalidade de pós-graduação lato sensu:

  • Alfabetização e Letramento;
  • Atividade Física para Pessoas com Deficiência;
  • Biodiversidade do Semiárido;
  • Biociências e Biodiversidade: Ecologia e Conservação Ambiental;
  • Biologia Vegetal;
  • Contabilidade e Desenvolvimento Regional;
  • Docência Universitária;
  • Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional;
  • Educação do Campo;
  • Educação e Diversidade Étnico Racial;
  • Educação Infantil;
  • Educação Infantil: História, Política e Formação;
  • Educação Matemática;
  • Educação, Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras;
  • Enfermagem em Emergência e Unidade de Terapia Intensiva;
  • Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Estudos Africanos e Representações da África no Brasil;
  • Estudos Linguísticos e Filológicos;
  • Estudos Literários e Linguística Aplicados ao Ensino;
  • Gênero, Raça, Etnia e Sexualidades na Formação de Educadores;
  • Gestão do Patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental;
  • Gestão de Cooperativas e Economia Solidária;
  • Gestão Estratégica das Organizações;
  • Gestão Estratégica e Negócios;
  • História, Cultura e Sociedade;
  • História, Cultura Urbana Local e Memória;
  • História, Educação e Sociedade;
  • História Social da Cultura;
  • Linguagem: Aspectos Sociais e Jurídicos;
  • Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Literatura Baiana;
  • Literatura Brasileira;
  • Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos;
  • Literatura e Linguagens: o texto infanto-juvenil;
  • Matemática Aplicada;
  • Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade no Semiárido;
  • Metodologia do Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras;
  • Práticas Docentes Interdisciplinares;
  • Residência Multiprofissional em Saúde;
  • Zoologia.

Mestrado UNEB

A Pró-reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB também oferece, strictu sensu, vários programas de Mestrado:

  • Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPHI)
  • Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg)
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA)
  • Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica)
  • Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (ProfFísica)
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistoria)
  • Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL)
  • Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN)
  • Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS)
  • Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (MPIES)
  • Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA)
  • Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras)

Doutorado UNEB

Além dos programas de especialização, pós-graduação e mestrado, a UNEB ainda possui dois programas específicos para a habilitação em Doutorado na sua estrutura. São eles:

  • Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
  • Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Calendário UNEB

No tópico “Como fazer a inscrição UNEB” explicamos que, para o vestibular tradicional, ainda não foram divulgadas as datas de inscrição e provas para as entradas em 2019. Já sobre o Enem, as inscrições estão encerradas há alguns meses e as provas ocorrerão no mês de novembro de 2018.

Curtiu nosso guia sobre a UNEB? Então, que tal começar logo sua preparação, conferindo nosso banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como esse no Blog do Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *