Unemat vestibular: o que é, inscrição e mais!

Vai prestar o vestibular da Unemat? Então saiba tudo sobre inscrições, formato da prova, dicas e mais!

Unemat vestibular: o que é, inscrição e mais!

Cursar a graduação em uma Universidade pública é o sonho da maioria dos estudantes. Para isso é preciso se dedicar aos estudos e manter a disciplina. Por falar nisso, você está por dentro do Unemat vestibular?

Essa instituição tão renomada abre vagas todos os anos. Sendo assim, se é a sua intenção conquistar o seu lugar na Universidade como estudante é preciso se informar sobre o assunto. Pode ficar tranquilo que o Stoodi ajuda você nessa missão! Acompanhe a leitura e confira.

O que é a Unemat

A Universidade do Estado do Mato Grosso é uma Instituição de Ensino Superior pública mantida pelo governo do estado do Mato Grosso. A sede administrativa fica em Cáceres, mas existem diversos campus localizados nas seguintes cidades:

  • Alta Floresta, Alto Araguaia;
  • Barra do Bugres;
  • Cáceres;
  • Colíder;
  • Diamantino;
  • Juara;
  • Luciara;
  • Nova Mutum;
  • Nova Xavantina;
  • Pontes e Lacerda;
  • Sinop;
  • Tangará da Serra.

Além dos cursos presenciais, a Unemat também oferece a modalidade de Ensino à Distância (EAD), além de pós-graduação. São mais de 189 cursos de graduação, entre eles Direito, Medicina e Engenharia Civil e diversos de mestrado e doutorado.

Fundada em 1978, a contribuição da Unemat é muito importante, principalmente para o interior do estado. Isso porque a instituição forma profissionais capacitados para o mercado de trabalho da região.

Inscrição vestibular Unemat

Para ingressar em um dos cursos de graduação da Unemat, o estudante tem duas oportunidades: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o vestibular próprio da instituição.

Independentemente de qual seja a modalidade, a universidade reserva 25% das vagas para os candidatos que se autodeclaram negros ou pardos que se enquadram no Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (Piier/Negros).

Além disso, 5% das vagas são destinadas aos estudantes indígenas, 35 % aos que estudaram em escolas públicas e os 40% restantes para a ampla concorrência. Há também como entrar na universidade por meio de transferência, vagas para quem tem diploma e aluno especial.

Sisu/Enem

Para quem deseja entrar no primeiro semestre do ano letivo, a instituição oferece 100% das vagas presenciais pelo Sisu. Esse programa usa as seleções das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério. Os calendários tanto do Sisu quanto do Enem são divulgados pelo Ministério da Educação.

Vestibular

Já quem pretende entrar na Unemat no segundo semestre letivo, a universidade conta com o vestibular próprio. Essa prova tem a mesma metodologia do Enem, com as áreas de Linguagens, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Códigos e suas tecnologias na primeira fase, que são as questões objetivas.

Já a segunda fase é a redação, porém, ao contrário do Enem, ambas as etapas são feitas em um único dia a ser anunciado pelo edital. O período de inscrição varia a cada ano, dependendo do edital. A divulgação e realização das provas são sempre no primeiro semestre do ano. Por isso, é bom ficar ligado.

Edital vestibular Unemat

O edital é tipo de documento pelo qual se publica informações que possam interessar muitas pessoas. Assim, o edital do vestibular Unemat é a maneira do estudante saber sobre as regras da prova, prazos de inscrição e de recursos, como o pedido de isenção da taxa de inscrição, e data da divulgação dos resultados.

No ano de 2019, o edital foi divulgado no dia 11 de março, mas vale relembrar que cada ano é em uma data diferente. Por esse motivo é tão importante pesquisar e ficar ligado nos editais dos vestibulares, pois é por eles que a gente fica sabendo como serão os concursos.

Simulado vestibular Unemat

Uma das melhores maneiras para estudar para qualquer concurso é fazendo provas dos anos anteriores. O simulado vestibular Unemat pode ser encontrado em diversos sites pela internet. São questões que já caíram nas provas e nos dão uma noção do que pode ou não estar nos próximos vestibulares.

Além disso, como o vestibular é baseado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, fazer um simulado do Enem é uma ótima oportunidade para se preparar para esse concurso. Sendo assim, não deixe de incluir essa modalidade na sua rotina de estudos, ok?

Como estudar para o vestibular da Unemat

unemat vestibular pessoas estudando

Até mesmo para fazer os simulados é preciso conhecer as matérias que caem na prova, não é mesmo? Então, para ajudar a estudar para o vestibular da Unemat, trouxemos algumas dicas de assuntos que estarão tanto nas questões objetivas quanto na redação.

Ciências da Natureza

É o conjunto de matérias que estudam os elementos da natureza, e é dividido conforme as áreas de conhecimento em química, física, e biologia.

Ciências Humanas

Nas Ciências Humanas o homem é o objeto de estudo. Dessa maneira, todas as matérias que de alguma forma o envolvem fazem parte desse grupo, que são: História do Brasil, História Geral, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Matemática

A Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com as situações do cotidiano. Ela expressa a busca pela verdade por meio das técnicas exatas. Alguns pontos a serem estudados são: porcentagens, prisma, regra de três, leitura e interpretação de gráficos e outros.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Além da Língua Portuguesa, esse conjunto de matérias estuda as mais diversas linguagens, seja escrita, seja corporal ou pelas artes. Dessa forma, as matérias que ela engloba são: Literatura, Educação Física, Artes, e Línguas estrangeiras (Inglês ou Espanhol).

Redação

A redação é uma etapa fundamental, por isso é necessário tirar uma nota excelente para aumentar as suas chances de entrar. Estar informado sobre os assuntos atuais, dominar a escrita e entender de interpretação são atributos indispensáveis.

O vestibular é uma das portas de entrada para essa universidade pública tão conceituada no país. A instituição conta com dezenas de cursos de graduação, mestrado e doutorado, que formam profissionais cada vez mais qualificados para o mercado.

Já que você está estudando para passar no vestibular, o Stoodi vai ajudar! Aproveite as nossas videoaulas, planos de estudos e exercícios, que tal? Experimente agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *