Unifesp vestibular: como funciona, inscrições e mais!

Se você está em época de cursinho ou prestes a ingressar nessa nova etapa de sua vida, certamente você já ouviu falar sobre o vestibular Unifesp. Afinal, a Universidade Federal de São Paulo é uma das instituições mais renomadas do país e o seu processo de seleção é muito concorrido!

Sendo assim, fazer uma boa preparação é indispensável para aqueles que almejam conseguir uma vaga, independentemente do curso desejado. Saber exatamente como funciona o processo seletivo e o que esperar dele é o primeiro passo.

Por isso, neste post vamos esclarecer tudo sobre o vestibular Unifesp e como ele funciona. Apresentaremos os principais pontos para você mandar muito bem nessa prova. Boa leitura!

Como funciona o vestibular Unifesp?

A Unifesp, fundada em 1933, é uma das instituições de ensino superior mais importantes do estado de São Paulo e de todo o Brasil. Ela recebe, anualmente, milhares de novos estudantes de todas as regiões do país, sendo um polo educacional de grande relevância.

A federal paulista figura constantemente entre as melhores instituições de ensino da América Latina e do mundo, inclusive em áreas altamente concorridas, como é o caso da Medicina. Mas, afinal, como funciona o processo seletivo para ingressar nesta grande universidade?

duas formas de fazer parte do seleto grupo de estudantes da Unifesp. Uma é prestando a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e se candidatando às vagas disponíveis no Sisu (Sistema de Seleção Unificado). Isso vale tanto para cursos da graduação presencial como na modalidade EAD.

A outra forma é a do vestibular misto, sobre o qual explicaremos a seguir.

Unifesp: vestibular misto

O vestibular misto é uma modalidade de ingresso disponível para alguns cursos na Unifesp. As graduações que fazem parte desse tipo de seleção são: Ciências Biológicas, Engenharia Química e Medicina.

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Para participar, o estudante precisa se inscrever na prova do Enem e no vestibular Unifesp. A primeira fase da seleção será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. A segunda fase consiste em uma prova específica da universidade, que é dividida em dois dias, sendo o primeiro com as disciplinas Português e Inglês (além de uma redação), e o segundo com matérias específicas de cada carreira.

Sendo assim, o vestibular misto nada mais é do que uma prova dividida em duas fases, sendo a primeira a prova do Enem. No entanto, no ato da inscrição, o vestibulando precisa ficar atento e selecionar a modalidade vestibular misto.

Vale lembrar os candidatos da seleção mista precisarão fazer a prova específica da Unifesp, independentemente de seu resultado nos exames do Enem. Nesse quesito, esse vestibular é um pouco diferente do da Fuvest, por exemplo.

estudo

Vestibular Unifesp: inscrições

A melhor maneira de ficar por dentro dos prazos de inscrição para o vestibular Unifesp é acompanhar o site oficial da universidade. Por lá, são divulgados cronogramas, calendários, editais e muito mais!

Na maioria das vezes, o período de pedidos de isenção para a taxa das provas começa em meados do mês de agosto. Já as inscrições propriamente ditas ocorrem entre os meses de setembro e outubro.

As provas da Unifesp ocorrem no mês de dezembro, algumas semanas após o Enem. Por isso, não se preocupe, que haverá tempo suficiente para estudar para a segunda fase desse processo seletivo.

Resultados do vestibular Unifesp

Um dos momentos mais angustiantes do vestibular é aguardar a divulgação dos resultados. Os nervos ficam à flor da pele e é preciso descansar a mente, relaxar e aproveitar a tão merecida folga após um ano exaustivo de estudos.

Os resultados são normalmente divulgados no final de janeiro. Assim como acontece com outros vestibulares, a lista da Unifesp tem várias chamadas, de acordo com o curso e a desistência de outros candidatos. Por isso, se você não for convocado logo de primeira, não perca as esperanças!

O que mais cai no vestibular Unifesp

Como frisamos no início, parte da preparação para o vestibular consiste em compreender bem o funcionamento da prova. Além disso, saber os conteúdos que mais são cobrados nas edições anuais dessa seleção também é indispensável!

Com perguntas bastante objetivas, o vestibular Unifesp preza por estudantes que realmente conheçam o conteúdo e não investe muito em estratégias como o cansaço ou a confusão dos candidatos. Ela é uma prova que vai direto ao ponto, sem muita enrolação.

Entre os temas que mais caem todos os anos, podemos citar:

  • Botânica (especialmente reprodução);
  • Genética;
  • Evolução;
  • Doenças causadas por parasitas;
  • Logaritmos;
  • Preposições;
  • Sintaxe;
  • Progressões geométricas;
  • Estequiometria;
  • Ligações intermoleculares.

No entanto, não se preocupe: um candidato bem preparado estará pronto para esse vestibular, independentemente daquilo que venha a cair na prova que você prestar.

prova unifesp

Vestibular de Medicina Unifesp

O vestibular de Medicina na Unifesp, conforme mencionado, é feito a partir do sistema misto de seleção. Por isso, o candidato precisará mandar muito bem em todas as disciplinas do Enem e se preparar também para a segunda fase na Federal de SP.

Uma boa dica é conhecer bem como funcionam as redações de ambas as provas — um grande diferencial que promete alavancar a nota de qualquer candidato. Além disso, focar nas específicas (que são as matérias de Ciências da Natureza) e em Linguagens é crucial.

Para ter uma nota maior no Enem, é sempre recomendado estudar bastante Matemática. Essa disciplina é uma das que mais traz dificuldades aos vestibulandos e, portanto, uma das que confere maiores pontuações no TRI.

Seu sonho é ingressar na Unifesp? Para se preparar para esse e outros vestibulares, é fundamental contar com um plano de estudos de qualidade, que aborde exatamente aquilo que você precisa saber. Você pode contar com o plano de estudos Stoodi para ajudá-lo a organizar sua rotina! Cadastre-se gratuitamente:

Campanha Always On Cadastros