USP é eleita a melhor universidade brasileira

Campanha Pesquisa de Carreiras

Ranking Universitário Folha 2015 avalia os 40 cursos mais procurados no Brasil

Se você já escolheu qual profissão seguir, conheça os melhores cursos para se preparar para o mercado de trabalho. Foto: George Campos / USP Imagens
O Jornal Folha de S. Paulo divulgou no início dessa semana, dia 13 de setembro, o resultado do Ranking Universitário Folha 2015. A terceira edição da pesquisa elegeu e manteve a Universidade São Paulo (USP) como melhor dentre todas as universidades brasileiras em ensino de excelência. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupou o segundo lugar e dividiu pódio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A avaliação  anual compara 192 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, com foco em cinco categorias: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Ou seja, a quantidade de pesquisas e publicações acadêmicas de cada professor, o nível de especialização e projetos participados por cada docente interferem diretamente no resultado final. Além disso, os recrutadores também dão a opinião de como os alunos reagem no mercado de trabalho.

Para facilitar, a lista se restringiu aos 40 cursos mais procurado no Brasil, como administração, educação física, direito e outros. Mas atenção: pode ter alguma graduação com nome diferente avaliada junto a um grupo específico. Por exemplo, o curso de desenho industrial é qualificados como design.

Confira os 40 cursos mais procurados no Brasil

Se você já sabe o que vai ser quando crescer, essa lista pode te ajudar a conhecer as melhores universidades e os cursos mais reconhecidos. As graduações ganham entre 1 e 5 estrelas. Confira as classificações gerais.

As 15 melhores universidades brasileiras 2015
 As 15 melhores colocações do ranking são universidades públicas 

Campanha Pesquisa de Carreiras