USP: O guia completo!

Entenda como entrar nos cursos da USP por meio do vestibular da Fuvest, da nota do Enem ou por transferência externa!

USP: O guia completo!

Quer entrar na USP? Então veja aqui cada etapa de como estar nessa faculdade ano que vem!

Foto: Marcos Santos

Sempre presente nos rankings de melhores universidades, a Universidade de São Paulo, ou USP, é o sonho de muitos brasileiros, mas não é fácil ingressar em um dos cursos de graduação dessa prestigiada instituição de ensino. Seja pelo Sisu ou pela Fuvest, a disputa pelas vagas é acirrada e as notas de corte são bem altas.

A USP é mantida pelo governo do Estado de São Paulo. Foi fundada em janeiro de 1934 como universidade, mas a faculdade de Direito da USP já existia desde agosto de 1827. É a maior universidade pública do país, com 42 unidades, espalhadas por dez campi, em sete cidades: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

A USP formou 13 dos 43 presidentes brasileiros, além de 53 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja, a instituição tem um histórico de formar figuras atuantes na esfera pública do Brasil.

E para quem almeja uma vaga nessa concorrida universidade, é importante saber como entrar na USP. Neste artigo, vamos explicar a você como funciona o processo seletivo da instituição!

Como funciona o vestibular da USP?

Existem três formas principais de ingressar nessa universidade: pelo vestibular, que é promovido pela Fundação Universitária para o Vestibular, a Fuvest; pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou por transferência externa para USP, um processo que também é coordenado pela Fuvest.

Entrando pelo vestibular

vestibular da USP é a forma mais tradicional de ingressar na universidade. Ele é promovido pela Fuvest, uma instituição autônoma fundada em 1976.

O exame é dividido em dois momentos, com uma prova de múltipla escolha na primeira fase. Para os aprovados, a segunda parte é composta de dois dias de provas dissertativas. Alguns cursos também contam com uma prova de habilidades específicas na segunda fase. Mais adiante, neste artigo, vamos especificar os conteúdos dessas etapas.

É importante entender que a inscrição para o vestibular deve sempre anteceder o ano de entrada. Por exemplo, para ingressar em 2019 na USP, pela Fuvest, foi preciso fazer a inscrição USP 2018 até 18 de setembro de 2018. No dia 25 de novembro, foi realizada a prova da primeira fase. Os aprovados para a segunda etapa foram revelados no dia 10 de dezembro, e as provas de habilidades específicas para os cursos de Música e Artes Visuais ocorreram entre os dias 14 e 21 de dezembro de 2018.

Em 6 de janeiro de 2019, ocorreu a primeira prova da segunda fase e, no dia seguinte, 7, a última prova. Já para quem prestou o vestibular de Artes Cênicas, a prova de habilidades específicas ocorreu entre 9 e 11 de janeiro. A relação dos aprovados na Fuvest para 2019, em primeira chamada, foi divulgada no dia 24 de janeiro. A partir desse primeiro momento, são realizadas até cinco novas chamadas.

Viu como funciona o cronograma desde o momento da divulgação das inscrições até as chamadas de todos os alunos que vão preencher as vagas disponíveis? É importantíssimo ficar atento a isso a cada ano!

Para 2022, a Fuvest abriu um total de 11.147 vagas, em 184 cursos. De todas elas, a maioria é aberta para ampla concorrência, algumas ficam para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e outras são destinadas para sujeitos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que fizeram o ensino médio em escolas da rede pública.

O vestibular da USP é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do processo seletivo do Enem. Com essa informação, dá para imaginar que a concorrência é uma das suas principais características e que todos os aprovados são grandes vencedores desse desafio.

Entrando pelo Sisu

A alternativa mais comum de ingresso na USP é pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Sisu, que utiliza as notas do candidato no Enem, passou a ser adotado na USP apenas em 2015.

Para ingressar pelo Sisu, basta que o candidato realize a prova do Enem e, depois, acesse o portal do Sisu nas datas divulgadas pelo governo federal para disputar uma das vagas disponibilizadas no sistema.

Do total das vagas abertas para ingressar na USP a cada ano, uma porcentagem delas é disponibilizada no Sisu, seguindo o mesmo critério de dividir entre a ampla concorrência, vestibulandos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham completado o ensino médio somente em escolas da rede pública.

A quantidade menor de vagas do Sisu somada ao fato de que todos que tentarem o Enem podem disputá-las faz com que elas sejam extremamente concorridas.

Alguns cursos, como Licenciatura em Música, não disponibilizam vagas no Sisu, apenas o ingresso pela Fuvest. Em diversos outros, não existem vagas para ampla concorrência no Sisu, apenas para quem concluiu o ensino médio em escolas públicas. Para quem quer entrar na USP pelo Sisu, a dica é conferir esses detalhes depois que você escolher o curso que pretende fazer.

Entrando por transferência externa

A última forma de ingresso e mais incomum é pela transferência externa da USP, um processo que também é promovido e gerenciado pela Fuvest. Alunos que já cursam o ensino superior em outra instituição podem pedir a transferência voluntária para a USP, mas isso depende de vagas e da aprovação em uma seleção específica.

Para ter uma referência, no processo de transferência para o 2º semestre de 2018 e o 1º de 2019, foram disponibilizadas 750 vagas. Em alguns cursos, elas eram direcionadas somente para um dos semestres da graduação, enquanto que, em outros, universitários de qualquer período poderiam ser aprovados.

A transferência também é realizada em duas etapas: a primeira envolve uma prova de 80 questões de múltipla escolha e a segunda segue regras e datas especiais de cada unidade.

Para se inscrever no processo de transferência externa, basta que o candidato acesse o site da Fuvest, preencha o formulário e pague a taxa de inscrição, que nessa última edição (2022/2023) tem o valor de R$ 191. Mais uma vez, é fundamental ficar de olho nas datas e não perder o prazo para solicitar a transferência. Após o fim do período divulgado, não há como resolver esse tipo de situação.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

Para a realização das provas da Fuvest, sejam do vestibular ou de transferência externa, é fundamental se dirigir ao local do exame munido de documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. Além disso, é permitido levar também lápis, borracha, apontador e régua transparente, mas esses itens devem ser utilizados apenas no rascunho.

Se o candidato tentar o Enem, no dia da prova, deverá ter em mãos, obrigatoriamente, um documento original de identidade com foto, caneta de tinta preta feita com material transparente e o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso.

Em ambos os exames, água e alimentos leves podem ser levados pelo candidato e consumidos durante a prova. A recomendação é não exagerar na comida. Outra dica valiosa é evitar levar garrafa de água gelada, para não ter chance de molhar a prova ou o gabarito por causa da condensação na base do recipiente.

É proibido manipular aparelhos celulares e eletrônicos de qualquer tipo nos locais em que as provas serão realizadas. Relógios também não podem ser utilizados: a organização informa os candidatos sobre o tempo restante em cada um dos processos seletivos.

Além disso, é importante frisar que referências externas, como livros, anotações e colas, não são admitidos nos espaços de realização dos exames. Tudo o que você deve carregar consigo é todo o conhecimento adquirido durante o tempo de preparação!

Como se programar para fazer as provas?

Assim como no Enem, nas provas da Fuvest, não são admitidos candidatos atrasados. Quem chegar depois do fechamento dos portões dos locais de realização dos exames ficará de fora e só poderá tentar de novo no ano seguinte.

Para evitar isso, a recomendação é se programar muito bem e chegar com larga antecedência nos endereços onde acontecerão as provas. As organizações recomendam que, se possível, os candidatos visitem e conheçam o ambiente onde a sua prova será feita e entenda os acessos, de modo a não cometer erros típicos, como aparecer na entrada errada ou até mesmo em uma unidade diferente.

Para quem não mora nas cidades onde os exames serão realizados, a programação precisa ser ainda mais cautelosa. A dica é viajar com antecedência e ficar hospedado, no dia anterior, em um lugar próximo de onde será aplicado o exame.

Além disso, é claro que a rotina de estudos é outro ponto superimportante. A programação para a prova feita com bastante antecedência costuma ser a melhor estratégia para ter um bom resultado. Considerando que o processo seletivo é um dos mais concorridos do país, faz toda a diferença tentar o melhor desempenho possível e isso envolve um planejamento cuidadoso em todos os sentidos.

Resultado USP: onde encontrar?

Para quem está tentando ingressar pelo Sisu, a divulgação dos resultados é feita na própria plataforma do MEC. Já os aprovados pela Fuvest devem consultar os resultados no site da instituição, no período de datas divulgadas.

Também é comum que veículos de imprensa republiquem listas de aprovados na USP na mesma data em que a Fuvest. Para quem estiver interessado em encontrar resultados de provas anteriores, é possível ter acesso a essas informações também na página da Fuvest.

Como fazer sua inscrição USP

Para se inscrever na USP pelo Sisu, basta utilizar a nota do último exame do Enem e acessar a página do Sistema nas datas divulgadas pelo governo federal. O processo é simples e bem rápido.

Já a inscrição para as vagas disponibilizadas para o vestibular tradicional precisa ser realizada na página da Fuvest, onde os candidatos devem preencher um formulário com dados pessoais.

Após essa etapa, o vestibulando recebe um e-mail com instruções para criação de uma senha e login no sistema e deve inserir uma foto pessoal, que será comparada com a foto coletada nos dias das provas. Além disso, candidatos com algum tipo de deficiência ou necessidade de cuidados especiais devem informar esse detalhe na inscrição e precisam anexar, no formulário, documentos atualizados, emitidos por médicos ou outros profissionais que comprovem sua condição.

Uma vez que o acesso ao sistema for criado, chegará a hora de informar a modalidade em que o candidato vai concorrer: ampla concorrência, escola pública ou pretos, pardos e indígenas. Na sequência, a pessoa precisa escolher o curso e a carreira que deseja. São aproximadamente 106 carreiras e 184 cursos: em algumas opções de área, existe mais de uma graduação disponível, e o candidato pode escolher até 4 delas, ordenando-as por preferência, no momento da inscrição.

Após essa etapa, o usuário terá de optar pela cidade em que fará a prova e informar a escolaridade e a instituição em que cursou o ensino médio. A Fuvest aplica provas em cerca de 35 cidades no estado de São Paulo. Na capital, existem 12 regiões em que os exames acontecem.

Antes de terminar a inscrição, o candidato precisa, ainda, preencher um questionário de perguntas que servem para que a instituição trace o perfil socioeconômico e cultural dos vestibulandos.

Para o próximo vestibular Fuvest (2023), as inscrições começam no dia 15 de agosto e vão até 23 de setembro de 2022. A primeira fase da prova deve acontecer em 4 de dezembro de 2022, enquanto as avaliações da segunda etapa estão programadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. Para concluir a inscrição, é preciso pagar uma taxa de R$ 182, mas candidatos que não puderem arcar com esse custo podem tentar pedir isenção.

Quem errar alguma informação no momento de inscrever-se pode fazer a retificação pelo próprio site da Fuvest dentro do prazo permitido. Vale lembrar que a única coisa que não pode ser alterada é o número do CPF do candidato.

Nota de Corte USP

alunos no vestibular usp

Foto: Marcos Santos

Por ser a instituição de ensino mais disputada em todo o país, a nota de corte da USP é bem alta para todos os cursos, tanto no ingresso pelo Enem como pelo vestibular.

Pela Fuvest, a nota de corte, na primeira etapa, apenas confere o acesso à segunda fase. Já pelo Sisu, o aprovado já conquista entrada garantida na universidade.

Para conhecer a nota de corte de todos os cursos da USP no processo seletivo de 2022, basta conferir a tabela divulgada pela Fuvest.

Maiores notas de corte

Como é comum em diversas universidades, o curso de Medicina na USP é aquele com as notas de corte mais elevadas. Na prova da Fuvest para 2022, de um total de 90 questões, os candidatos precisaram acertar em torno de 80 delas para chegar à segunda etapa de Medicina na capital paulistana, 79 em Ribeirão Preto e 78 em Bauru.

Em seguida, Engenharia Aeronáutica, em São Carlos, apresentou a nota de corte mais alta na primeira etapa, com o mínimo de 70 acertos. No Sisu 2022, a nota de corte mais alta também foi de Medicina, no campus de São Paulo: 80 pontos. A terceira maior nota eliminatória ficaram com os cursos de Relações Internacionais e Psicologia, com 67 pontos.

Menores notas de corte

Mesmo as menores notas de corte da USP são acima da média. Na primeira etapa de 2022 do vestibular da Fuvest, a menor nota de eliminação foi 27 em cursos como Letras, Biblioteconomia, Química e alguns outros.

Já pelo Sisu, as notas de corte mais baixas pelo Enem costumam variar entre 630 a 680 pontos. Mesmo essas pontuações já seriam o suficiente para passar em cursos de diversas outras instituições de ensino do país, o que mostra o quão concorrida é a seleção da USP.

Prova da USP

As provas da Fuvest, para quem quer ingressar na universidade, são famosas pelo grau de exigência. Enquanto, no Enem, muitas questões podem ser solucionadas com base no contexto oferecido pelo próprio exame e conceitos básicos das disciplinas, na Fuvest, o modelo dos enunciados é bem “conteudista”.

Ou seja, é preciso estudar muito e vale a pena fazer provas de anos anteriores, principalmente para entender melhor o estilo da instituição. Aliás, caso você ainda não saiba, esse é um dos segredos de preparação para os vestibulandos.

Cada prova segue um estilo e não dá para ignorar essa informação. Ainda que os assuntos a serem estudados sejam praticamente os mesmos, é muito importante dedicar um tempo para conhecer o tipo de cada vestibular que você pretende fazer.

Outra maneira de fazer isso é realizando a prova como treineiro, o que é uma opção para quem ainda está no ensino médio e quer apenas testar seu desempenho como possível candidato a uma vaga na USP. Mesmo que o resultado não seja válido, essa é uma boa ideia para sentir realmente como é o vestibular da Fuvest.

Primeira fase

A primeira fase da prova é um exame de múltipla escolha com 90 questões que precisam ser resolvidas em, no máximo, cinco horas. As disciplinas abordadas são: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

Algumas das questões são multidisciplinares, envolvendo mais de uma matéria. Para conhecer melhor o programa exigido, vale a pena se basear no manual do candidato, divulgado pela própria Fuvest, que destaca os temas mais importantes que podem cair nas provas.

São convocados para a segunda fase os candidatos com as melhores notas, em um número correspondente a 4 vezes o número de vagas na carreira. Se houver empate na última colocação, todos os empatados nela são admitidos na segunda fase.

A nota mínima para ser aprovado para a segunda fase é de 27 pontos em 90, ou seja 30% do valor da prova. Quem marcar menos que isso é eliminado, o que faz com que algumas carreiras tenham um número de aprovados menor que 4 vezes a quantidade de vagas.

Segunda fase

Na segunda fase da prova da Fuvest, são aplicadas as provas com questões dissertativas, ou seja, perguntas abertas e que você não vai poder simplesmente “chutar” uma alternativa caso não saiba a resposta correta.

São dois dias de prova: no primeiro, é preciso responder 10 questões de português e elaborar uma redação. No segundo, são 12 questões sobre 2 a 4 disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

A prova de redação vale 50 pontos e as outras 10 questões de português também valem 50 pontos. E as 12 questões específicas valem, no total, 100 pontos.

Além disso, os cursos de música, artes cênicas e artes visuais também contam com a prova de habilidades específicas, que valem 100 pontos. Para ser considerado habilitado, o candidato precisa marcar pelo menos 50 deles.

Na segunda etapa, além de dominar o conteúdo, os candidatos também devem saber como escrever adequadamente. A Fuvest avalia a capacidade de argumentação e desenvolvimento do texto, assim como correção gramatical e adequação do vocabulário utilizado.

Como entrar na USP: o que estudar para o vestibular?

O programa para o vestibular da USP é sempre extenso, afinal, é uma avaliação de tudo o que foi aprendido na escola, nas principais disciplinas dos ensinos fundamental e médio.

Para conhecer melhor cada um dos temas exigidos na prova, a recomendação é sempre recorrer ao manual do candidato, que apresenta todo o currículo necessário para a realização da prova de maneira resumida e instruções sobre os temas exigidos. Além disso, vamos frisar novamente: fazer provas de anos anteriores é excelente para conhecer a exigência da instituição e garantir mais segurança no exame.

Para a redação, a principal dica é ler e escrever bastante. Saber como redigir um bom texto é uma questão de prática, portanto, quanto mais o candidato treinar a habilidade, melhor será seu desempenho. Também é importante conhecer bem o formato padrão das redações da USP.

Uma dica é buscar por exemplos de textos com boas notas e se basear nesses modelos. Você vai ver que uma redação bem avaliada é aquela que combina todas as competências exigidas, como a capacidade de argumentação sobre o tema e o domínio da nossa língua.

Confira a lista de livros do vestibular USP

Além do conteúdo do currículo escolar, a Fuvest exige que os candidatos leiam uma lista de obras literárias que servirão de referência para algumas questões. A cada ano os títulos da lista mudam, mas pode acontecer de alguns serem mantidos ou repetidos depois de um tempo. Em 2022, os selecionados foram:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Angústia – Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Como dá para perceber, normalmente são escolhidas obras de escritores clássicos da literatura portuguesa. Outro fato notável é que a quantidade de livros não é tão pequena, então, vale ficar de olho no edital assim que for lançado para começar as leituras o quanto antes.

Busque provas anteriores da USP

Como falamos, uma das melhores formas de estudar para a Fuvest é conhecendo as provas dos anos anteriores. Elas estão disponíveis no acervo online da instituição, sendo possível conferir os exames aplicados desde 1997.

Uma dica, aqui, é estudar com algumas das provas mais antigas fazendo as questões com consulta e deixar as mais recentes para realizar simulados sem ajuda alguma. Essa recomendação é porque o modelo de perguntas evoluiu ao longo dos anos, e os vestibulares de 2015 em diante são mais próximos do que se espera atualmente dos candidatos.

Além das questões fechadas, é possível estudar também com as provas da segunda etapa. Pode ser uma boa ideia responder alguma delas e pedir para que, depois, um professor faça a correção para você.

Em relação aos simulados, leve a tarefa ao pé da letra. Afaste qualquer fonte de consulta e cronometre o tempo para ver como você se sai na missão de resolver toda a prova dentro do prazo estipulado. O ideal é tentar reproduzir a ocasião do vestibular e aumentar a sua autoconfiança a cada vez.

Monte um cronograma de estudos

Não tem jeito, o conteúdo é extenso e você tem um grande desafio pela frente. Por isso, a melhor dica é mesmo se organizar com antecedência e ter disciplina na rotina de estudos. O que facilita muito essa missão é montar um cronograma para ter uma espécie de guia diário do que fazer, aproveitando melhor o seu tempo.

Para colocar a ideia em prática, é preciso separar todas as disciplinas e assuntos que devem ser estudados ao longo do tempo até o dia da prova. Quer uma ajuda? Nós podemos montar um cronograma de estudos exclusivo e personalizado para você, com base no curso desejado e na sua disponibilidade de carga horária.

Isenção USP: como solicitar isenção da taxa de inscrição?

Algumas pessoas podem pedir a isenção da taxa cobrada pela Fuvest para a inscrição no vestibular. Se essa possibilidade é do seu interesse, fique de olho no prazo do calendário USP para a seleção de estudantes a cada ano.

O benefício é concedido para quem fez o pedido e tinha renda individual comprovada abaixo de R$ 1.745,32, no caso de candidatos responsáveis pelo próprio sustento e que residiam sozinhos, ou o mesmo valor para cada membro do núcleo familiar.

Nas situações de renda individual ou de cada membro do núcleo familiar inferior a R$ 3.490,65 ou de candidatos que comprovassem desemprego, foi possível pedir isenção de 50% do valor da taxa.

Cursos da USP

Universidade de São Paulo oferece formação em diversas áreas de conhecimento não só em nível de graduação, mas também de especialização, pós-graduação e mestrado e diversos cursos gratuitos. Várias das opções ofertadas estão entre as formações mais reconhecidas no Brasil, tanto na questão acadêmica como no sucesso dos profissionais formados pela universidade.

Se a instituição é a sua escolhida para o ensino superior, conheça todos os cursos de graduação da USP visitando o site oficial da instituição.

E agora que você já sabe tudo sobre como entrar na USP, que tal aprimorar a sua preparação? Então, assista à videoaula sobre o formato de redação da Fuvest, veja o guia completo da Fuvest que preparamos no blog do Stoodi e teste os seus conhecimentos fazendo os exercícios das edições anteriores do Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *