Vale a pena mudar de cidade para estudar?

4 perguntas que podem te ajudar a responder a essa dúvida

Vale a pena mudar de cidade para estudar?

4 perguntas que podem te ajudar a responder a essa dúvida

Logo menos saem os resultados do Sisu. Vamos supor que você passou numa universidade federal longe da sua casa. E aí, você mudaria de cidade? Essa é a dúvida de muitos alunos. Será que vale a pena? 

Isso tudo depende de vários fatores – da cidade, da universidade, do curso e dos seus sonhos, por exemplo. Aliás, o ideal é você analisar cada tópico desses, pensando sempre nos prós e contras para ver o que pesa mais no seu estilo de vida. 

Então, vamos lá. Responda às perguntas e descubra qual a melhor alternativa no seu caso. 
 

1. Essa é a carreira que você escolheu ou foi uma segunda opção? 

Mais importante do que você descobrir se foi a primeira, a segunda ou a terceira opção, essa pergunta tem a função de te fazer pensar se essa carreira é mesmo a que você imaginou seguir. 

Com o Sisu e outros programas de estudos, temos uma maior facilidade de participar de processos seletivos em universidades de todo o Brasil. Mas seja sincero com você mesmo: esse é o curso que você realmente quer cursar? 

Isso pesa muito, pois como você vai mudar de estilo de vida, é muito importante que você se sinta feliz e realizado no curso/profissão. Lembre-se que serão 4 ou 5 anos estudando esse tema, então procure ter satisfação no que faz. 

 

2. Você já conhece a dinâmica da nova cidade? 

Cada cidade é uma cidade e cada pessoa é uma pessoa. Ou seja, se o lugar que você vai se mudar é mais calmo, você sabe disso e gosta desse estilo, as chances de você se adaptar bem no novo lugar são grandes. 

Ou, então, se você gosta da vida agitada, sabe que a cidade é mais calma e está disposto a conhecer esse novo estilo de vida, também há grandes chances de dar certo. Isso porque você já sabe o que vai encontrar e a sua expectativa não será frustrada. 

Agora se você não tem nem noção de como é a cidade, é melhor dar uma pesquisada antes de decidir. Você também terá que se preparar para ir à uma cidade menor, por exemplo. Pode ser que as farmácias não abram todos os dias e você precisa saber disso para se planejar. 

Resumindo: descubra qual o seu gosto e informe-se de como é a cidade – isso pode fazer muita diferença no dia a dia.

3. Você está disposto a ter uma vida mais autônoma? 

Ah, a liberdade de morar sozinho – e a responsabilidade também. Existem muitos pontos positivos e alguns pontos negativos nesse caso. 

Morar sozinho é uma experiência de crescimento e amadurecimento, pois você para de depender dos outros e passa a resolver praticamente todos os aspectos da sua vida. Você começa a controlar seus horários, seus afazeres e começa a cuidar não só de você, mas também de uma casa.

Isso tudo é muito legal, mas isso nem sempre é fácil, viu?

Vamos supor que você ficou doente (tomara que não) e precisa de ajuda. Você terá que ser forte e autônomo para ir ao médico e comprar seus remédios mesmo com dor. Está ciente disso? Tudo bem, né? Uma hora ou outra a sua vida será assim mesmo…

4. Você está pensando também no lado financeiro para tomar essa decisão? 

Pensando em tudo o que já foi dito antes, é hora de pensar no lado financeiro da coisa. Muitos alunos optam por fazer uma universidade federal exclusivamente porque elas são públicas e gratuitas. 

Se esse é o caso, não se esqueça que o custo de moradia, alimentação e gastos em geral podem se assemelhar a uma faculdade privada, ok? Então, escolha ir para uma universidade mais distante pelo seu prestígio ou pela qualidade do curso, por exemplo. 

Você também não precisa pensar nessa escolha como definitiva. Se você mudar de ideia, nada impede de trancar a faculdade ou transferir os seus estudos. 

Se você acha que essa é uma grande chance, experimente e veja na prática como será sua rotina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *