Vestibular ITA: entenda tudo!

Vai fazer o vestibular ITA? Veja agora as informações que você precisa para conhecer a Instituição e alcançar a aprovação!

Vestibular ITA: entenda tudo!

Veja como funciona o vestibular do ITA e porque você deveria cursar esta faculdade!

Quer prestar o vestibular ITA? Então, está no lugar certo! Você deve saber que entrar nessa instituição não é uma tarefa das mais fáceis, uma vez que a concorrência é alta. Por isso, você deverá se esforçar para se destacar e conseguir uma das tão sonhadas vagas.

Para se motivar, vale a pena conhecer os benefícios de estudar no ITA, bem como entender o dia a dia dos estudantes dessa instituição, o funcionamento do seu vestibular e o que fazer para ir bem na prova.

A seguir, saiba tudo sobre o vestibular ITA para ficar cada vez mais próximo da sua aprovação!

O que é o ITA?

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma das instituições que mais causam sentimentos em quem pretende seguir carreira militar e estudar ciência. Além da paixão e da vontade de fazer alguns dos cursos disponíveis, todos eles sabem da dificuldade que é passar no vestibular.

Não poderia ser diferente, já que essa é considerada como uma das escolas de engenharia mais prestigiadas e conceituadas do Brasil. A qualidade é tanta que, muitas vezes, é comparada ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que fica nos Estados Unidos.

Quais são as oportunidades?

Além de seguir a carreira militar, quem se gradua no ITA tem um grande leque de opções no mercado de trabalho, uma vez que as empresas sabem o valor desses alunos (desde instituições de tecnologia até o setor financeiro).

Além da qualidade do ensino, os alunos do Instituto também são conhecidos como pessoas que têm um código de valores bem construído. Dessa forma, os recrutadores ficam mais confiantes quanto à personalidade de quem estão contratando.

Outra grande vantagem dos profissionais formados no ITA é a capacidade de conviver com grandes pressões, pois uma pessoa formada no ITA precisa passar por muitos momentos estressantes para concluir os estudos. Afinal, é necessário, em média, 3 anos de preparação para conseguir a aprovação e 5 anos para se formar.

Ou seja, aliando à qualidade técnica adquirida, o graduado conta com um perfil desejado pela maioria das empresas. Por isso, muitas vezes, um profissional formado no Instituto tem melhores propostas salariais, comparado a alunos de outras universidades.

Como é a carreira militar?

No momento da inscrição no vestibular, o estudante deve escolher entre uma vaga militar (privativa) e uma vaga civil (ordinária). Caso escolha a vaga militar, ele já tem garantia de uma carreira mais estável: uma das vantagens da vaga militar é que o estudante recebe um salário de Aspirante enquanto estuda. O salário está em torno de 6.500 reais.

Apenas depois de formado o estudante se torna um Oficial da Aeronáutica, como Engenheiro, ocupando a patente de 1º Tenente. Depois disso, o profissional está disposto às ordens de salários e cargos da Força Aérea.

Como a instituição é administrada e mantida pela Aeronáutica brasileira, todos os universitários têm experiências militares. No primeiro ano, eles recebem uma iniciação na carreira, o CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). Esse é um curso de instrução militar que mostra aos universitários a doutrina e a forma de trabalhar da Força Aérea. Os alunos participantes normalmente são recompensados com um salário mínimo.

Após o terceiro ano, os alunos privativos dão o pontapé inicial em sua carreira militar. Por isso, essa carreira é considerada mais promissora e segura. Entretanto, como o mercado civil respeita bastante os formados no Instituto, os candidatos preferem em maior número uma vaga civil (ordinária).

Como é o dia a dia dos alunos?

Para superar uma concorrência média de 110 pessoas por vaga e conseguir a aprovação, o aluno precisa de muita dedicação aos estudos. Além disso, o candidato precisa ter uma concentração e preparo para fazer a prova seguramente, uma vez que o vestibular ITA é um dos mais concorridos do Brasil.

Os mais de 12 mil candidatos estão de olho em:

  • ter um dos melhores currículos do país;
  • estar em contato com um dos melhores centros tecnológicos do Brasil;
  • receber uma das melhores formações do país;
  • estar ao lado de profissionais inteligentes que ajudam no crescimento da carreira.

Depois de passar por tantos momentos de pressão, os alunos saem do ITA com uma ótima capacidade para solucionar problemas. Para isso, a Instituição tenta não dar as informações de forma fácil para os universitários. Ou seja, será necessário entender todo o processo para chegar a uma resposta lógica.

Sendo assim, o aluno saí do ITA com um senso crítico aguçado. Dessa maneira, é comum que alunos formados comecem na carreira financeira, ainda que não tenha estudado de forma aprofundada os principais assuntos da área.

Alojamento

Ao ser aprovado no ITA, o aluno pode morar dentro do campus. Chamado de H-8, o alojamento conta com comodidades como piscina, churrasqueira, sala de jogos, academia e quadras esportivas, além de contar com alta segurança, por ser um espaço militar. Tudo isso pode ser obtido com o pagamento de uma taxa mensal de R$50, que incluí água e luz. Estudantes carentes não precisam pagar nenhum valor.

Os alunos ficam em apartamentos para até duas pessoas. Os alojamentos ficam a aproximadamente 700 metros da escola, o que diminuí o tempo perdido em viagens de ida e volta.

Demais facilidades

Para que o aluno tenha ainda mais facilidades, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) proporciona tudo para que o universitário tenha uma vida tranquila e se dedique aos estudos. Lá, é possível encontrar agências bancárias e Correios, postos de gasolina, salões de beleza, clubes recreativos, supermercados, padarias, além de outras conveniências.

O refeitório no campus do ITA oferece 4 refeições gratuitas: café da manhã, almoço, jantar e ceia. O aluno também pode comer nas cantinas e restaurantes pagos espalhados pelo local.

Depois de ver os benefícios de estudar no ITA, você deve estar com ainda mais vontade de estar por lá, não é? Veja, então, como funciona o vestibular da instituição no próximo tópico.

Como funciona o vestibular?

militares vestibular ita

O vestibular ITA é composto tanto por questões objetivas quanto dissertativas. As provas do ITA estão relacionadas com as disciplinas de Matemática, Química e Física. Além disso, os candidatos devem realizar uma prova de Inglês e Português. A banca de correção do ITA é reconhecida por ser bastante criteriosa!

Os candidatos precisam ter rendimento superior a 40% em cada disciplina para continuarem no processo seletivo. Para fazer a lista de classificados, o Instituto considera os primeiros colocados, não considerando a modalidade escolhida de engenharia. O resultado definitivo do exame, contendo o nome dos aprovados, fica disponível para acesso no site oficial.

Você já sabe que o vestibular deste ano será diferente? Descubra, agora, quais são as modificações para se preparar para arrasar nas provas e conseguir a tão sonhada aprovação.

Como funcionará agora?

Três fases

Agora, a seleção conta com três fases (questões objetivas, discursivas/redação e inspeção de saúde). Na primeira etapa, os alunos deverão responder 60 questões objetivas sobre Matemática, Química, Física, Português e Inglês (12 de cada matéria). Vale lembrar que as disciplinas possuem o mesmo peso. Além disso, a primeira fase vale 20% da nota final do candidato. Ou seja, além de ser eliminatória, a prova continua valendo para a somatória final do candidato.

Já a segunda etapa acontece em dois dias. No primeiro dia, são 10 questões de Matemática e 10 de Química. No segundo dia, são mais 10 questões discursivas sobre Física e uma redação. Os 80% restantes da nota são divididos nas provas realizadas (Matemática, Química, Física e Redação).

A nota de corte ainda não foi definida, mas será calculada de acordo com as 110 vagas existentes. Para a segunda etapa, são aprovados, aproximadamente, 5 vezes o número de vagas. Por isso, são convocados cerca de 550 alunos. O número deve ser maior, se considerarmos que existem alunos que prestam vestibular como treineiros.

Cotas raciais

A partir do vestibular 2019, 20% das vagas serão destinadas a vestibulandos incluídos no sistema de costas raciais.

Livros obrigatórios

De acordo com a comissão de vestibular do ITA, as obras obrigatórias são:

  • São Bernardo (Graciliano Ramos);
  • Senhora (José de Alencar);
  • Quincas Borba (Machado de Assis).

Quais são os cursos?

O ITA apresenta vagas para os seguintes cursos:

  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia da Computação.;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica.

Como estudar para o vestibular?

Quer saber como se preparar para o vestibular ITA? Para estar pronto para o exame, é importante ficar atento a alguns fatores. São eles:

Cursinho pré-vestibular

Você já deve saber que é raro encontrar alguém que conseguiu a aprovação no ITA logo após sair do ensino médio, uma vez que as escolas tradicionais brasileiras não focam nesse vestibular. Por isso, é importante fazer um bom curso para se preparar, focando no formato atual da prova.

Pode ser interessante para você estudar de forma online, uma vez que você perderá menos tempo com deslocamentos e terá um material didático de fácil acesso e interativo. De todo modo, com o curso você contará com a resolução de provas do vestibular ITA anteriores e macetes para resolvê-las.

Planejamento

Verifique quais serão as matérias cobradas em cada disciplina e monte um plano de estudos intenso, sempre considerando os seus limites e atividades diárias. Inclua finais de semana e feriados. Além disso, embora a maior quantidade de questões seja da área de exatas, não deixe de estudar Português, Inglês e Redação. Uma única prova com mau rendimento pode significar a sua desclassificação. Portanto, planeje-se!

Qual é o calendário para 2018?

A inscrição deve ser realizada no site oficial do ITA, a partir do preenchimento do formulário de inscrição. Após isso, você deverá pagar a taxa de R$140,00.

  • Período de inscrição: 1º de agosto até 15 de setembro;
  • Provas de primeira fase: 23 de novembro;
  • Provas de segunda fase: 10 e 11 de dezembro;
  • Resultado: 21 de dezembro.

Como vencer a concorrência no vestibular ITA?

Para ser aprovado no vestibular, não basta apenas estudar. Você deverá se diferenciar de alguma forma dos demais candidatos. Para isso:

Responda questões dentro do estilo exigido

É verdade que estudar as provas anteriores é uma das principais formas de conseguir entender como a banca cobra as questões. Entretanto, você também precisa entender a especificidade dos temas tratados. Ou seja, procure por mais questões semelhantes a prova em outras fontes. Dessa forma, as chances de você acertá-las na hora do exame serão maiores.

Como o tempo é um dos fatores que podem levar os candidatos à eliminação, você deve estar afiado para gastar o mínimo em cada questão. Na hora de estudar, dê preferência aos conteúdos que mais caem e cobre de si maior desempenho nessas matérias.

Revise o conteúdo

No seu planejamento de estudo, inclua momentos para fazer resumos e posteriormente revisá-los. Dessa maneira, você não esquecerá o conteúdo quando o dia da prova chegar. Portanto, é necessário incluir essa prática como uma das partes mais importantes da sua rotina de preparação.

Se julgar interessante, participe de grupos de estudos para resolver provas em conjunto e relembrar a matéria. Assim, todos poderão ajudar uns aos outros em temas que têm mais facilidade.

Como acessar as provas anteriores do vestibular ITA?

Você pode acessar gratuitamente as provas anteriores do ITA. No site, você verá todas as provas dos vestibulares de 2008 até 2018. Fazê-las deixará você pronto para enfrentar o nível de dificuldade das questões, além de ficar familiarizado com a estrutura da prova.

Ainda que o vestibular ITA pareça uma caminhada difícil, lembre-se de que no final valerá a pena o esforço. Além de ter um bom currículo, você aprenderá de verdade cada conteúdo que será ensinado. Mais do que isso, você terá um perfil que valoriza criatividade para resolver problemas e senso crítico para fazer avaliações.

Gostou das dicas? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos! Não deixe de conferir o nosso banco de exercícios e acessar o nosso blog para conferir outras dicas interessantes. Assim, o seu sonho de ingressar no ITA estará mais próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *