Vestibular Medicina da UEMA

Vestibular Medicina da UEMA

Sol, praia, gente bacana e educação de qualidade: você encontra todos esses atributos no estado do Maranhão, localizado no belíssimo nordeste brasileiro.

Se você já mora por ali ou tem interesse em se mudar para um local como esse, saiba que é possível fazer Medicina em uma das maiores faculdades do Brasil nesta região.

Estamos falando, é claro, sobre a UEMA, a Universidade Estadual do Maranhão. O curso de Medicina nessa instituição é superconceituado e está localizado na cidade de Caxias, a cerca de 300 km de distância da capital, São Luís.

Mas e então? Como passar no vestibular de Medicina da UEMA? Continue a leitura, saiba mais sobre as formas de ingresso dessa instituição e confira algumas dicas práticas para guiá-lo rumo à aprovação!

Como é o vestibular de Medicina da UEMA?

O curso de Medicina é o mais concorrido dentre todas as graduações no vestibular. Anualmente, são milhares de pessoas interessadas nas poucas vagas disponibilizadas em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. 

Então, logo de cara, já sabemos que o vestibular para essa carreira não é moleza. E isso também é válido para o vestibular de Medicina na UEMA — conhecido como PAES —, que exige muita dedicação por parte do estudante. 

Ele é aplicado em duas fases — exceto no período de pandemia, no qual teve apenas uma. Na primeira etapa, o estudante precisa responder 60 questões objetivas das matérias que temos no Ensino Médio. Elas são divididas em blocos parecidos com os que vemos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo 20 exercícios para cada um deles.

A segunda fase, por sua vez, traz questões dissertativas. Nessa etapa, você precisa escrever todas as suas respostas nas 12 questões aplicadas. Para Medicina, as matérias escolhidas são Biologia e Química.

Além disso, o vestibulando precisa fazer uma redação na segunda fase. Ela é aplicada no modelo dissertativo-argumentativo.

Como fazer para ser aprovado no vestibular de Medicina da UEMA?

Agora, é hora de conferirmos algumas dicas para não errar nessa preparação e conquistar a aprovação o quanto antes. Vamos lá?

Tenha um bom cronograma de estudos

O primeiro passo para ter um bom desempenho no vestibular de Medicina da UEMA é, claro, contar com um plano de estudos que o ajude nessa jornada. O objetivo dessa planilha é orientá-lo nas matérias que devem ser estudadas e ajudar, também, na prevenção da temida procrastinação.

Capriche no local de estudos

O seu ambiente de estudos também deve ser adequado para ajudá-lo nesse processo. É preciso que ele seja confortável (tanto em iluminação, quanto em temperatura e também para as suas costas!) e silencioso.

Siga uma rotina adequada

Além do cronograma, outra dica para organizar os seus estudos é tentar manter a sua rotina de vida também organizada. Ter horários para dormir e acordar, por exemplo, são estratégias que já colaboram bastante com o seu sucesso.

Faça muitas provas antigas e simulados

Uma das grandes chaves para a aprovação é, sem dúvidas, a realização de provas antigas ao longo do ano. E essa estratégia é ainda melhor caso você simule a prova ao resolvê-la. Finja que você está no dia do vestibular e otimize as suas chances de conquistar a sua vaga! 

Pratique com exercícios

A realização de exercícios de fixação também é uma ótima maneira de caprichar na preparação para o vestibular. Priorize os exercícios da UEMA, mas também faça questões de outras provas para treinar os conteúdos, fixá-los e também fazer uma revisão sobre os assuntos.

Faça revisões das matérias que mais caem

Já que o assunto é revisão, não deixe de dar uma olhadinha nas matérias de vez em quando, ok? Revisar as disciplinas é uma forma incrível de garantir que elas não fujam da sua mente ao longo do ano e, principalmente, na hora da prova. Bate na madeira!

Treine a redação

A redação da UEMA é um dos pontos mais importantes da preparação para a segunda fase. Então, ao longo da sua preparação, não se esqueça de também realizar algumas redações para treinar. Pegue temas antigos e faça o seu texto. Isso ajudará muito na hora da prova para valer, fazendo com que você não fique tão ansioso.

Controle a ansiedade

A ansiedade, por sinal, é uma das grandes inimigas do vestibulando. E é natural se sentir ansioso até um certo nível, desde que isso não te atrapalhe, gerando até mesmo os temidos brancos na hora da prova. Os simulados e a prática com exercícios ajudarão nesse processo de amadurecimento emocional e segurança.

Cuide da saúde 

Os cuidados com a sua saúde também não podem ser deixados de lado. O ideal é que você pratique exercícios, se alimente adequadamente e se hidrate bastante. Não se esqueça, também, de descansar todos os dias (ninguém é de ferro!) e se divertir de vez em quando. Faz muito bem para o corpo e para a mente!

Conte com o apoio de um bom cursinho pré-vestibular

Por fim, um grande aliado nessa sua trajetória rumo à aprovação é contar com o suporte de um bom cursinho pré-vestibular. O Stoodi é um belo exemplo disso, oferecendo aulas 100% online e muitos diferenciais para ajudá-lo nesse período: lives, simulados, exercícios (todos com resolução em vídeo) e muito mais. 

E o melhor de tudo é que contamos com um plano para os vestibulandos de Medicina, o StoodiMed. Ele conta com privilégios exclusivos, mais aprofundamento nas matérias e um plano de estudos personalizado para colocar o seu nome na lista de aprovados. 

Gostou de saber essas dicas para se dar bem no vestibular de Medicina da UEMA? Agora, é hora de se preparar para poder curtir a vida universitária em uma região rica em cultura e cheia de oportunidades. Não perca tempo e comece o quanto antes!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento do StoodiMed ou tem qualquer tipo de questionamento, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para ajudá-lo com o que for possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *