Vestibular USP: o que você precisa saber sobre

Vestibular USP: o que você precisa saber sobre

Estudar na Universidade de São Paulo (USP) é a meta de muitas pessoas — o que é compreensível, já que a instituição é referência nacional em qualidade de ensino e oportunidades acadêmicas. Não é para menos que o primeiro passo para quem quer ingressar nela é se familiarizar com o edital do vestibular USP.

Afinal, esse material traz todas as informações sobre como se preparar para a seleção, entender as vagas por campus da instituição e o principal: superar a concorrência (que é acirrada!) para ter uma formação de renome no currículo.

Para lhe ajudar, trouxemos um compilado das principais informações que a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que é a responsável pelo processo seletivo da universidade, disponibiliza anualmente. Acompanhe para saber mais!

Quais informações importantes estão no edital do vestibular USP?

Para começar, o edital do vestibular USP, também chamado de manual do candidato, explica que há dois meios de entrada na instituição: o vestibular da Fuvest e a nota do Exame Nacional o Ensino Médio (Enem).

Porém, a divisão de vagas oferecidas não é igual para os dois processos seletivos. O da Fuvest permanece como o principal. Na edição de 2022, por exemplo, 89,10% das vagas da ampla concorrência foram destinadas para o dela.

Outro ponto que merece destaque é que o vestibular é dividido em duas etapas: a prova de conhecimento geral e a prova de conhecimentos específicos — momento no qual é aplicada a redação. Além disso, elas não têm o mesmo peso entre si. A primeira fase vale 100 pontos assim como a segunda. Contudo, esta última tem peso dois.

O edital do vestibular USP ainda cita que os aprovados na primeira etapa que estão disputando vagas nas graduações em Artes Visuais, Música e Artes Cênicas serão submetidos a outro teste: a prova de habilidades específicas.

Um ponto interessante do material é que ele já deixa claro que essa avaliação também terá peso dois no resultado final do vestibulando.

Como é a inscrição dos vestibulandos?

A inscrição é virtual, na plataforma da Fundação Universitária para o Vestibular, já que ela que organiza, divulga e aplica toda a seleção. Durante esse processo, é importante estar atento ao local de aplicação das provas (que pode ser São Paulo capital ou outras regiões). Afinal de contas, a USP tem campus em várias cidades do estado paulista.

Por fim, faça o pagamento da taxa de inscrição no prazo indicado. O valor pode variar conforme a edição do vestibular. Em 2022, por exemplo, o custo foi de R$ 182,00.

Quantas questões tem o exame?

A prova de conhecimentos da USP contempla as seguintes matérias: Química, Biologia, Inglês, Português, Matemática, História, Geografia e Física.

Porém, ao contrário do que acontece em muitos vestibulares tradicionais — e, inclusive, no Enem —, as 90 perguntas objetivas dela não são apresentadas em blocos por área do saber.

Na verdade, é comum se deparar com várias delas que mesclam duas ou mais matérias, promovendo, assim, uma avaliação mais interdisciplinar sobre os conhecimentos dos candidatos. Bem interessante e desafiador, não acha?

Já na prova de conhecimentos específicos a dinâmica muda. Para começar, ela é totalmente aberta, o que significa que você vai precisar mostrar o seu domínio dos conteúdos com as próprias palavras.

Além disso, ela é subdividida em dois exames. O primeiro conta tanto com prova de português (que tem 10 questões) quanto com a redação — que pede um modelo de texto dissertativo-argumentativo. Portanto, já sabe qual gênero praticar!

O segundo, por sua vez, é composto por 12 questões divididas entre duas, três ou mesmo quatro matérias. Tudo dependerá da graduação que você deseja cursar e também do local onde vai estudar. Por exemplo, deseja fazer Medicina?

Pois então você pode ingressar nas unidades da USP em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, onde esse bacharelado está disponível. Nelas, as disciplinas que integram o segundo exame são:

  • campi de São Paulo: Biologia, Física e Química;
  • campi de Ribeirão Preto: Biologia, Química, Física e Geografia;
  • campi de Bauru: Biologia, Química e Geografia.

Qual o horário das provas?

O edital do vestibular USP traz uma seção especial chamada “Calendário”. Ela conta com todas as datas e os horários que os candidatos vão precisar saber não só para realizar a inscrição, mas também para acompanhar a divulgação dos resultados.

Um das informações que se destaca nessa área é a do horário de provas. Isso porque a abertura dos portões acontece ao meio-dia, fechando no momento de início do vestibular: às 13h. Isso acontece tanto na primeira fase quanto na segunda fase.

Por outro lado, o horário de término do exame varia. Na prova de conhecimentos gerais, o encerramento é às 18h. Contudo, já é possível sair da sala às 17h. Na prova específica, o término acontece às 17h. Porém, quem terminou mais cedo está liberado às 16h. Já no caso das provas de habilidades específicas, o candidato precisa ficar atento.

Isso porque elas não são aplicadas dentro de um horário específico como acontece na outra parte do vestibular. Ao contrário, dependendo do curso, ela é programada para acontecer em tempo integral em um dia ou durante um período estimado pela instituição (que pode chegar até a quatro dias).

O motivo disso é que essas provas não consistem apenas em cadernos de questões escritas, mas também em atividades práticas, como gravações de materiais audiovisuais.

O que os estudantes podem levar para a sala?

Quando o assunto é material, você pode levar uma quantidade limitada de itens. Entre eles, estão: caneta, lápis, borracha, apontador e régua (desde que seja transparente). Já em relação à comida, os vestibulandos podem, sim, ter lanches e água.

O que desclassifica os candidatos?

Há algumas atitudes que o edital do vestibular USP aponta como inapropriadas para os candidatos, podendo levá-los à desclassificação. É o caso de dificultar o trabalho dos fiscais quanto à identificação facial, provocar tumultos na sala de prova ou tentar se comunicar com pessoas de fora do ambiente durante a aplicação do vestibular.

Para completar, não é permitido usar materiais que facilitem a realização das provas (como lápis com tabuada) ou objetos pessoais que permitam colas (como relógios e celulares).

E então, já se sente mais preparado para entrar na vida acadêmica após ler sobre os detalhes do edital do vestibular USP? Pois esteja atento ao portal da Fuvest para não perder nenhuma novidade sobre o regulamento dos próximos processos seletivos (seja via nota do Enem, seja via vestibular tradicional).

Vale mencionar ainda que no site você tem acesso às edições passadas do exame desde a década de 70. Ou seja, além de se manter bem informado e sem correr riscos que prejudiquem a sua aprovação, você também tem a chance de aperfeiçoar ainda mais os seus estudos. Portanto, siga a nossa dica!

Agora conta nos comentários: você já começou a planejar o seu cronograma de estudos para esse vestibular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *