Vestibular USP: o que é, inscrições e mais!

Saiba todos os detalhes do vestibular da USP, considerada por vários anos a melhor Universidade do Brasil!

Vestibular USP: o que é, inscrições e mais!

Eleita por vários anos consecutivos como a melhor universidade do país, a Universidade de São Paulo, sem dúvida, é uma das instituições de ensino superior mais cobiçadas entre os estudantes. Sendo assim, para quem deseja aumentar as suas chances de aprovação, é fundamental ficar atento às datas do processo seletivo e saber como funciona a dinâmica das provas do vestibular USP.

Com o intuito de facilitar a sua vida e ajudar no planejamento dos estudos, preparamos um conteúdo abordando as principais questões sobre o vestibular da USP, esclarecendo desde o seu prazo de inscrição até o perfil de cobrança das provas. Acompanhe!

O que é o vestibular da USP?

O vestibular da USP nada mais é do que um processo organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST e que visa selecionar os alunos para as vagas de ensino superior oferecidas pela USP.

Vale destacar que grande parte das universidades públicas do país adota o Enem como o principal ou único meio de seleção das vagas, contudo, na USP e em outras poucas instituições, o processo seletivo é diferente. Deste modo, quando falamos em vestibular da USP, estamos nos referindo a uma das provas mais tradicionais do Brasil, sobre a qual explicaremos tudo a seguir.

Campus

Atualmente a USP conta com 7 campi espalhados por São Paulo, localizados em:

  • Campus São Paulo – Cidade Universitária, Leste, Cerqueira César e Centro;
  • Campus Bauru;
  • Campus Lorena;
  • Campus Piracicaba;
  • Campus Pirassununga;
  • Campus São Carlos;
  • Campus Ribeirão Preto.

Como funciona o vestibular da USP?

Separadas em duas etapas, as provas da USP são responsáveis por selecionar alunos para as mais de 8.000 vagas de ensino superior distribuídas em seus 7 campi.

Primeira etapa

De caráter eliminatório e classificatório, a primeira fase da USP é composta por 90 questões objetivas, abordando as seguintes disciplinas:

  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Língua estrangeira;
  • Língua Portuguesa.

Cabe destacar que há questões no formato interdisciplinar, isto é, cobram do aluno conhecimentos específicos de mais de uma matéria, o que torna a prova ainda mais exigente. Além disso, para esta primeira etapa, o tempo máximo de exame são de 5 horas, o que equivale a aproximadamente um tempo de 3 minutos e 20 segundos para cada questão da prova.

Segunda etapa

Já a segunda fase da USP só é realizada por quem foi aprovado na primeira fase, ou seja, já é um processo de seleção que atinge menos alunos e que tem o intuito de aprofundar ainda mais os conhecimentos exigidos.

Nesta etapa, os exames são aplicados em dois dias, sendo o primeiro composto por 10 questões de Português mais uma proposta de redação, e, o segundo com 12 questões abordando duas ou quatro disciplinas específicas (a depender do curso que o aluno deseja).

Um ponto que merece destaque acerca da segunda etapa é o perfil das questões. Todas as perguntas nesta fase são abertas, ou seja, não há alternativas, o estudante precisa discorrer por conta própria toda a resolução e dar a sua resposta final.

Esse estilo de questão cobra muito mais conhecimento do estudante do que uma prova objetiva, por isso, nesta fase os estudos precisam ser intensificados por quem deseja ser aprovado.

Quando é o período de inscrição da USP?

calendario

O prazo de inscrição para o vestibular da USP 2020 já se encerrou — foi até o dia 20 de setembro de 2019. Já sobre a taxa de inscrição, para quem não deu entrada no pedido de isenção, o valor a ser pago é de R$ 182, o que dá direito a realizar a primeira etapa e a segunda, nos casos de aprovação.

Datas importantes

Além do prazo de inscrição, há outras datas importantes às quais todos os vestibulandos precisam ficar atentos:

  • 24 de novembro de 2019 – prova da primeira etapa;
  • 5 e 6 de janeiro de 2020 – provas da segunda etapa;
  • 24 de janeiro de 2020 – resultado da primeira chamada dos aprovados.

Quando sai o resultado da USP?

O resultado final foi divulgado no dia 24 de janeiro de 2020. Já o resultado dos aprovados para a segunda fase, foi divulgado no dia 9 de dezembro de 2019.

Notas para a aprovação

A nota final USP do candidato é dada pela soma das duas etapas, ou seja, enganam-se aqueles que acham que a segunda etapa é a que importa mais, já que a pontuação obtida na primeira fase é fundamental para elevar o seu desempenho final.

Outro ponto que merece destaque são os critérios de eliminação. Um deles é a desclassificação do candidato caso atinja menos de 30% da primeira etapa (o que equivale a 27 questões corretas). Além desse, também será eliminado o vestibulando que zerar (tirar nota zero) em qualquer disciplina da primeira etapa, deste modo, é fundamental que o estudante leve a sério todas as matérias.

Onde encontrar um cursinho pré-vestibular USP?

Por mais inteligente que o aluno seja, se preparar sozinho para o vestibular da USP é algo complicado, já que, além de exigir conhecimentos específicos de cada matéria, o processo cobra também disciplina, gestão de tempo, estratégia de prova e entre outros.

Deste modo, uma boa alternativa para quem está procurando por um cursinho pré-vestibular (tanto para ser aprovado na USP, quanto em outros vestibulares, como no Enem) é o preparatório online do Stoodi. Com ele, você tem acesso a centenas de videoaulas, exercícios interativos e a várias provas do Enem e de outros processos seletivos, elevando a qualidade de seus estudos e aumentando as suas chances de aprovação.

Portanto, agora que você já viu como que funciona o vestibular da USP, é hora de focar nos estudos e manter a organização para um bom desempenho. Cabe frisar, ainda, que quem deseja ser aprovado na USP não deve direcionar os estudos somente para uma etapa, considerando que, como explicamos, ambas as fases são essenciais para o resultado final.

Notas de corte Sisu USP

Reunimos, também, as notas de corte baixa, média e alta do Sisu 2019 para cursos na USP:

  • Menor nota de corte: 711,75;
  • Média nota de corte: 778,35;
  • Maior nota de corte: 870,09.

Está interessado em um curso online preparatório? Então venha para o Stoodi e conheça nosso plano de estudos! Com ele, sua aprovação no vestibular será apenas uma questão de tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *