Correção de Redação Enem

Desglobalização: caminhamos para um mundo desintegrado? Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desglobalização: caminhamos para um mundo desintegrado?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

As últimas três décadas testemunharam mudanças importantes nas facilidades de transporte, de comunicações e de processamento de dados, com efeitos sobre os processos produtivos, os fluxos comerciais e a movimentação internacional de capitais. Do ponto de vista das economias em desenvolvimento, a recomendação passou a ser que aderir a esse processo poderia ser instrumento fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social. No caso da economia brasileira, a participação no processo de globalização foi limitada até aqui, exceto no tocante ao movimento de capitais. A participação no comércio de mercadorias permanece baixa, e o número de acordos preferenciais ainda é comparativamente reduzido. Não foi possível reduzir a “distância econômica” em relação às economias de alta renda.

(Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10655/1/td_2668.pdf - Acesso em: 29 abr. 2022).

TEXTO II

Assim como a globalização reflete um processo crescente de interdependência econômica, a desglobalização marca justamente o recuo da integração econômica global. E há indícios de que isso está acontecendo há algum tempo.

Medida que é chave na globalização, a participação do comércio no Produto Interno Bruto (PIB) global atingiu seu auge em 2008, antes do início da crise.

“A proporção média das exportações em relação ao PIB em todo o mundo aumentou muito significativamente nos anos 1990 e 2000. Entretanto, desde a crise financeira de 2008 e 2009, essas medidas têm estagnado ou mesmo diminuído”, explica Douglas Irwin, professor de Economia na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

Irwin e outros especialistas observam que essa tendência tem ocorrido lado a lado com a ascensão do populismo e de medidas econômicas protecionistas. Há, no entanto, outros fatores importantes que têm freado a globalização.

(Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/o-mundo-caminha-para-uma-desglobalizacao/ - Acesso em: 29 abr. 2022).

TEXTO III

(Disponível em: https://missaodiplomatica.blogspot.com/2015/06/desglobalizacao.html - Acesso em: 29 abr. 2022).

TEXTO IV

No Brasil, a crise é mais grave, porque o país reduziu sua participação internacional e sempre teve dificuldade de se integrar às cadeias de valor, pontua o professor Pedro Brites, da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). "[O país] Sempre participou com commodities. Não tem condições de recuperar a capacidade industrial em curto espaço de tempo. Isso exige uma política de Estado", sustenta.

Pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) Lia Valls discorda, apesar de reconhecer que a pandemia está fortalecendo as políticas nacionalistas, com menor cooperação global. "Talvez a fragmentação da produção tenha ido muito longe. É preciso repensar qual o grau de fragmentação se pode ter. Mas é impossível os países mudarem totalmente os sistemas de produção, o modo de consumo. Nenhum país consegue fabricar tudo. Existe limite para o fechamento", defende. "Não será um mundo multilateral como antes, mas cooperações serão necessárias. Ambiente isolado é impossível", reforça.

(Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/06/07/internas_economia,861722/desglobalizacao-na-pos-pandemia-acordos-bilaterais-devem-perder-forca.shtml- Acesso em: 29 abr. 2022. Adaptado).

TEXTO V

(Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/06/07/internas_economia,861722/desglobalizacao-na-pos-pandemia-acordos-bilaterais-devem-perder-forca.shtml - Acesso em: 29 abr. 2022).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação