Correção de Redação Enem

Caminhos para lidar com os efeitos da espetacularização do cotidiano na sociedade brasileira Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para lidar com os efeitos da espetacularização do cotidiano na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Para Debord (1997) vivemos em uma “sociedade do espetáculo”, onde a mercadoria e a aparência se tornaram mais valorizadas no contexto das relações sociais, tornando-se uma forma de relação social em que o ter e o aparentar ser suprem momentaneamente o viver, objetificando e artificializando as experiências, que deixam de ser vividas em sua essência. A imagem que o indivíduo tenta transmitir de si mesmo ou do modo de vida que vive ultrapassa a realidade e torna a imagem, a representação, uma nova realidade ficcional, ou seja, uma realidade construída por ficções. Debord (1997, p. 8) diz que “o espetáculo, compreendido na sua totalidade, é ao mesmo tempo o resultado e o projeto do modo de produção existente”. O espetáculo não é apenas um conjunto de imagens postadas ou compartilhadas nas plataformas de mídias sociais, ele está inserido no contexto das relações sociais contemporâneas, mediando as relações entre as pessoas por imagens, narrativas e enquadramentos. E esse espetáculo, essa atuação social, contribui para a criação da realidade coletiva nos dias atuais.

(Disponível em: https://noticias.unb.br/artigos-main/4484-a-sociedade-do-espetaculo-na-contemporaneidade - Acesso em: 24 mai. 2022).

TEXTO II

(Disponível em: https://www.facebook.com/geografiaesociedade/photos/a.602878663106090/2331975076863098/?type=3&theater - Acesso em: 24 mai. 2022).

TEXTO III

A sociedade do espetáculo corresponde a uma fase específica da sociedade capitalista, quando há uma interdependência entre o processo de acúmulo de capital e o processo de acúmulo de imagens. O papel desempenhado pelo marketing, sua onipresença, ilustra perfeitamente bem o que [Guy] Debord [autor do livro “A sociedade do espetáculo”] quis dizer: das relações interpessoais à política, passando pelas manifestações religiosas, tudo está mercantilizado e envolvido por imagens. Mas, se a sociedade do espetáculo só pode ser compreendida dentro do contexto da sociedade capitalista, isso não quer dizer que só nessa forma de vida social ocorre a produção de espetáculos.

(Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/midia-e-poder-na-sociedade-do-espetaculo/ - Acesso em: 24 mai. 2022).

TEXTO IV

Quando o filme "O Show de Truman - O Show da Vida" estreou há 20 anos, os espectadores não podiam acreditar que o personagem de Jim Carrey pudesse ser algo mais que ficção. Hoje, aquela incrível história se transformou em algo terrivelmente cotidiano.

O filme, dirigido pelo australiano Peter Weir, foi recebido como um dos melhores de 1998 tanto pela surpreendente interpretação de Carrey - até então só conhecido pelos seus trejeitos - como pela história que contava, que parecia totalmente disparatada.

Carrey era Truman Burbank, um feliz agente de seguros com uma vida perfeita. Tinha uma esposa encantadora (Laura Lynney), um amigo fiel (Noah Emmerich) e uma bonita casa branca na paradisíaca ilha de Seahaven.

Mas todo esse mundo desmorona quando Truman descobre que sua vida está sendo vigiada, que nada do que existe ao seu redor é real e que nasceu para ser o protagonista do primeiro reality show transmitido pela televisão. Embora naquela época nem sequer se sabia o que era um reality...

(Disponível em: https://exame.com/casual/20-anos-depois-o-show-de-truman-se-torna-realidade/- Acesso em: 24 mai. 2022).

TEXTO V

No Brasil, o espetáculo tem sido visto e aplaudido de tal modo que se tornou o principal ingrediente dessa trama a que chamamos de rotina. Estamos expostos a todo tipo de espetacularização: helicópteros transmitem ao vivo acidentes ocorridos nas principais vias do país; todos a postos aguardando a próxima condução coercitiva; esposas e familiares de políticos encarcerados fazendo caras e bocas, buscando a redenção de seu ente querido diante do eleitorado incrédulo e o melhor ângulo para o jornal do dia seguinte.

(Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/24536/a-espetacularizacao-do-cotidiano/ - Acesso em: 24 mai. 2022).

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