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Desafios da alfabetização no Brasil: consequências e caminhos para lidar Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da alfabetização no Brasil: consequências e caminhos para lidar”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Durante a pandemia da Covid-19, o país retrocedeu 15 anos na alfabetização de crianças em um cenário que já não era considerado ideal pelos especialistas. O levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, em 2019, a taxa de crianças fora das escolas era de 1,39%. Em 2020, esse número saltou para 5,5%.

Os motivos que agravaram a situação foram a evasão escolar e pouco tempo em sala de aula, por conta das restrições impostas pelo coronavírus. Além disso, os investimentos considerados essenciais para a recuperação do patamar educacional antes da pandemia foram reduzidos em 93,5% dos municípios brasileiros, de janeiro a agosto de 2021, de acordo com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Segundo o economista e pesquisador da FGV, Marcelo Neri, há um atraso educacional muito relevante. A grande piora foi observada nos alunos dos cinco aos nove anos de idade, grupo em que os indicadores educacionais estavam em maior melhora nos últimos 40 anos.

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/alfabetizacao-no-brasil-retrocedeu-15-anos-durante-a-pandemia-diz-fgv/#:~:text=Durante%20a%20pandemia%20da%20Covid,saltou%20para%205%2C5%25. - Acesso em: 18 fev. 2022).

TEXTO II

Fabiano, personagem sertanejo de "Vidas Secas", o analfabeto mais notável da literatura brasileira, "dava-se bem com a ignorância", escreveu Graciliano Ramos, mas sonhava com os filhos na escola "aprendendo coisas difíceis e necessárias".

Mais de seis décadas depois da publicação do romance, pesquisa da psicóloga Ana Lúcia Paes de Barros, da Universidade Estácio de Sá, constatou que a maioria dos analfabetos percebe o analfabetismo como uma espécie de impotência parecida com a vivida por Fabiano.

"A maioria deles fala disso quando perguntamos como é ser analfabeto: humilhação e impotência são sentimentos que aparecem muito frequentemente", afirma Ana Lúcia, que pesquisou jovens e adultos em processo de alfabetização.

Ela observa que esse tipo de percepção é mais forte nas cidades do que na zona rural ou em pequenas cidades do interior. "Nas cidades, quem não lê placas fica perdido, é como se fosse um estrangeiro na sua própria vizinhança", compara.

A pesquisa mostrou que ganhar autonomia para atividades simples do dia-a-dia, como ir ao banco ou andar de ônibus, são objetivos mais citados entre os alunos de classes de alfabetização para jovens e adultos do que a vontade de ler livros ou revistas. Conseguir trabalho foi o objetivo mencionado pela maior parte das pessoas ouvidas na pesquisa.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1406200903.htm- Acesso em: 18 fev. 2022).

TEXTO III

(Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/02/08/numero-de-criancas-que-nao-aprenderam-a-ler-e-escrever-aumenta-na-pandemia-aponta-levantamento.ghtml - Acesso em: 18 fev. 2022).

TEXTO IV

Numa visão mais ampla, o analfabetismo funcional tem forte impacto na produtividade e na competitividade nacional. Uma pesquisa feita por um doutorando da USP, no ano passado, calcula em US$ 6 bilhões anuais a queda de produtividade nas empresas, provocada pelas deficiências básicas dos empregados.

Essas deficiências se traduzem, por exemplo, na incapacidade de a pessoa ler e entender um manual de instruções, normas de qualidade e segurança para desenvolver bem seu trabalho ou acompanhar cursos de treinamento que exijam leitura.

Um exemplo prático do problema ocorre em uma montadora de São Bernardo, na qual simples manuais de instruções de equipamentos ou comunicados do departamento de Recursos Humanos tornam-se enigmas indecifráveis para 78,5% dos funcionários de um setor da produção.

(Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/content/analfabetismo-funcional-prejudica-o-desenvolvimento-do-pais - Acesso em: 18 fev. 2022).

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