Correção de Redação Enem

As mudanças no amor em tempos de aplicativos de relacionamento Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As mudanças no amor em tempos de aplicativos de relacionamento”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
A hiperexigência e o perfeccionismo são obstáculos. Definir expectativas muito altas e criar sua própria história com antecedência. Aplicar a metodologia do trabalho a esse campo, fixando objetivos muito definidos, é um erro. O melhor é estar aberto e disponível, em vez de se dedicar a fazer listas do que queremos. E então há sempre muito medo, medo de que te rejeitem, de que te partam o coração, medo do fracasso. O amor não é um conto de fadas e às vezes se pode sofrer, mas isso nos dá pânico. Também vejo pouca tolerância nos casais. À menor mudança se rompem. Estabelecemos um limiar de exigência muito fino, procuramos a pessoa perfeita e ela não existe.Lorena Berdún, psicóloga e sexóloga espanhola em entrevista para o Jornal El País, 13/02/2019.
(Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/12/estilo/1550012109_318174.html - Acesso em: 27 out. 2020).

TEXTO II
Não é de hoje que ouvimos o termo "relacionamentos online". A expressão marcou presença no final nos anos 90 e começo dos 2000 com as salas de bate-papo em grandes portais, além de comunicadores instantâneos como ICQ e MSN. No entanto, não podemos negar que vivemos neste momento um "boom" dos relacionamentos online, representados agora pelos aplicativos e facilidade de carregá-los para qualquer lugar. E a variedade é enorme. Grindr, WeChat, Hot or Not, Skout, Down e Tinder são só alguns nomes que completam o time.
"Vivemos a era dos aplicativos. Não só nos relacionamentos. As pessoas acessam o Instagram porque é mais fácil curtir ou postar uma foto do celular. Pedem comida pelo app porque é mais fácil. Chamam táxis pelo celular porque é mais fácil. Você tem a possibilidade de se conectar pelo Facebook, que evita inúmeros cadastros ou ainda usar a geolocalização, para encontrar pessoas e serviços perto de você", afirma Pollyana Ferrari, Doutora em Comunicação Social pela USP e autora dos livros "A força da mídia social" e "Hipertexto, Hipermídia".
(Disponível em: https://canaltech.com.br/comportamento/Amor-nos-tempos-de-Tinder-febre-ou-fria/ - Acesso em: 27 out. 2020).

TEXTO III
Os relacionamentos em tempos de app, na verdade, seguem os mesmos moldes dos tradicionais, mas com uma roupagem diferente. O que muda, de fato, é o facilitador tecnológico. “O app é apenas mais um ferramenta para um encontro, assim como acontece na balada, no trabalho, etc., e, assim como em outros lugares, é possível encontrar pessoas legais ou não”, analisa a psicanalista Juliane Kravetz.
A leveza desse início despretensioso é uma vantagem e pode acabar em namoro assim como em qualquer outra situação. “Começa de um jeito meio leve, mas se as pessoas estão emocionalmente interessadas em um vínculo, pode se encaminhar para isso”, corrobora Jocelaine Martins da Silveira, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.
(Disponível em: https://topview.com.br/self/amor-em-tempos-de-app-tinder/ - Acesso em: 27 out. 2020).

TEXTO IV
Amor líquido é um amor “até segundo aviso”, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação. O amor com um espectro de eliminação imediata e, assim, também de ansiedade permanente, pairando acima dele. Na sua forma “líquida”, o amor tenta substituir a qualidade por quantidade — mas isso nunca pode ser feito, como seus praticantes mais cedo ou mais tarde acabam percebendo. É bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade.
Zygmunt Bauman, em entrevista para a Revista Isto é, edição 2650.
(Disponível em: https://istoe.com.br/102755_VIVEMOS+TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR+/ - Acesso em: 27 out. 2020).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação