Correção de Redação Enem

Entraves da alfabetização digital na terceira idade Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Entraves da alfabetização digital da terceira idade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
De acordo com Souza e Sales (2016), para compreender as relações do idoso com a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), deve-se considerar contextos sociais e históricos distintos. A Era Digital está sendo vivenciada pela primeira vez pelos idosos da Contemporaneidade, diferentemente das crianças que nascem na atualidade.
A facilidade de acesso aos telefones celulares favoreceu a compra destes aparelhos por ou para idosos, que se depararam com um novo desafio: como usá-lo? Para as famílias, ter seus idosos portando celulares pode significar segurança e tranquilidade. No entanto, notou-se no serviço (IPGG) que muitos idosos ganhavam ou até compravam os aparelhos, mas não sabiam como utilizá-los, tornando-os inúteis em suas bolsas e bolsos.
O Estatuto do Idoso prevê no Art. 21. que “o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”.
(Disponível em: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/pratica/inclus%C3%A3o-digital-para-idosos-integrando-gera%C3%A7%C3%B5es-na-descoberta-de-novos-horizontes - Acesso em 01 de jul. 2020).

TEXTO II
A internet é um ambiente repleto de possibilidades. Ali é fácil, por exemplo, fazer compras on-line, seja em supermercados, farmácias ou lojas de roupas. Também é possível procurar assistência médica e hospitalar, além, é claro, das infinitas possibilidades de entretenimento e lazer.
Abrir esse mundo para os idosos é garantir que eles tenham uma vida mais independente, que possam realizar as suas tarefas sem muitas limitações e que tenham, acima de tudo, qualidade de vida. [...]
Abrir a Caixa de Pandora que é a internet também tem seus riscos, como, por exemplo, o contato com as pessoas mal intencionadas do mundo virtual. Por isso, outro motivo de fazer a inclusão da população idosa no universo digital é preveni-la de possíveis fraudes e golpes comuns.
Logo, a inclusão digital não é apenas ensinar a ligar o computador ou a usar os aplicativos nos smartphones. A inclusão é ajudá-los a conhecer melhor o ambiente virtual, garantindo que tenham conhecimento para navegar com segurança e qualidade.
(Disponível em: https://www.folhape.com.br/economia/como-e-por-que-fazer-a-inclusao-digital-dos-idosos/117496/ - Acesso em: 01 jul. 2020 - Adaptado).

TEXTO III

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação